ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.
Ao percorrer essa jornada em busca da concretização do projeto para que você seja seu próprio chefe, o futuro empreendedor pode ter a seguinte dúvida:
Abrir um negócio sozinho ou com franquia?
Até a tomada de decisão final, é importante ponderar seu perfil como empreendedor, pesquisar o mercado, levantar os custos e os valores que deverão ser investidos.
Ao abrir um negócio, seja sozinho ou com franquia, alguns passos básicos e muito importantes precisam ser dados. Inicialmente, é importante uma pesquisa de mercado, concorrência e demanda sobre a área escolhida para atuação.
Nessa etapa vale até mesmo visitar outros estabelecimentos, conversar com outros empreendedores e fazer cursos preparatórios.
Outro passo importante para que você seja seu próprio chefe, com estabilidade e segurança para o futuro, é fazer um plano de negócios com prazos, metas, valores a investir e recursos que serão necessários para viabilizar o início do projeto.
“É fundamental realizar uma auto avaliação bastante criteriosa sobre o seu momento de vida, perfil, capital disponível para investimento, entender a rotina de um empreendedor, avaliar o que puder de informações para se sentir mais preparado”,
ensina Adir Ribeiro, CEO e Fundador da Praxis Business, empresa especializada em modelos de negócios e capital humano para o Franchising e Varejo.
Segundo ele, seguir empreendedores de sucesso que podem servir de inspiração ao montar um negócio próprio e para que você seja seu próprio chefe.
“Mas, principalmente, recomendo que crie uma conexão emocional com o negócio que está estruturando, agindo de maneira racional na pesquisa mas entendendo que a ‘paixão’ vai ser um ingrediente fundamental para o futuro sucesso do negócio”,
salienta ele.
Iniciar um negócio próprio é uma maneira bastante assertiva para que você seja seu próprio chefe.
Nessa etapa, é fundamental analisar os prós e contras de cada modelo.
Quem tem experiência no comércio, pode optar por um negócio novo e cheio de inovações.
Nesse sentido, abrir um negócio sozinho tem a vantagem de garantir autonomia total e muita criatividade para começar a vida empreendedora de maneira totalmente inovadora e isso pode ser bom porque os consumidores são ávidos por novidades.
“Para quem tem perfil mais independente e menos seguidor de regras, pode ser que o modelo de franquias não seja tão adequado”,
comenta Adir Ribeiro, CEO e Fundador da Praxis Business.
Por outro lado, abrir um negócio com franquia é altamente recomendado para quem está se aventurando na área de empreendedorismo porque traz segurança e expertise de um modelo já testado, além de apoio e consultoria que as franqueadoras costumam prestar.
De acordo com Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto (Cherto Consultoria + Franchise Store + Cherto Atco Educação Corporativa), a franquia é ideal para quem deseja atingir um mercado com mais possibilidades, com mais controle sobre as operações de gestão e em cada ponto de venda.
Vale, até mesmo, fazer um curso ou preparação para gestão financeira para iniciar o novo empreendimento de forma organizada e planejada, pois saber a evolução e distribuição de custos já elimina as chances de erros e tropeços.
O investimento em uma franquia tem vários benefícios que devem ser de conhecimento do futuro investidor, enumera Adir Ribeiro, consultor do setor:
“Se tudo isso não for suficiente na avaliação do investidor ou se a Franquia não estiver tão preparada assim, recomenda-se abrir um negócio independente”,
orienta o consultor.
É fundamental ter consciência de determinadas obrigações e cuidados para uma etapa gratificante da vida e para que você seja seu próprio chefe.
Isso deve ser feito tanto no início do projeto, quanto depois, com o empreendimento já em funcionamento.
O motivo dessas precauções é que o novo negócio se mantenha com qualidade e eficiência por vários anos.
Para Adir Ribeiro, o empreendedor de negócio independente terá que buscar apoio de forma mais complexa e com várias fontes em vez de ter no franqueador essa fonte de referência em know-how e orientações.
“Por outro lado, para quem tem perfil mais independente e menos seguidor de regras, pode ser que o modelo de franquias não seja tão adequado.
E, definitivamente, em ambas as situações é preciso saber que empreender tem a ver com correr riscos e que na franquia os riscos são menores”,
ressalta.
Seja qual for a forma escolhida para a gestão do seu empreendimento para que você seja seu próprio chefe, abrir um negócio sozinho ou com franquia, é fundamental conhecer na prática o espaço adequado para atender os consumidores.
Verifique e siga o plano de negócios elaborado previamente na etapa de planejamento e quantos colaboradores vai necessitar para o atendimento do público, assim como é fundamental checar os equipamentos e os custos para montagem, além de todas as regras e legislação ligada ao seu ramo de atuação.
Falando em regras, outro destaque quando a opção for por franquias é a existência de uma lei que norteia todo o setor: a Nova Lei de Franquia (Lei n° 13.966/2019), que está em vigor desde 27 de março de 2020.
Ela existe para dar proteção tanto para franqueados quanto empresas franqueadoras.
Fonte: Portal do Franchising