Se você que está procurando uma franquia e quer realizar o sonho de ser dono de um negócio próprio, saber o que está comprando é fundamental.
E não só para realizar seu sonho, mas também para ter sucesso como franqueado e empresário.
O que é uma franquia?
Franquia empresarial é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial.
O que é transferência de know-how das franquias?
A transferência de know-how nada mais é que uma cópia do modelo de negócio.
Ou seja, tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido para uma loja “gêmea”.
Você ter uma franquia de uma determinada marca significa basicamente que você possui um irmão gêmea ou um clone de um negócio.
No franchising, a frase “nada se cria, tudo se copia”, aliás, é praxe.
Mesmo assim, faz parte do processo de evolução das franquias empresariais irem se adaptando ao mercado com o passar dos anos.
E é neste momento em que os franqueados — aqueles que possuem um negócio gêmeo de outro — entram em ação, pois são eles que passarão feedbacks que direcionarão a marca na criação de novas estratégias de negócio, para depois serem novamente replicadas às lojas franqueadas.
O grande exemplo das franquias
Um dos exemplos mais conhecidos de franquia empresarial é a gigante norte-americana McDonald’s.
Após atingir o pico do sucesso em seu, até então, único restaurante, a marca, que pertencia aos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, não tinha mais para onde crescer.
Eles se recusavam a abrir outra unidade própria, quando um simples vendedor apareceu com uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos (inclusive os estilos da cozinha, operação e distribuição) e abrir outras lojas com a mesma bandeira.
Anos depois, Roy Kroc — o simples vendedor —, abriu a primeira franquia do McDonald’s para não parar nunca mais.
Hoje são mais de 5 mil unidades em todo o planeta. Mais de mil apenas no Brasil.
Cartilha – O que é uma franquia?
Na cartilha abaixo temos um conteúdo para que você conheça melhor o que é uma franquia.
Serve tanto para quem está pensando em transformar seu negócio em uma franquia, ou para quem quer comprar uma franquia e quer conhecer mais sobre o sistema de franchising.
Vale a pena ler, você vai conhecer os dois lados da moeda, o do franqueador e o do franqueado.
A cartilha aborda os seguintes pontos:
- Origem do sistema de franquias: um histórico do nascimento do franchising desde a década de 50
- Gerações de franquias: a evolução do sistema e sua consolidação
- Terminologias adotada: os termos mais utilizados e o que significam
- Outros conceitos: as diferenças entre o que é franquia, concessão, permissão e licenciamento
- Como tornar-se um franqueador: vantagens e desafios na adoção do sistema de franchising
- Como adquirir uma franquia: tudo que o futuro franqueado precisa saber antes de comprar, durante a negociação e ao operar uma franquia
- Auto análise: descritivo dos pontos de auto conhecimento que o interessado em comprar uma franquia deve ter
- Perguntas ao franqueador: o interessado deve questionar e pesquisar bastante antes de comprar uma franquia, aqui algumas dicas do que você deve conversar com o franqueador quando estiver fazendo isso
- Lei de franquia: integra da lei que regula o sistema no Brasil
- Dia a dia de um franqueado: você comprou a franquia, agora é hora de arregaçar as mangas porque vai ter bastante trabalho pela frente para fazer o negócio virar um grande sucesso e te trazer um bom rendimento, então veja o que vai encontrar pela frente
Veja abaixo alguns conteúdos que fazem parte da cartilha e que ajudam a entender o que é franquia
Origem do sistema de franquias no mundo
Pesquisando a história, encontramos exemplos de práticas comerciais que se assemelham aos sistema de franquias desde o século XII, em Londres.
Mas, de forma geral, considera-se que o sistema de franquias começou nos EUA após a guerra civil, quando a empresa de máquinas de costura Singer estabeleceu uma rede de revendedores.
Conceito de franquias de acordo com a Lei 8.955/94
“Franquia empresarial é o sistema apelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, e eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
Em novembro de 2019, foi aprovado o congresso uma série de mudanças na lei original.
Por isso temos este artigo para você conhecer mais sobre a Nova Lei de Franquias.
Como abrir uma franquia?
O primeiro passo para quem deseja adquirir uma franquia é analisar cada oportunidade.
Muitas pessoas não conseguem sair do sonho de ter um negócio próprio à decisão efetiva de concretizar este sonho.
Alguns, por insegurança na escolha do negócio que melhor resultado trará e a forma como deve a ele se dedicar.
Tais dúvida e inseguranças só serão sanadas mediante uma pesquisa profunda das oportunidades oferecidas, das empresas e dos empresários que estão por trás de cada negócio franqueado.
Como ser um franqueado?
Geralmente o processo é acionado a partir do primeiro contato do candidato com a empresa, que procede da seguinte forma:
- envia material com informações básicas sobre o sistema e solicita cadastro ao candidato;
- analisa o cadastro do candidato;
- solicita referências;
- realiza entrevista pessoal;
- apresenta o negócio de forma mais detalhada e tira dúvidas;
- analisa o perfil;
- realiza novas entrevistas do candidato com diferentes profissionais na empresa;
- aprova ou não o candidato;
- se aprovado, entrega a Circular de Oferta de Franquia e Minuta do Contrato;
- aguarda a decisão do candidato;
- assina o contrato de franquia.
O que é ser um franqueado e suas responsabilidades
- único responsável pelos resultados da franquia;
- investir e reinvestir no negócio;
- assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;
- remunerar o franqueador pelo uso do sistema – pagamento dos royalties;
- seguir e preservar as regras do sistema;
- contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para o franqueador.
Este material é recomendado para vários tipos de públicos.
Desde que já tem uma negócio próprio e pretende expandir através do sistema de franquias, pessoas que querem comprar uma franquia, até estudantes e profissionais das mais diversas áreas que querem conhecer melhor o sobre o sistema de franquias.
A cartilha é um excelente começo para você entender melhor sobre franchising e se sentir mais informado sobre o que é franquia.
E saiba que a ABF tem uma área voltada somente para educação e oferece cursos de capacitação para quem quer ingressar no setor de franquias e ser um franqueado.
Termos do Franchising
A cartilha tem vários termos comuns do franchising, mas selecionamos alguns para você já conhecer e facilitar sua leitura:
- Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;
- Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;
- Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;
- Sistema de Franchising: é o sistema formatado pela franqueadora para concessão e administração de franquias e que contempla as regras, normas e padrões para a gestão da rede de franquias;
- Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;
- Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
- Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela;
- Taxa de Propaganda: é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.
Fonte: Portal do Franchising