ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Prós e contras de franquias experientes

Quando o seu projeto é abrir uma franquia, um dos primeiros passos é pesquisar bem o segmento em que pretende entrar. Analisar os prós e contras de franquias experientes é uma das primeiras medidas para que seu negócio seja bem-sucedido.

 

Entre as características de marcas conhecidas e longevas estão a gestão testada e consolidada, boa reputação e produtos e serviços procurados pelos consumidores.

Mas, como todo bom investidor costuma fazer, é fundamental que você entenda os prós e contras de franquias experientes antes de começar a tirar o seu sonho do papel.

Na sua análise sobre prós e contras de franquias experientes devem ser ponderados vários fatores como dados do setor, vivência e experiência de franqueados no dia a dia e desempenho da economia e do mercado.

Informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), por exemplo,  mostram que o sistema de franquias se mantém como um dos mais bem-sucedidos da economia brasileira: o setor cresceu 14,3% no acumulado de 12 meses na Pesquisa de Desempenho do último trimestre de 2022.

Ao se associar a uma marca conhecida e experiente no mercado de franquias, o investidor inicia seu projeto de empreendedorismo com uma base melhor instalada, mas sempre deve analisar os prós e contras de franquias experientes:

– O modelo de negócio é testado e validado, possibilitando aos novos entrantes um grau menor de risco;

– Os franqueados que optam por marcas experientes se associam com marcas estabelecidas que já têm credibilidade e know how operacional, o que traz vantagem competitiva e mais segurança para começar;

– É necessário ingressar no sistema ciente de que resiliência e dinamismo são qualidades que precisam ser muito bem trabalhadas, uma vez que são necessárias para a consolidação do seu negócio dia a dia;

– Analisando os prós e contras de franquias experientes, essas características podem ser tanto prós quanto contras, conforme o seu perfil de empreendedor. Se já as têm desenvolvidas, é uma vantagem.

Se não, isso pode ser um desafio, mas você pode melhorar essas virtudes estudando sempre e trocando informações com seus pares;

– Trabalho em rede tem como característica uma força maior no mercado e ao mesmo tempo desafios: por um lado, a estrutura das franqueadoras e a parceria com outros franqueados ajudam muito em negociações com fornecedores, locação de espaço em shopping e donos de outros tipos de imóveis.

– Por outro lado, uma marca experiente já tem muitos pontos instalados, por isso encontrar a melhor localização para atrair clientes torna-se um grande desafio. Esse fator é decisivo durante a sua pesquisa sobre prós e contras de franquias experientes. No entanto, é importante destacar que, cada vez mais, as redes conseguem se expandir fora dos grandes centros

É inegável que a tradição de uma marca conhecida é um dos atrativos para a sua escolha por franquias experientes.

São muitas vantagens e atrativos para quem está iniciando o sonho de ser um empreendedor.

Consultores do franchising relatam que é importante dar valor a todo esse conjunto, porque ele ajuda muito o empreendedor, mas sempre é importante ficar atento aos pontos que podem representar desafios.

Existem diversos fatores positivos para a entrada em uma marca com muitos anos no mercado. Mas o principal desafio, no meu ponto de vista, será uma quantidade de pontos disponíveis muito menor e até mesmo os pontos primários da rede possivelmente já estarem ocupados.

Para o investidor que desejar construir um negócio mais robusto com projeto de multi-unidades, possivelmente ele não terá tantas opções realmente interessantes.

Por isso é necessário muito foco e muita pesquisa para superar esses fatores e dar continuidade a um negócio bem-sucedido.

 

Fontes: Portal do Franchising