ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.
Entre as características de marcas conhecidas e longevas estão a gestão testada e consolidada, boa reputação e produtos e serviços procurados pelos consumidores.
Mas, como todo bom investidor costuma fazer, é fundamental que você entenda os prós e contras de franquias experientes antes de começar a tirar o seu sonho do papel.
Na sua análise sobre prós e contras de franquias experientes devem ser ponderados vários fatores como dados do setor, vivência e experiência de franqueados no dia a dia e desempenho da economia e do mercado.
Informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), por exemplo, mostram que o sistema de franquias se mantém como um dos mais bem-sucedidos da economia brasileira: o setor cresceu 14,3% no acumulado de 12 meses na Pesquisa de Desempenho do último trimestre de 2022.
Ao se associar a uma marca conhecida e experiente no mercado de franquias, o investidor inicia seu projeto de empreendedorismo com uma base melhor instalada, mas sempre deve analisar os prós e contras de franquias experientes:
– O modelo de negócio é testado e validado, possibilitando aos novos entrantes um grau menor de risco;
– Os franqueados que optam por marcas experientes se associam com marcas estabelecidas que já têm credibilidade e know how operacional, o que traz vantagem competitiva e mais segurança para começar;
– É necessário ingressar no sistema ciente de que resiliência e dinamismo são qualidades que precisam ser muito bem trabalhadas, uma vez que são necessárias para a consolidação do seu negócio dia a dia;
– Analisando os prós e contras de franquias experientes, essas características podem ser tanto prós quanto contras, conforme o seu perfil de empreendedor. Se já as têm desenvolvidas, é uma vantagem.
Se não, isso pode ser um desafio, mas você pode melhorar essas virtudes estudando sempre e trocando informações com seus pares;
– Trabalho em rede tem como característica uma força maior no mercado e ao mesmo tempo desafios: por um lado, a estrutura das franqueadoras e a parceria com outros franqueados ajudam muito em negociações com fornecedores, locação de espaço em shopping e donos de outros tipos de imóveis.
– Por outro lado, uma marca experiente já tem muitos pontos instalados, por isso encontrar a melhor localização para atrair clientes torna-se um grande desafio. Esse fator é decisivo durante a sua pesquisa sobre prós e contras de franquias experientes. No entanto, é importante destacar que, cada vez mais, as redes conseguem se expandir fora dos grandes centros
É inegável que a tradição de uma marca conhecida é um dos atrativos para a sua escolha por franquias experientes.
São muitas vantagens e atrativos para quem está iniciando o sonho de ser um empreendedor.
Consultores do franchising relatam que é importante dar valor a todo esse conjunto, porque ele ajuda muito o empreendedor, mas sempre é importante ficar atento aos pontos que podem representar desafios.
Existem diversos fatores positivos para a entrada em uma marca com muitos anos no mercado. Mas o principal desafio, no meu ponto de vista, será uma quantidade de pontos disponíveis muito menor e até mesmo os pontos primários da rede possivelmente já estarem ocupados.
Para o investidor que desejar construir um negócio mais robusto com projeto de multi-unidades, possivelmente ele não terá tantas opções realmente interessantes.
Por isso é necessário muito foco e muita pesquisa para superar esses fatores e dar continuidade a um negócio bem-sucedido.
Fontes: Portal do Franchising