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FAQ das Franquias: Confira se as principais dúvidas de franqueados não são as suas também

O início de um negócio é sempre um momento de entusiasmo e esperança, mas também pode ser eventualmente de dúvidas dos franqueados.

Por ser uma área muito promissora no Brasil e cercada de muitas informações produzidas pela cadeia produtiva, o franchising oferece apoio e conteúdo para quem pretende ser empreendedor.

Assim é possível esclarecer as principais dúvidas dos franqueados.

 

A entidade que representa oficialmente as franquias, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os consultores e os profissionais experientes do setor recomendam que os candidatos a ter uma franquia sempre pesquisem e se informem bastante antes de iniciarem seu investimento em um novo negócio para esclarecerem eventuais dúvidas.

No intuito de esclarecer as principais dúvidas dos franqueados, citamos as principais questões que chegaram a duas grandes marcas franqueadoras em um FAQ (frequently asked questions) para, dessa forma, auxiliar futuros investidores a resolverem suas dúvidas.

As empresas consultadas foram a de educação Kumon e o gerente de Expansão Nacional do Grupo HOPE, André Momberg:

 

– Como fazer o treinamento do candidato a franqueado e sua equipe?

No Kumon, explicamos que temos uma linha de tempo para capacitação do franqueado nas etapas pré-abertura e pós-abertura.

Informamos que ele recebe uma série de capacitações junto à equipe da linha de frente, além de todo suporte em visitas e consultorias para aprimoramento em relação ao negócio.

 

– Quando terei lucro e retorno do meu negócio?

Muitas vezes o franqueado não tem ideia de como iniciar, de fato, o seu negócio.

No Kumon, esse processo para abertura leva, em média, 9 meses.

O investimento inicial pode variar de R$ 50 a R$ 80 mil (classificado pela ABF como microfranquia), e o tempo médio para retorno do investimento é entre 18 e 24 meses.

Fornecemos todo o know how da franqueada, por meio de treinamentos, para que eles tenham menos dúvidas possíveis durante o prazo de implantação.

Segundo o Grupo HOPE, a cada ano, os candidatos vêm mais preparados e já fazem pesquisas prévias, entretanto as dúvidas mais frequentes são: como é o suporte ao franqueado, como são e com que frequência acontecem os treinamentos e acompanhamento da franqueadora e o investimento versus lucratividade e payback.

A empresa orienta caso a caso, conforme o formato contratado.

 

– Como faço a gestão do meu empreendimento?

No dia a dia vão surgindo muitos questionamentos.

Mas vale mencionar que o futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, porém é essencial identificar-se com a área, ter o desejo de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas e identificação com a filosofia do método Kumon.

Há questionamentos, por exemplo, sobre a quantidade de auxiliares necessária para o início da operação.

Assim como valor médio de salários e se contribuímos no suporte para contratação da equipe.

Nesse sentido, orientamos de acordo com o tamanho da unidade e quantidade de alunos que podem ser atendidos.

Também fornecemos suporte nesse sentido, com treinamento pré-abertura e no acompanhamento da abertura orientamos na forma de contratação e desenvolvimento dos auxiliares.

Para responder esse tipo de dúvida no Grupo HOPE, Momberg conta que a empresa explica como fazer as compras, quantidade e periodicidade; como usar o software de gestão da loja e o que esses aplicativos oferecem para facilitar o dia a dia.

Passado o período inicial de orientação, o Grupo HOPE enfatiza que é necessária muita dedicação.

“Sobre a ajuda no dia a dia da operação, além de todo o suporte oferecido na abertura, enfatizamos que a dedicação do franqueado é fundamental para o sucesso do negócio.
Infelizmente, muitos só se dão conta da seriedade de ter uma franquia após a abertura da loja, por mais que isso seja reforçado de forma clara antes e no decorrer de todo o processo”, comenta o executivo.

 

– Qual a melhor maneira de divulgar minha franquia?

Os orientadores recebem suporte da franqueadora em relação à disponibilização de artes para divulgação, plataformas digitais que podem usar para “compra de mídia” on-line específicas de acordo com as campanhas nacionais e disciplinas, entre outros tipos de suporte de marketing.

Os candidatos nos questionam sobre quais formas de divulgação e se recebem o apoio em artes para divulgação, além de orientações sobre como divulgar em escolas.

No Kumon, temos um setor de comunicação que desenvolve as artes para divulgação e que orientamos e acompanha as aberturas para divulgação em escolas da região.

No intuito de esclarecer esse tipo de dúvidas dos franqueados, no Grupo HOPE é oferecido suporte de marketing que a franqueadora possui.

 

– Como e quanto custa fazer o layout padrão da minha unidade?

Temos um setor responsável pela padronização das unidades e que desenvolvem os layouts, tanto interno quanto externo, para as unidades e que não há custo adicional, pois já está incluído na taxa de franquia.

 

– Como eu cuido das questões legais da franquia?

Quanto às questões legais que chegam ao Kumon, somos normalmente questionados sobre o período de renovação do contrato e se há opção de abrir uma unidade no formato de investidor (sem participação na operação do negócio).

E também se o orientador – franqueado – pode abrir mais de uma unidade.

Os contratos são renovados a cada 2 anos e o orientador deverá participar integralmente da operação da unidade devido à necessidade de observação do aluno e, desta forma, inviabiliza a abertura de mais de uma unidade pelo orientador.

Na parte legal do Grupo HOPE, é oferecida uma visão geral de como funciona o segmento de franquias nas reuniões iniciais, além de falarmos sobre seus direitos e deveres, tanto da parte da franqueadora como da parte do franqueado.

 

Fonte: Portal do Franchising