ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Franquias Híbridas: a combinação que dá muito certo

O estilo de vida das pessoas mudou muito nos últimos anos com a consolidação da tecnologia no cotidiano. As empresas também avançaram muito em seus modelos de negócio para suprir essas necessidades e com as franquias não foi diferente: as franquias híbridas estão ganhando cada vez mais mercado.

 

As franquias híbridas têm como características combinar produtos e serviços tanto online quanto offline para atender os consumidores que gostam de ter a comodidade de comprar tanto em lojas físicas mantendo contato com os produtos e ao mesmo tempo ter a versatilidade de adquirir o que precisam nos canais digitais.

Essa tendência de franquias híbridas já vinha sendo observada e desenvolvida no setor, mas ganhou um impulsionamento maior durante a pandemia que acabou criando essas necessidades e o seu crescimento continua porque as pessoas se adaptaram e viram as vantagens de ter acesso ao modelo.

Segundo análises da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o retorno do comércio presencial no pós-pandemia, o avanço da digitalização e o aumento de uso de outros canais de venda, como delivery, estão entre os principais fatores para os bons resultados do mercado de franquias brasileiro em 2022.

De acordo com Sylvio Korytowski, Managing Partner da Kick Off Consultores Associados e membro do Conselho Fiscal na ABF o mercado de franquias cada vez mais tem se mostrado uma opção sólida e rentável para empreendedores em todo o mundo.

Com a crescente demanda por novos negócios e a busca por modelos inovadores, surge a franquia híbrida: um modelo de negócio que combina elementos de diferentes setores ou conceitos em uma única franquia”, destaca ele.

O consultor explica que essa abordagem inovadora permite aos empreendedores aproveitar as vantagens de múltiplos mercados, oferecendo aos clientes uma experiência única e diversificada.

“Por exemplo: uma franquia híbrida pode combinar serviços de alimentação e entretenimento, varejo e educação, ou qualquer outra combinação que atenda às necessidades e preferências dos consumidores”, salienta Korytowski.

Características e dicas sobre as Franquias Híbridas:

-As franquias híbridas têm se destacado pela capacidade de oferecer produtos e serviços diferenciados que conseguem destaque em um mercado altamente competitivo.

– A tendência que levou ao aumento das franquias híbridas é impulsionada pela necessidade de adaptação às mudanças no mercado e às preferências do consumidor. Em um cenário em constante evolução, as empresas que conseguem se adaptar e oferecer propostas inovadoras têm maiores chances de prosperar.

– Ao combinar diferentes conceitos, elas conseguem atrair uma base de clientes mais ampla e diversificada, alcançando um público que busca experiências inovadoras e personalizadas.

– As franquias híbridas também se beneficiam da sinergia entre os diferentes setores que elas integram, explica o consultor. Por exemplo: franquia que une academia e spa pode atrair clientes interessados em fitness e bem-estar, que também podem se interessar pelos serviços e produtos de beleza comercializados nos canais digitais.

– Essa interconexão entre os setores pode gerar maior fidelidade do cliente e aumentar a lucratividade do negócio.

– A diversificação trazida pelas franquias híbridas ajuda aos empreendedores mitigar riscos e enfrentar possíveis oscilações econômicas, pois, ao contar com diferentes fontes de receita provenientes de setores distintos, a franquia híbrida é mais resiliente a crises e variações de mercado, garantindo maior estabilidade e sustentabilidade a longo prazo.

 

Fonte: Portal do Franchising