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DFREIRE Comunicação e Negócios

Tel.: (11) 5105-7171 

www.dfreire.com

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Credenciamento de imprensa

 

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Releases 2022

 

Evento reúne, de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, 400 marcas expositoras dos segmentos de Alimentação, Educação, Saúde, Beleza, Turismo, Entretenimento, Tecnologia e outros.
Credenciamento online já está aberto.

 

São Paulo, abril de 2022 – Integrar em um mesmo espaço as principais redes de franquia do País, lideranças do setor, profissionais com variados graus de experiência, candidatos a franqueado e muito conhecimento sobre o franchising. Esta é a proposta de sucesso da ABF Franchising Expo, feira oficial do setor que retorna presencial em 2022, chegando a sua 29ª edição como a maior do mundo em visitação. A feira representa e alavanca um setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia – as franquias registraram um crescimento de 10,7% em 2021 –, atraindo cada vez mais investidores – o volume total de unidades cresceu 9,1% no ano passado. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil unidades no País, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com organização e promoção da Informa Markets, o evento será realizado de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Integrante da ABF Franchising Week, semana de imersão no universo das franquias, a ABF Franchising Expo reuniu cerca de 400 marcas expositoras e recebeu uma visitação de 60 mil pessoas em sua última edição. Dada a demanda em 2022, a área da feira foi ampliada em 1 mil m², chegando a 32 mil m² no total. A organização vem recebendo também muitas franquias estreantes no evento, tanto que estima que deve fechar sua lista com cerca de 25% de marcas expondo pela primeira vez, movimento em linha com o crescimento de 8% do número de redes no setor registrado em 2021.

“Nossa expectativa é que esta seja a feira da retomada, auxiliando a fazer um match mais acurado entre redes de franquias em expansão e empreendedores em busca de negócios de sucesso. Mas algo mudou: os candidatos irão encontrar redes muito mais resilientes, digitalizadas e com mais canais de venda pelas lições da pandemia, o que consideramos muito positivo para o desenvolvimento do setor nos próximos anos. De outro lado, um mercado de trabalho ainda em ritmo lento de recuperação e uma crescente cultura empreendedora devem trazer também uma nova geração de empreendedores. Com isso, esperamos gerar ainda mais negócios”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

O ambiente da ABF Franchising Expo e o modelo de franquias continuam a ser especialmente indicados para quem vai abrir seu primeiro negócio, estando ou não em sua ocupação anterior. “Quem investe em uma franquia já parte com vantagens muito importantes em relação a um negócio isolado. Isso porque, além da menor taxa de mortalidade, adquire um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado. Tem acesso também a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra, ações compartilhadas, experiência vivida na pandemia e o conhecimento de um empresário mais experiente, o franqueador. Por fim, opera com uma marca já reconhecida que ajuda na atração de clientes e no desenvolvimento de inovações”, ressalta André Friedheim.

Nos 32 mil m² de exposição, a ABF Franchising Expo trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 2 milhões, de segmentos variados como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia). Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, pontos comerciais e, pela primeira vez, o evento será realizada de forma concomitante ao Exposhopping / Congresso Internacional de Shopping Centers, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE).

A feira oferece também espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com apresentações gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil, e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising a exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. Em 2022, será criado ainda um novo espaço para startup com soluções para o setor.

A venda de ingressos online está aberta – Os interessados em visitar a ABF Franchising Expo 2022 já podem garantir seu ingresso. O primeiro passo é realizar o credenciamento online pelo site www.abfexpo.com.br, o que facilita a entrada na feira, evita filas e garante o desconto de antecipação sobre o preço da bilheteria local. Ou seja, a compra do ingresso online sai pelo valor promocional de R$ 80, mesmo durante a realização do evento, de 22 a 25 de junho. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 100 (sem o desconto). Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento que poderá ser, inclusive, impressa na casa do visitante, agilizando o acesso à feira.

SERVIÇO
29ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 22 a 25 de junho de 2022
Horário de Funcionamento:
> Quarta a Sexta 22 a 24/06 – das 13h às 21h
> Sábado 25/06 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 80
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 100
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.

Informações ao público: [email protected] e no chat do website
Website: www.abfexpo.com.br
Fotos edições anteriores: https://www.flickr.com/photos/[email protected]

Importante: A participação nas apresentações simultâneas à feira, que compõem a ABF Franchising Week, exige credenciamento específico e seu conteúdo está direcionado ao público de expositores e franqueadores. Saiba os valores de participação e detalhes da programação no site www.abffranchisingweek.com.br.


Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 29.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

 

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.400 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.


Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.

 

Informações para a Imprensa:
Debora Freire – [email protected]
Rafael Machado – [email protected]
Regina Teixeira – [email protected]
Fabíola França – [email protected]
Denise Aleluia – [email protected]
Tel.: (11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br

 


• Espaço dedicado às franquias de até R$ 105 mil é oportunidade para quem deseja ser dono de um negócio testado e formatado ou busca alternativas de ocupação e renda
• Já estão confirmadas a presença de redes de Alimentação, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos, Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços Educacionais e Serviços e Outros Negócios
• Feira da ABF ocorre de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo

 

São Paulo, maio de 2022 – O franchising sempre foi uma alternativa para concretizar negócios, e com a evolução do setor surgiram novos modelos, mais enxutos, tais como operações home-based, que dispensam lojas físicas, quiosques e afins, cujo valor de investimento é menor. Atenta a essa demanda do mercado e valorizando negócios nesses formatos, após dois anos de interrupção por causa da pandemia de Covid-19, a ABF Franchising Expo – maior feira de franquias do mundo, que será realizada de 22 a 25 de junho no Expo Center Norte, na capital paulista – trará em sua 29ª edição o Boulevard de  Microfranquias.

O espaço dedicado a redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil é uma oportunidade para quem deseja ser dono de um negócio com marca consolidada, testado e formatado ou que busca  opções de renda e ocupação. Na feira da ABF deste ano, o Boulevard de Microfranquias trará opções de negócios com investimento de R$ 3 mil a R$ 100 mil. Estes são valores mínimos reportados pelas marcas expositoras no Banco de Dados da ABF.

“As microfranquias de fato se consolidaram no franchising brasileiro e vieram para ficar. O público visitante da feira da ABF nesta edição de retomada do evento presencial certamente encontrará no Boulevard um negócio que seja adequado ao seu perfil empreendedor e, principalmente, à sua capacidade de investir. É um espaço de democratização dos negócios e uma porta de entrada para novos empreendedores”, afirma Adriana Auriemo, diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF.

Ainda segundo a executiva, seja em momentos como esse, em que a oferta de vagas de empregos é restrita, ou mesmo com a economia em crescimento, os negócios de menor valor de investimento são ótimas oportunidades para empreender. “Temos certeza de que o Boulevard de Microfranquias da ABF Expo 2022 repetirá o sucesso de 2019”, ressalta Adriana.

Já na última edição da ABF Expo, em 2019, o Boulevard quase dobrou seu espaço na comparação com o ano anterior, quando foi lançado, passando de 23 para 40 marcas expositoras no período. De acordo com o último levantamento realizado pela ABF (2020), ainda com o teto de R$ 90 mil, operavam no país 562 redes com modelo de microfranquia, sendo 63% puras (apenas com este modelo) e 37% mistas (com os dois modelos). Com o novo teto de R$ 105 mil anunciado em junho de 2021, a entidade estima que ao menos mais 70 redes passaram a oferecer modelos cujo investimento inicial se enquadra como microfranquia.

O Boulevard de Microfranquias da 29ª ABF Expo já tem confirmadas redes dos segmentos de Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Entretenimento e Lazer; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços Automotivos; Serviços Educacionais, e Serviços e Outros Negócios.

 

Negócios de ramos em alta, diferenciados e tradicionais

Dentre as diversas ofertas de produtos e serviços das redes no Boulevard, há opções de negócios de ramos em alta ou diferenciados, como um app de alimentação que reúne num só pedido, as 10 principais opções de culinária por delivery, 10 restaurantes e seus 10 principais pratos (EAT10); saúde (Grupo Acolher & Cuidar, Brazil Health, Cuidare Cuidadores de Pessoas e Phi Concept); soluções para recuperar crédito e conter inadimplência (Otris), e em financiamento (AF Crédito Soluções Financeiras, Bidoncred e Geo Credi BNK Soluções Financeiras); de publicidade digital em totens de recarga de celular (Santa Carga); em gestão e comercialização de seguros diversos, benefícios, consórcios e financiamentos (VRD Gestão de Benefícios); em limpeza, descontaminação residencial e comercial, e organização (Maid For You), e em estética automotiva (Freewet).

Além de novidades como essas, o espaço traz microfranquias já tradicionais do mercado, como Nutty Bavarian (Alimentação); TRATABEM (Casa e Construção); Guia-se (Comunicação, Informática e Eletrônicos); Clube Turismo e TZ Viagens (Hotelaria e Turismo); Maria Brasileira e Mary Help (Limpeza e Conservação); Emagrecentro e Escola Guga Tênis (Saúde, Beleza e Bem-Estar); Serviços Educacionais (Tutores) e Serviços e Outros Negócios (Vazoli).

“Essas são algumas opções de negócios do Boulevard de Microfranquias, mas o público visitante encontrará diversas outras oportunidades de empreender, seja em negócios mais enxutos, seja em operações maiores, em toda a ABF Expo”, completa Adriana Auriemo.

Até o momento, cerca de 30 redes já garantiram presença no Boulevard e, segundo a Informa Markets, organizadora da feira da ABF, há poucos espaços a serem comercializados. Confira a lista das marcas expositoras já confirmadas no Boulevard de Microfranquias da ABF Franchising Expo 2022:

 

Venda de ingressos aberta
Atenção, pois a venda de ingressos online para a 29ª ABF Franchising Expo está aberta. Os interessados em visitar a maior feira de franquias do mundo já podem garantir seu ingresso. O primeiro passo é realizar o credenciamento online pelo site www.abfexpo.com.br, o que facilita a entrada na feira, evita filas e garante o desconto de antecipação sobre o preço da bilheteria local. Ou seja, a compra do ingresso online sai pelo valor promocional de R$ 80, mesmo durante a realização do evento, de 22 a 25 de junho. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 100 (sem o desconto). Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.

SERVIÇO
29ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 22 a 25 de junho de 2019
Horário de Funcionamento:
> Quarta a Sexta 22 a 24/06 – das 13h às 21h
> Sábado 25/06 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 80
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 100
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.

Informações ao público: (11) 3017-6800
Website: www.abfexpo.com.br
Fotos da última edição: https://www.flickr.com/photos/[email protected]/

Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 28.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com

 

Informações para a Imprensa:
Rafael Machado – [email protected]
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Tel.: (11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br
 

 

Entenda como transformar sua empresa em uma rede de franquias de sucesso

A estratégia de expansão é adotada por uma empresa quando é chegado o ponto em que ela pretende crescer. Isso pode incluir a oferta de novos produtos e serviços, a abertura de filiais da empresa em outros locais, fusão ou aquisição de um novo negócio e expansão através do formato de franquias.

Um mercado em constante crescimento, que cria tendências inovadoras e se adapta aos mais diversos cenários do país. O franchising mostra-se a garantia de investir em um negocio seguro: mesmo no cenário desafiador de 2020,  o franchising faturou cerca de 167 bilhões de reais e 185,068 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 10,7%.

Transformar sua empresa em franquia é um processo interessante e com muita possibilidade de sucesso, mas não descarta a necessidade de tomar cuidados e seguir alguns processos importantes para obter resultado positivo.

A primeira questão a se pensar é se o seu negócio é realmente franqueável. O dono de uma empresa sabe quando seu negócio está dando certo, mas é necessária uma análise mais aprofundada para saber se ela está preparada para se tornar uma rede de franquias, tanto em relação à questão financeira quanto estrutural do negócio.

Você pode contratar uma empresa capacitada para fazer isso junto com você, mas já pode começar agora mesmo a identificar alguns pontos importantes que devem ser observados e questionados:

 

PORQUE ALGUÉM SERIA UM FRANQUEADO DA SUA EMPRESA?

Se você pensa em se tornar um franqueador, provavelmente já sabe a resposta para essa pergunta. Trata-se do que torna seu negócio atrativo, pode ser um produto exclusivo, uma marca forte, muita experiência no ramo ou outros pontos que você acredita que ajudarão o seu candidato a optar pelo seu negócio.

 

DIFERENCIAL DO NEGÓCIO:

Neste momento, o franqueador não deve considerar qualidade e atendimento, que são pontos primordiais para um negócio ir bem. Pense em algum método, serviço ou produto que só você oferece ou que você apresenta de uma forma diferente das outras empresas.

 

SITUAÇÃO DA MARCA NO INPI:

Para se tornar uma franquia, sua marca deve estar registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. É esse registro que formaliza a proteção do negócio e
propriedade sobre uma determinada marca (nome e símbolo).

 

GESTÃO DA EMPRESA:

Você tem uma equipe que te ajuda a gerir seu negócio? É importante ter pessoas responsáveis por cada área e padrões que auxiliem alguns processos. Tudo deve acontecer da mesma forma em todas as franquias, então é importante saber a qual pessoa da sua empresa você vai recorrer para cada demanda e que os processos para realizar determinadas atividades estejam padronizados e atualizados.

 

PROCESSOS OPERACIONAIS:

Diferente dos processos internos tratados no tópico anterior, aqui você deve notar se existe um padrão para questões funcionais do dia a dia da empresa como atendimento, prestação do serviço, limpeza e organização da loja, estoque e todos os outros procedimentos realizados durante a rotina dos funcionários. Antes de se tornar uma franquia, estes processos devem ser repassados e padronizados. É necessário garantir que eles sejam reproduzidos igualmente em todas as unidades, porque isso também se refere à identidade da sua empresa. Para isso, o franqueador pode criar um documento por escrito que esteja disponível para todos os franqueados e que eles possam disponibilizar em um local de fácil acesso para os funcionários da loja.

 

HÁ QUANTO TEMPO SUA EMPRESA ESTÁ NO MERCADO:

Não existe um tempo mínimo que sua empresa deve ter para que seja viável se tornar uma franquia, mas o tempo pode ser favorável. Quanto mais tempo, mais história construída, clientes conquistados, conhecimento de negócio e experiência no ramo.

 

DESEMPENHO FINANCEIRO:

Neste tópico, o franqueador deve considerar todas as questões financeiras, desde qual é o faturamento médio mensal até o entendimento de todos os custos e investimentos envolvidos. É necessário saber quanto custa aproximadamente para montar uma franquia, qual o lucro e a rentabilidade do seu negócio. Lucro é o percentual sobre o faturamento, ou seja, de todo o valor arrecadado, após tirar o valor gasto, quanto sobra. E rentabilidade é o lucro em função do investimento, ou seja, qual o tempo estimado para o retorno do valor investido inicialmente.

Depois de entender o que seu negócio deve possuir para se tornar um franqueador de sucesso, chegou a hora de formatá-lo e transformá-lo em uma rede de franquias promissora.

O processo de formatação consiste em identificar operações chave e padrões de funcionamento e alinhar métodos de produção para implementar processos que funcionem dentro de uma franquia. Dentro deste trajeto o franqueador irá mapear processos e padronizá-los.

 

Além de padronizar processos e entender como a franquia pode funcionar melhor, deve-se formatar questões visuais também: analise sua identidade visual e veja se ela está completa. Neste item estão inclusos o logotipo, tipografia das letras utilizadas para cardápios e catálogos, cor da marca e formatos que a representam. Esses elementos devem ser usados nos uniformes, placas, mobiliários e decoração do local. Isso serve para que o cliente consiga chegar a uma franquia e entender que ela pertence à sua empresa.

O ideal é montar uma loja modelo para que você possa entender como funciona em outra localidade, separada da sua empresa. Assim você vai conseguir visualizar pontos que deve modificar ou melhorar para que a franquia funcione, às vezes é necessário mudar. Existem pontos que funcionam muito bem na sua empresa que podem não ser tão eficazes dentro de um modelo de franquia, por isso é necessário testar para entender na prática como isso pode funcionar.

Abrir uma loja modelo irá ajudá-lo a definir o que deve constar no novo empreendimento, planejar toda a nova estrutura que comporá o novo negócio, medir na prática o desempenho da unidade e, assim, saber quais são os custos e investimentos necessários para a sua manutenção, testar a logística e a operação à distância e criar uma rede de franquias com menos risco de erros.

Agora você já sabe os passos necessários para se tornar um franqueador, mas afinal, o que significa ser um franqueador e qual seu papel dentro da rede de franquias?

O franqueador é um empresário que detém uma metodologia de negócios e os direitos sobre uma marca registrada. Deve ter processos e manuais muito bem definidos e estruturados e know how. Ele deve saber exatamente o que e como fazer em sua empresa para que, depois de dominar todos os conceitos e processos, possa expandir sua empresa e formar novos empresários. Além do conhecimento de negócio, o franqueador deve estar apto para recrutar, formar, capacitar e acompanhar novos empreendedores que decidiram investir no seu modelo de negócio. Isso significa que o franqueador deve ter também conhecimento de gestão de pessoas e administração. Precisa ter visão de negócio e ao mesmo tempo saber ouvir seus franqueados. Um franqueador deve ter visão e a habilidade de pensamento micro x pensamento macro: consegue ouvir um franqueador e pensar em uma única franquia especificamente e ao mesmo tempo ter a visão de todo o negócio, que engloba todas as unidades e tomar decisões que beneficiem toda uma rede sem desamparar nenhuma loja. Ele pode ser flexível e ouvir ideias e opiniões de seus franqueados sobre produtos e serviços, mas deve ser firme no que tange a processos e padrões da empresa, para manter sempre o mesmo perfil, sem perder a identidade da marca.

Para que uma rede de franquias possa existir e o contrato entre franqueador e franqueado seja seguro, é necessário recorrer às leis e documentos de franquia. Os contratos de franquia são essenciais para garantir a segurança jurídica do negócio.

Conheça a lei 8.955/94 e a COF (circular de oferta de franquia).

 

RECRUTAMENTO DE FRANQUEADO

Depois de criar um modelo de negócio e ter em mãos o projeto da sua rede de franquias, chegou a hora de captar os candidatos para implantar as unidades. Para todo tipo de franquia, existe um perfil ideal de franqueado. Isso não significa que a empresa esteja limitada a um tipo específico de pessoa, mas é interessante entender características, habilidades e pontos de interesse que sejam imprescindíveis que um empreendedor tenha para conseguir gerir com sucesso uma ou mais unidades do seu modelo de negócio.

Faça algumas perguntas para conhecer melhor o seu candidato:

 

O QUE ESPERA CONQUISTAR PARA A SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL COM A AQUISIÇÃO DESSA FRANQUIA?

Entenda o histórico e o momento de vida do candidato para alinhar expectativas que ele tenha em relação ao negócio

 

QUAL DEDICAÇÃO PRETENDE TER PARA O DESENVOLVIMENTO DO NEGÓCIO?

Entenda se o tempo que ele dispõe no dia-a-dia é o suficiente para cumprir a demanda da empresa. Existem franquias que precisam da dedicação do franqueado somente por algumas horas na semana, enquanto que em outros perfis de franquia é necessário o acompanhamento integral no período de funcionamento do estabelecimento, principalmente em seus primeiros passos.

 

 O QUE ELE ESPERA DO SUPORTE DA FRANQUEADORA?

Busque saber quais pontos seu candidato domina e em quais ele vai precisar mais do seu acompanhamento. Entenda também se ele tem facilidade em se comunicar por meios digitais ou se precisa de mais atendimento presencial.

 

QUAIS HABILIDADES POSSUI EM RELAÇÃO À GESTÃO DE PESSOAS?

Ele será o gestor de uma parte do seu negócio, então é necessário que ele tenha alguns conhecimentos básicos e seus princípios de liderança estejam alinhados aos do franqueador.

 

CONHECER HISTÓRICO PESSOAL E PROFISSIONAL DO CANDIDATO    

Saber o que já viveu e por onde já passou dá ao franqueador uma ideia de qual bagagem este candidato possui e quais habilidades ele conseguiu desenvolver.

 

CONDIÇÕES FINANCEIRAS

Precisa ter disposição financeira para o investimento.

 

EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO NEGÓCIO EM LONGO PRAZO

O franqueador precisa saber se o futuro franqueado está ciente do tempo necessário para o retorno financeiro para que não haja insatisfação nos primeiros momentos, onde pode não ocorrer um ganho significativo. O franqueado precisa estar ciente de todos os riscos e disposto a assumi-los.

 

SUPORTE DO FRANQUEADOR:

Um bom franqueador compartilha know how e oferece suporte à rede. Além do treinamento inicial para que o franqueado esteja preparado, é necessário prestar suporte contínuo.

A parceria começa desde a hora de encontrar o local ideal, reformar o imóvel, formar e capacitar a equipe e continua após a abertura do negócio com apoio para gerenciar estoque, controlar fluxo de caixa e fazer ações de marketing. É no contato frequente com as unidades que o franqueador descobre os problemas. É também neste contato que ele consegue ouvir melhor as ideias e conhecer as iniciativas de seus franqueados. Através de uma conversa franca e aberta entre franqueado e franqueador podem surgir ideias inovadoras.

Desenvolva os processos de formação e suporte, você pode criar cronogramas de visita e reuniões nas unidades e também pode criar canais de suporte para o franqueado, com o objetivo de facilitar e tirar dúvidas, por exemplo.

 

SOBRE O PORTAL SUA FRANQUIA

O Portal Sua Franquia é um dos maiores portais do franchising brasileiro, com foco na  captação de investidores interessados em abrir uma franquia. O portal oferece conteúdo sobre o mercado para franqueadores e franqueados, que queiram estar sempre atualizados.

O veículo foi lançado em 2004, primeiramente como um produto do Grupo BITTENCOURT, destinado exclusivamente aos seus clientes. Porém, em 2009 o Portal Sua Franquia passa a atuar de forma independente, em virtude da crescente necessidade de ampliar os seus benefícios a outras redes do mercado brasileiro.

 

Portal Sua Franquia – O Portal dos Bons Negócios

      A história de uma entidade que nasceu para compartilhar o conhecimento acumulado pelos melhores profissionais do mercado de equipamentos e de serviços para o varejo

Os Associados falam sobre os benefícios dessa trajetória em parceria

 

Em 2002 nascia a ABIESV, pelas mãos de um grupo de  empresários, importantes fornecedores do varejo. Na época, no setor cresciam os hipermercados e as redes especializadas em eletroeletrônicos, cama & mesa e utilidades domésticas. Um período marcado pelos processos de fusões e aquisições, com o aumento na participação das grandes redes de varejo nacionais, como os grupos Pão de Açúcar, Carrefour e Sendas, e estrangeiros, como o Walmart.

Quando a ABIESV foi fundada, conforme notícia do Infomoney, o relacionamento entre fornecedores e varejistas sofria drásticas alterações, caracterizado pela ampliação do poder de barganha dos varejistas e das recentes disputas entre ambos os lados. O setor foi obrigado a se reestruturar, realizando pesados investimentos nas áreas de operação, logística e de marketing.

Nesse cenário, surgia a ABIESV com o intuito de compartilhar com os clientes os muitos anos de conhecimento acumulado pelos melhores profissionais do mercado de equipamentos e serviços para o varejo. O primeiro presidente da entidade foi Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, que depois ocupou outros cargos (Diretor do Comitê Internacional, Conselheiro e Vice-Presidente), até assumir novamente a presidência em 2019 e permanecer até hoje. Entre os fundadores da ABIESV também está Julio Takano, arquiteto, CEO da Kawahara & Takano Retailing. Ambos, Andrade e Takano, estão entre os maiores especialistas em varejo do País.

Objetivos e projetos

Passados todos esses anos, a ABIESV se consolida como fomentadora da profissionalização do negócio de varejo, oferecendo apoio ao varejista no que se refere ao PDV e estimulando a troca de informações entre os diversos setores de serviços e indústrias voltados ao setor. A entidade também promove o ambiente ideal para a criação de networking e oferece informações primordiais sobre assuntos da ordem do dia e experiências bem-sucedidas.

A ABIESV faz isso por meio de diversas ações, entre elas eventos, como o tradicional Backstage do Varejo, criado em 2012, que já reuniu mais de 7000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos, na discussão de temas que compõem o dia a dia do setor. Também promove workshops, rodadas de negócios e outros.  E participa das mais conceituadas feiras do setor, entre elas Latam Retail Show, ABF Franchising Expo, Euroshop e Couromoda.

Ao longo desses 20 anos, a entidade criou projetos importantes, entre os destaques estão:

.Guia de orientação para o varejo (em 2003) -- cartilha para pequenos e novos empreendedores com orientações de um projeto de mobiliários e materiais adequados para cada tipo de PDV;

. Assinatura de convênio com a APEX (2013) -- levando o setor da indústria e serviço em varejo para o mercado internacional;

. Apoie o Pequeno, www.apoieopequeno.com.br

(2020) -- loja virtual gratuita para que o pequeno empresário comercialize seus produtos, criada com as parcerias da Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE e da plataforma de e-commerce do grupo VTEX, maior da América Latina do seu segmento, e apoio do Sebrae;

. Loja + Segura, http://www.lojamaissegura.com.br (2020) -- guia com uma série de orientações de medidas a serem tomadas de prevenção ao Covid-19, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde – OMS, destinado ao comércio que reabria. Os varejistas que seguiram as normas receberam o Selo ‘Loja + Segura’.  O projeto teve a parceria da startup InfoGo; e o apoio da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas – CNDL.

 

Associados

Associação  multissetorial, a ABIESV tem associados, empresas e prestadores de serviços, que desenvolvem produtos com foco nos diversos segmentos do varejo. E nesse sentido, a entidade fortalece e articula ainda mais a cadeia de fornecimento do varejo e propicia novas oportunidades de negócios também no exterior, sempre focado em resultado.

“A ABIESV conecta todo ecossistema das indústrias e serviços que contribuem para varejo, traz informações relevantes e fortalece o setor. Parabenizo a ABIESV pelos seus 20 anos”. Andreia Taba, CEO da Creative Display

“Há mais de 10 anos a HMY é uma empresa associada da ABIESV e neste período construímos relacionamentos saudáveis com os demais associados. Acreditamos que inovação e uma exposição adequada no ponto de venda são fundamentais para o varejista continuar crescendo. Através da ABIESV incentivamos a troca de experiência com arquitetos, VMs e engenheiros para as melhores práticas de varejo.  O foco é transformar ideias criativas em exposição”. Alessandre Camusso - Retail Manager na HMY

“A The LED é a maior empresa de tecnologia interativa do país, especializada em criar experiências em painéis de LED para comunicação visual, sinalização e publicidade. Acreditamos que alguns dos principais motivos de estarmos à frente, sempre inovando, é o nosso compromisso com o associativismo, com a promoção da troca contínua de informações relevantes e o constante enriquecimento de nosso networking. Por isso, estarmos junto com a ABIESV nesses anos é algo quase que inevitável. Uma associação que sempre busca enaltecer o setor varejista brasileiro, que tem credibilidade e dirigentes comprometidos. Esperamos que por mais muitos anos estejamos unidos e assim continuarmos obtendo sucesso”. Elaine Dias, diretora de Marketing da The LED

"O movimento de transformações tecnológicas, culturais e comportamentais, aliado a digitalização e humanização do varejo, é o tema evidente em constante debate. A Data System em parceria com a ABIESV tem o compromisso de ajudar nesse propósito". Rubia Fernanda Vitt, gerente de Customer Success da Data System

 

Dias de hoje

Agora, há quase dois anos o mundo foi sacudido por uma pandemia que mudou os hábitos do consumidor e impactou o varejo, e o fez se transformar, se reinventar. O consumidor hoje quer pedir online e buscar na loja, comprar na loja e receber em casa. E está sendo possível comprar por aplicativo e receber a encomenda em recordes de tempo. “Essas práticas fazem parte do proclamado ‘novo normal’. Vivemos por muito tempo um mundo em que construíamos uma loja física e esperávamos o cliente vir buscar. Agora, nos conectamos com o consumidor através de ferramentas tecnológicas que evidenciam que, mais do que um ponto de venda, o meu varejo é uma marca. Marca que deve criar uma relação próspera”, afirma Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV.

Segunda Ana, o varejo atual é onipresente, onde as marcas se relacionam com os clientes de diversas formas. “E nós da ABIESV, após 20 anos, estamos mais estudados, capacitados e prontos, crescemos em vários aspectos, podendo fazer e oferecer ainda mais”, conclui a especialista.

 

Compõem, ainda, a diretoria da ABIESV: a vice-presidente Juliana Neves, sócia-diretora da Kube Arquitetura; no Financeiro, Rosely Kawahara, sócia na Kawahara & Takano Retailing; no Jurídico, Fernando Fernandes, proprietário da Fernando José Fernandes Advogados; no Marketing, Thais Moro, gerente na Lemca Iluminação; no Visual Merchandising, Sonia Paloschi, que está à frente da Purchase Comunicação & Marketing; e de Pesquisa, Marcelo Villin, sócio-diretor
do instituto IEMI – Inteligência de Mercado. E como conselheiros: Akira Nagata, proprietário da Omega; Julio Takano, CEO da Kawahara & Takano; Marcos
Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo; Iara Jatene, sócia-diretora da A6 Arquitetura + Design; e Ronald von Zimmermann, proprietário da Art Acão Buffet e Eventos.

A rede de franquias, que já conta com mais de 150 lojas espalhadas entre as 5 regiões do Brasil, obteve crescimento acelerado no mercado durante a pandemia e prevê evoluir ainda mais com a presença na maior feira da América Latina


Com um ecossistema de serviços completos para atender às necessidades de cuidados com as roupas, OMO Lavanderia participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo 2022, maior feira de franquias da América Latina, que acontece de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reúne mais de 400 marcas de diferentes segmentos de franchising e proporciona geração de conteúdo e networking para cerca de 65 mil empreendedores.

Na feira, a empresa, compromissada com soluções de sustentabilidade, apresenta seus modelos de lojas para investir como franqueados (Especializada, Express & Self-Service) e todo hub de serviços diretos que agregam seus negócios, como OMO Costura, OMO Casa, OMO Locker, App OMO Lavanderia e Venda de Produtos Unilever.

“Propomos uma opção de parceria para aqueles que estão em busca de investir em uma franquia bem estruturada que disponibiliza um serviço completo e relevante para os consumidores. A rede oferece opções consolidadas para todos os perfis de investidores, com destaque ao modelo Self-Service, com investimento inicial estimado de R$ 99 mil”, aponta Teo Figueiredo, diretor da OMO Lavanderia.

Lançada em 2020, a rede de lojas ampliou a oferta de serviços de OMO e contabilizou um crescimento exponencial dentro do mercado de lavanderias no período de incertezas da pandemia: em dois anos já se expandiu para todas as 5 regiões do Brasil com mais de 150 unidades.

Agora, a marca espera atingir ainda mais empreendedores na ABF e alcançar a meta de se tornar a maior e melhor rede de lavanderias do país com mais de 500 lojas dentro de 5 anos, oferecendo não só qualidade, facilidade e tecnologia, mas também o uso democrático do serviço de lavanderia para facilitar a rotina de seus diversos públicos através de sua gama de produtos.

“A feira é um canal importantíssimo de lançamento de OMO Lavanderia no mercado de franquias, uma vez que a ABF é a maior do segmento na América Latina. Como a edição anterior do evento não ocorreu devido à pandemia, apostamos muito que este é um grande momento para apresentar nossos modelos de franquia e potencializar ainda mais nosso negócio”, comenta Figueiredo.

Nascida de uma marca expert no segmento de cuidados com as roupas e líder nas inovações da categoria há mais de 60 anos, assim como sua marca mãe, OMO Lavanderia apresenta o conhecimento elevado e tecnologias únicas para oferecer um serviço de alto padrão. Além disso, a empresa possui um ecossistema completo de soluções com modelos de negócio distintos que atendem às diversas necessidades e perfis de consumidores, oferecendo estrutura, tecnologia e produtos profissionais para o cuidado com as roupas e itens do lar.

Os modelos de negócio são pensados, ainda, para atender o investidor que conta com suporte, acompanhamento durante todo o processo, treinamentos específicos e toda estrutura necessária desde o início. Por isso, no evento, os empresários poderão experienciar de perto a força e o potencial de crescimento de OMO Lavanderia para atender consumidores que prezam cada vez mais pela praticidade, agilidade e higienização segura das roupas.

“Unimos uma marca forte à uma solução inteligente, tecnológica, com alto potencial de crescimento e preparada para o futuro do mercado brasileiro. É o investimento ideal! Uma rede de sucesso estruturada, que vem se consolidando no mercado de lavanderias”, garante Figueiredo.

Confira abaixo os três modelos de loja:

● OMO Lavanderia Especializada: modelo em que o consumidor não precisa se preocupar com nada. Todo o processo é feito por um atendimento especializado, desde delivery, ao cuidado com itens da casa, como, tapetes, cortinas, vestidos de noiva etc.

● OMO Lavanderia Express: lavanderia com modelo híbrido, levando aos consumidores os serviços tradicionais de uma lavanderia e também a opção do autosserviço para quem busca agilidade do serviço de cesto.

● OMO Lavanderia Self-Service: ideal para aqueles que gostam de realizar todo o processo sozinhos, porém, fora de casa e com a qualidade de máquinas profissionais. O investimento inicial estimado é de R$ 99 mil.

 

Sobre OMO Lavanderia

OMO Lavanderia é um ecossistema de serviços completos para atender todas as necessidades de cuidados com as roupas. Com a qualidade e a expertise da marca, que está presente no mercado brasileiro desde 1957, a rede oferece quatro modelos de negócios: OMO Lavanderia Especializada, OMO Lavanderia Express, OMO Lavanderia Self-Service e OMO Lavanderia Compartilhada. Para mais informações, acesse: www.omolavanderia.com.br.
 

A rede de presentes criativos cresceu 145% de durante a pandemia

 

Criada em 2014 pelo empreendedor Fábio Farias, a Love Gifts, rede de franquias de presente criativos, nasceu com a necessidade do empresário em criar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decoração criativa para todo tipo de público. A primeira loja foi inaugurada em Campina Grande, cidade natal do fundador, e logo se expandiu pelo Brasil.

Com oito anos no mercado a marca vem se consolidando e expandindo mesmo diante a crise. “2021 foi um ano desafiador, mas ainda assim tivemos um crescimento de 137%, conseguimos vencer a crise que infelizmente fechou diversos negócios e nos fortalecemos como marca”, comenta Fábio Farias, CEO da Love Gifts.

Durante a pandemia do novo coronavírus, as lojas da rede precisaram ficar fechadas seguindo as recomendações estaduais, com isso, os franqueados da rede passaram atuar em casa, vendendo produtos através das redes sociais – como Instagram, Whatsapp e até mesmo o Mercado Livre. Com a alta demanda, Fábio percebeu um espaço a ser ocupado e criou o modelo home based. “Nesse modelo, o franqueado vai atuar exclusivamente com delivery local e regional e com nossos produtos próprios”, pontua.

Para manter o ritmo de expansão a marca está apostando no novo modelo de negócio, o Store in Store. O modelo unificado não é inédito no franchising, mas tem sido considerado uma tendência de fortalecimento e expansão – com os custos reduzidos – das marcas para 2022. Esse “novo” modelo de negócio vem ganhando destaque por suas principais características: otimização, colaboração, melhor aproveitamento de espaço, além da redução de custos operacionais e ganho de escala.

Essa será a primeira vez da rede na ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América Latina. O evento vai acontecer entre os dias 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. “Tivemos um crescimento diferenciado e acima da média tendo em vista o atual cenário que estamos vivendo. Participar de eventos como a Expo Franchising reforça nosso objetivo de expandir com qualidade”, pontua Fábio.

Pensando na experiência do visitante a rede está preparando um stand decorado que representará uma loja da marca. “Queremos mostrar na prática as vantagens de ser um franqueado da Love Gifts”.

Hoje a rede ainda conta quatro modelos de negócios e para se tornar franqueado no modelo Home Based, o investidor terá que desembolsar cerca de R$28 mil, o faturamento médio mensal é de R$15 mil, com lucratividade de 35% e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses. Já no modelo Loja Slim, o investimento inicial é de R$ 115 mil, o faturamento médio mensal é de R$40 mil, com lucratividade de 20% e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses.

Para o modelo Smart, o investimento inicial é de R$ 133 mil, o faturamento médio de R$ 70 mil, com lucratividade de 20% e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses. E para a novidade Store In Store, o investimento inicial de R$ 35 mil, o faturamento médio mensal é de R$ 20 mil, com lucratividade de R$ 5 mil e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses.

Hoje, a Love Gifts possui 65 unidades em funcionamento com mais de 2 mil itens a venda, que vão de copos, canecas, bolsas, jogos para casais, almofadas, entre outros. O ticket médio de consumo é de R$100 e a fabricação de um terço desses produtos é feita pela própria rede. Para as vendas online, além das embalagens personalizadas, a rede também investiu no cheirinho oficial da marca, para que todos tenham a mesma sensação de uma experiência em loja física.

Em 2021 a rede ultrapassou a marca dos R$ 9 milhões em faturamento, para esse ano, a expectativa da marca é até o final de 2022 ter 100 lojas em atuação e faturamento de R$ 15 milhões.

SERVIÇO
ABF Franchising Expo São Paulo 2022
Data: 22 a 25 de junho
Horário: 13h às 21h (sábado das 11:30 às 18:30)
Local: Expo Center Norte
Stand Love Gifts: Pavilhão Azul - C023
Mais Informações: https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html

Sobre a Love Gifts
Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decorações criativas para diversos públicos num só lugar. As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados.
 

A marca conta com mais de 150 unidades em funcionamento e projeta um faturamento de R$ 100 milhões para esse ano

 

Criada em 2016 pelo empresário Rafael Naves, a Duckbill, maior rede de cafeterias do país, viu o consumo de café aumentar em suas unidades no último ano, são mais de 33 mil bebidas comercializadas mensalmente e além das bebidas, a marca que também é especialista em cookies, comercializou mais de 130 mil unidades no último mês

Em 2021, a rede comercializou 110 unidades e atingiu o faturamento de R$ 42 milhões de reais. Para Rafael, esses números se dão pela rápida adaptação da rede durante as mudanças na forma de consumir. “Nós desenvolvemos o atendimento via delivery e drive-thru, fizemos lançamentos em conjunto com outras grandes marcas do mercado que foram sucesso de vendas, como Oreo e Ovomaltine. Além disso, inauguramos mais de 60 novas lojas e fortalecemos ainda mais a marca no mercado através da nossa Maratona de Prêmios”, pontua.

Já em 2022 a rede começou o ano com 150 unidades em funcionamento e com a expectativa comercializar pelo menos 80 novas lojas e faturar em média R$100 milhões. Para manter esse ritmo, a rede participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América Latina.

O evento vai acontecer entre os dias 22 a 25 junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. “A Duckbill participará pela primeira vez da feira da ABF. É um marco importante na nossa história, principalmente visando nosso objetivo de consolidação e fortalecimento de marca. A visibilidade, networking e aprendizado de um evento deste porte são imprescindíveis para continuarmos o nosso crescimento. Será a primeira de muitas”, comenta André Felipe Portugal, Head de Marketing da rede.

Pensando na experiência do visitante, a rede está preparando um stand decorado que recriará a experiência em uma loja da marca. “Montaremos uma Duckbill completa, com o mesmo mobiliário das unidades, equipamentos, decoração e design. Também teremos os produtos em formato de mocaps (produto em tamanho real, porém, falso). E teremos um quiosque na praça de alimentação onde venderemos café e cookies”, comenta.

Hoje a rede conta com quatro modelos de negócios e para se tornar franqueado no modelo Loja Standard, o investidor terá que desembolsar cerca de R$385.000 mil, o faturamento médio mensal é de R$90 mil, com lucratividade de 20 a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses. Já no modelo Loja Light, o investimento inicial é de R$ 325.000 mil, o faturamento médio mensal é de R$70 mil, com lucratividade de 20% a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.

Para o modelo To Go, o investimento inicial é de R$ 260 mil, o faturamento médio de R$ 60 mil, com lucratividade de 20% a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses. Por fim, no modelo Quiosque, o investimento inicial de R$ 200 mil, o faturamento médio mensal é de R$ 60 mil, com lucratividade de 20% a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.

SERVIÇO
ABF Franchising Expo São Paulo 2022
Data: 22 a 25 de junho
Horário: 13h às 21h (sábado das 11:30 às 18:30)
Local: Expo Center Norte
Stand Duckbill: Pavilhão Azul – I233 e Quiosque PC013
Mais Informações: https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html

Sobre a Duckbill Cookies & Coffee
O empresário Rafael Naves em 2016 criou a empresa atuante no segmento de cookies e cafés especiais e dois anos depois (2018) uniu-se ao Grupo 10x no franchising. Atualmente possuiu diversas lojas espalhadas pelo Brasil e diferenciais como alimentos sem conservantes e aromatizantes artificiais e produtos que unem sabor e qualidade. Inspirado em modelos de negócio de sucesso de Nova Iorque como a Levain Bakery, não poupou esforços até encontrar a receita de cookie perfeita, com isso, foram testados 42 tipos de receitas até que chegou na que hoje é o carro chefe da rede.
 

Nomeado de Select, o novo modelo foi criado para cidades de 100 a 450 mil habitantes

Segundo dados divulgados no último ano pela Consultoria IPC Marketing, entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades avançou quase 15%, enquanto nos outros 5.520 municípios do país esse número chegou à 23%. Com isso, empresas dos mais variados segmentos e portes estão buscando cada vez mais o crescimento longe das capitais e voltando-se para o interior.

“Com o amadurecimento da rede, nesses últimos anos, analisamos com mais atenção dados como perfil do consumidor e número de habitantes. Com a pandemia, percebemos que era o momento de expandir para cidades do interior”, comenta Patricia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet.

Hoje as franquias do Instituto Gourmet, maior rede de cursos profissionalizantes em gastronomia do país, estão abrangendo cidades a partir de 100 mil habitantes, anteriormente o foco era acima de 450 mil e em capitais. As unidades desse novo modelo nomeado Select, terão em média 150m² e duas salas de aula, já o modelo Premium, atualmente comercializado, conta com unidades de 210m² e três salas de aula.

A novidade será apresentada na ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América Latina. O evento vai acontecer entre os dias 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Essa será a 3º participação da marca no evento. “Estaremos com a SMZTO juntos no Stand divulgando nosso know-how e com atendimento exclusivo focado na essência da transformação de vidas que atuamos diariamente em nossas escolas”.

A primeira unidade no Modelo Select será inaugurada ainda no primeiro semestre desse ano, em Rezende, Rio de Janeiro. “Estamos transformando vidas em todas as cidades do país e agora conseguimos estruturar nosso negócio para proporcionar educação fora das grades capitais”, pontua.

A expectativa da rede é de crescer 30% com o novo modelo de negócio e a marca já está pensando futuramente na criação de um terceiro modelo. “2021 foi um ano bastante desafiador e de grandes aprendizagens para o Instituto Gourmet, para 2022 estamos em desenvolvimento de ações estruturantes que pavimentarão o crescimento sustentável do negócio no médio e longo prazo”, analisa Patricia.

Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.

Em 2021, a marca apontou um crescimento de 50% no sell-out da rede – venda direta para o consumidor final – e mesmo durante os fechamentos das unidades devido aos decretos estaduais, não houve nenhuma quebra de contrato. “Nós dobramos o volume de unidades”, comemoram os sócios, sobre o crescimento de 80% em unidades ativas.

Hoje são mais de 130 unidades em funcionamento e mais de 30 mil alunos já passaram pela rede, que recentemente atingiu o faturamento de R$ 90 milhões. Para investir no modelo Select é necessário investir a partir de R$ 324mil, o faturamento médio é de R$ 90 mil, com uma lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 20 meses. Já no modelo Premium o investidor desembolsa R$ 391 mil, o faturamento médio é de R$ 110 mil, lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 19 meses.

SERVIÇO
ABF Franchising Expo São Paulo 2022
Data: 22 a 25 de junho
Horário: 13h às 21h (sábado das 11:30 às 18:30)
Local: Expo Center Norte
Stand Instituto Gourmet: Pavilhão Azul - I081
Mais Informações: https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html

Sobre o Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades comercializadas em todo país.