Dados do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, compilados pelo Sebrae (Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) revelaram que o Brasil é o 2° colocado quando o assunto é ter o próprio negócio.
Ficando atrás apenas da Índia.
A pesquisa GEM também mostrou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos.
E uma das ferramentas mais promissoras para isso é o franchising.
Isso porque, o crescimento no quarto trimestre de 2022, da área foi de 12,6%, segundo a Pesquisa de Desempenho Franchising 2022, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Uma das vertentes do franchising que tem ganhado destaque é microfranquia (que contempla modelos com investimento de até R$ 100 mil).
E de acordo com dados da ABF, ela são os modelos mais procurada pelos jovens, até 30 anos de idade, em especial pelo baixo custo.
A Pesquisa de Desempenho Franchising, da ABF mostrou que as microfranquias estão presentes em sua maioria nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.
Além disso, o relatório revela que um dos segmentos mais promissores na área de microfranquias é o de educação.
“O mercado de microfranquias no último ano, se mostrou muito promissor, em âmbito nacional.
Encerramos o ano de 2022 com quase 11 mil operações, segundo os dados da ABF.
Isso significa um aumento de quase 50% deste modelo, em comparação ao ano de 2021.
Inclusive, tivemos segmentos com crescimento acima de 80%, o que reafirma que o modelo de negócio é muito assertivo para incentivar ainda mais o empreendedorismo no Brasil”, comemora Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio de Janeiro.
A YES! Idiomas – rede com mais de 173 franquias em pleno funcionamento e presença em mais de 16 estados + DF, foi uma das marcas que investiu no formato de microfranquia, com investimento inicial a partir de R$ 30 mil.
Disponível em uma configuração store in store, para operar dentro de instituições de ensino, o modelo é projetado para um espaço de apenas 50m², quatro colaboradores e projeção de 300 alunos.
“Esse é um ótimo modelo de entrada para aqueles que estão investindo pela 1ª vez no sistema de franchising”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO à frente da rede de ensino de idiomas, e atual presidente da ABF Rio de Janeiro.
Fonte: Portal do Franchising