ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.
Se você que está procurando uma franquia e quer realizar o sonho de ser dono de um negócio próprio, saber o que está comprando é fundamental.
E não só para realizar seu sonho, mas também para ter sucesso como franqueado e empresário.
Franquia empresarial é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial.
A transferência de know-how nada mais é que uma cópia do modelo de negócio.
Ou seja, tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido para uma loja “gêmea”.
Você ter uma franquia de uma determinada marca significa basicamente que você possui um irmão gêmea ou um clone de um negócio.
No franchising, a frase “nada se cria, tudo se copia”, aliás, é praxe.
Mesmo assim, faz parte do processo de evolução das franquias empresariais irem se adaptando ao mercado com o passar dos anos.
E é neste momento em que os franqueados — aqueles que possuem um negócio gêmeo de outro — entram em ação, pois são eles que passarão feedbacks que direcionarão a marca na criação de novas estratégias de negócio, para depois serem novamente replicadas às lojas franqueadas.
Um dos exemplos mais conhecidos de franquia empresarial é a gigante norte-americana McDonald’s.
Após atingir o pico do sucesso em seu, até então, único restaurante, a marca, que pertencia aos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, não tinha mais para onde crescer.
Eles se recusavam a abrir outra unidade própria, quando um simples vendedor apareceu com uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos (inclusive os estilos da cozinha, operação e distribuição) e abrir outras lojas com a mesma bandeira.
Anos depois, Roy Kroc — o simples vendedor —, abriu a primeira franquia do McDonald’s para não parar nunca mais.
Hoje são mais de 5 mil unidades em todo o planeta. Mais de mil apenas no Brasil.
Na cartilha abaixo temos um conteúdo para que você conheça melhor o que é uma franquia.
Serve tanto para quem está pensando em transformar seu negócio em uma franquia, ou para quem quer comprar uma franquia e quer conhecer mais sobre o sistema de franchising.
Vale a pena ler, você vai conhecer os dois lados da moeda, o do franqueador e o do franqueado.
A cartilha aborda os seguintes pontos:
Veja abaixo alguns conteúdos que fazem parte da cartilha e que ajudam a entender o que é franquia
Pesquisando a história, encontramos exemplos de práticas comerciais que se assemelham aos sistema de franquias desde o século XII, em Londres.
Mas, de forma geral, considera-se que o sistema de franquias começou nos EUA após a guerra civil, quando a empresa de máquinas de costura Singer estabeleceu uma rede de revendedores.
“Franquia empresarial é o sistema apelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, e eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
Em novembro de 2019, foi aprovado o congresso uma série de mudanças na lei original.
Por isso temos este artigo para você conhecer mais sobre a Nova Lei de Franquias.
O primeiro passo para quem deseja adquirir uma franquia é analisar cada oportunidade.
Muitas pessoas não conseguem sair do sonho de ter um negócio próprio à decisão efetiva de concretizar este sonho.
Alguns, por insegurança na escolha do negócio que melhor resultado trará e a forma como deve a ele se dedicar.
Tais dúvida e inseguranças só serão sanadas mediante uma pesquisa profunda das oportunidades oferecidas, das empresas e dos empresários que estão por trás de cada negócio franqueado.
Geralmente o processo é acionado a partir do primeiro contato do candidato com a empresa, que procede da seguinte forma:
Este material é recomendado para vários tipos de públicos.
Desde que já tem uma negócio próprio e pretende expandir através do sistema de franquias, pessoas que querem comprar uma franquia, até estudantes e profissionais das mais diversas áreas que querem conhecer melhor o sobre o sistema de franquias.
A cartilha é um excelente começo para você entender melhor sobre franchising e se sentir mais informado sobre o que é franquia.
E saiba que a ABF tem uma área voltada somente para educação e oferece cursos de capacitação para quem quer ingressar no setor de franquias e ser um franqueado.
A cartilha tem vários termos comuns do franchising, mas selecionamos alguns para você já conhecer e facilitar sua leitura:
Fonte: Portal do Franchising