ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Microfranquias são opções para jovens que desejam ter o próprio negócio

Pesquisas revelam que 67% dos brasileiros optam pelo empreendedorismo

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que jovens de até 30 anos têm escolhido as microfranquias, em especial pelo baixo custo.

 

Dados do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, compilados pelo Sebrae (Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) revelaram que o Brasil é o 2° colocado quando o assunto é ter o próprio negócio.

Ficando atrás apenas da Índia.

A pesquisa GEM também mostrou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos.

E uma das ferramentas mais promissoras para isso é o franchising.

Isso porque, o crescimento no quarto trimestre de 2022, da área foi de 12,6%, segundo a Pesquisa de Desempenho Franchising 2022, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Uma das vertentes do franchising que tem ganhado destaque é microfranquia (que contempla modelos com investimento de até R$ 100 mil).

E de acordo com dados da ABF, ela são os modelos mais procurada pelos jovens, até 30 anos de idade, em especial pelo baixo custo.

A Pesquisa de Desempenho Franchising, da ABF mostrou que as microfranquias estão presentes em sua maioria nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Além disso, o relatório revela que um dos segmentos mais promissores na área de microfranquias é o de educação.

“O mercado de microfranquias no último ano, se mostrou muito promissor, em âmbito nacional.
Encerramos o ano de 2022 com quase 11 mil operações, segundo os dados da ABF.
Isso significa um aumento de quase 50% deste modelo, em comparação ao ano de 2021.
Inclusive, tivemos segmentos com crescimento acima de 80%, o que reafirma que o modelo de negócio é muito assertivo para incentivar ainda mais o empreendedorismo no Brasil”, comemora Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio de Janeiro.

YES! Idiomas – rede com mais de 173 franquias em pleno funcionamento e presença em mais de 16 estados + DF, foi uma das marcas que investiu no formato de microfranquia, com investimento inicial a partir de R$ 30 mil.

Disponível em uma configuração store in store, para operar dentro de instituições de ensino, o modelo é projetado para um espaço de apenas 50m², quatro colaboradores e projeção de 300 alunos.

“Esse é um ótimo modelo de entrada para aqueles que estão investindo pela 1ª vez no sistema de franchising”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO à frente da rede de ensino de idiomas, e atual presidente da ABF Rio de Janeiro.

 

Fonte: Portal do Franchising