ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Vale a pena pagar royalties? Especialista desmistifica o assunto

Dúvidas sobre o pagamento de royalties, é um dos temas mais preocupantes para o franqueador, segundo o Dr. Marcelo Poli, advogado especialista em franquias. Com sua expertise, o advogado destaca alguns pontos que precisam ser trabalhados pelo franqueador.

Poli explicou como funciona a cobrança dos royalties.

 

Os franqueados pagam royalties para usarem a marca e terem acesso ao know-how continuado do franqueador e isso é extremamente importante e compensador.

“Em geral, no segmento de serviço, os royalties chegam a 10% ou até mais do faturamento bruto.

Nos segmentos de alimentação, giram em torno de 4% a 5% do faturamento bruto.

Não há uma regra especifica.

Redes menores ou franqueados no início da operação pode acontecer sim de ter dificuldade de pagar em dia os royalties.

Depois que a marca fica mais forte e o franqueado tem um faturamento equilibrado, a inadimplência reduz bastante”.

Uma inovação na cobrança de royalties, segundo ele, utilizada já por várias franquias, é a cessão de recebíveis de cartão, que pode zerar a inadimplência dos royalties, solução desenvolvida pela Pagoz Franquias.

Ao aderir a uma franquia, os franqueados têm acesso ao know-how do franqueador, incluindo treinamentos, manuais operacionais, estratégias de marketing e sistemas de gestão.

“Este conhecimento é fruto de anos de experiência e experimentação, proporcionando ao franqueado uma base sólida para operar o negócio de forma eficiente e eficaz.

Sem o pagamento de royalties, os franqueadores não teriam incentivos suficientes para compartilhar esse valioso capital intelectual”.

O pagamento de royalties também garante que o franqueador continue a oferecer suporte contínuo aos franqueados.

Este suporte pode incluir assistência na resolução de problemas operacionais, atualização de práticas de negócios, suporte técnico, bem como campanhas de marketing e publicidade em larga escala.

Esse suporte é essencial para que os franqueados possam manter a qualidade e a uniformidade do serviço ou produto oferecido, preservando a integridade da marca.

Parte dos royalties recebidos pelos franqueadores é reinvestida em pesquisa e desenvolvimento.

Isso permite que a franquia permaneça competitiva e inovadora, adaptando-se às mudanças do mercado e às novas demandas dos consumidores.

Franqueados se beneficiam dessas inovações, que podem incluir novos produtos, tecnologias, melhorias no atendimento ao cliente e novas estratégias de marketing, garantindo que suas operações estejam sempre na vanguarda do setor.

O pagamento de royalties no sistema de franchising é uma prática essencial para a sustentabilidade e o crescimento do modelo de negócio.

Os royalties não apenas compensam os franqueadores pelo uso de sua marca e conhecimentos, mas também garantem que os franqueados recebam suporte contínuo, beneficiem-se de inovações e economias de escala, e operem sob a proteção de uma marca forte e em expansão.

 

*Por Dr. Marcelo Poli – RZD Consultoria

Fonte: Portal do Franchising / Assessiva Comunicação