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Inteligência Artificial: o futuro do mercado de franquias e sua importância estratégica

A IA já faz parte do nosso cotidiano: como as empresas do setor de franchising estão facilitando a inovação e a expansão para clientes e franqueados?

 

A inteligência artificial chegou para ficar: já é uma realidade em todos os setores do mercado e da vida moderna.

Ela nada mais é do que um conjunto de tecnologias dedicadas a criar sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.

A IA já está presente no nosso cotidiano, como no: Siri, Meta IA, ChatGPT, carros autônomos, sistemas de recomendação de streaming e diagnósticos médicos assistidos por computadores são apenas alguns exemplos.

No mercado de trabalho, a implementação da Inteligência Artificial já está em vigor.

Um exemplo disso é a Sóbrancelhas, uma rede de franquias brasileira de beleza e estética, especializada no design de sobrancelhas e outros serviços estéticos relacionados, como a depilação, tintura, e microblading.

A marca foi fundada em 2014 pela empresária Luzia Costa, e tem se expandido ao longo dos anos, com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, já usando a IA, sendo um modelo de negócios acessível e prático.

Rafael de Souza, consultor de negócios do Sebrae, um dos palestrantes na Convenção da Sóbrancelhas que ocorreu neste mês de novembro, acredita que o uso de Inteligência Artificial pelos franqueados da Sóbrancelhas está apenas começando.

“Hoje temos o PDV, que faz a gestão de todas as vendas da rede.

Temos o básico na rede Sóbrancelhas, que é o lançamento das vendas, controle de estoque.

Agora vimos uma oportunidade de criar um pouco de automação e trazer dados para esses franqueados.

Vimos de começar uma iniciativa de dados para essas unidades e analisar todas as redes, gerando insights para eles.”

A partir disso, a Sóbrancelhas pode comparar os resultados de cada franqueado, para ajudar no dia a dia.

Ele diz que agora, começaram a fazer pesquisa de satisfação com os clientes pelo WhatsApp:

“Quando o cliente paga e finaliza a venda, depois de uma hora é enviada uma mensagem para ele avaliar o serviço realizado pela marca”.

Além dessa facilidade com os clientes, há uma expansão para os franqueados também. Rafael continua dizendo:

“A gente tem o fluxo onde a pessoa se cadastra, colocando os dados dela com o interesse de se tornar um franqueado.”

Dessa maneira, ela facilita essa expansão da rede e a venda de franquias.

Luzia, CEO da rede, complementa que:

“A tecnologia é um pilar essencial para o crescimento sustentável das nossas franquias.

A Inteligência Artificial nos ajuda a entender melhor o comportamento do cliente, otimizar a gestão das unidades e oferecer uma experiência mais personalizada e eficiente.

Sempre penso como podemos combinar inovação com o toque humano que faz parte do DNA da Sóbrancelhas, e como diferentes gerações se adaptarão a isso.”

Apesar desse grande uso da IA, o consultor garante que é apenas um pontapé inicial e eles estão numa vanguarda de algo maior para o futuro.

Projetos como comanda, ponto e escala, agendamento on-line e auto-atendimento já estão sendo planejados para a rede Sóbrancelhas – facilitando processos administrativos e operacionais, a Inteligência Artificial já é uma realidade do presente.

Ela oferece não apenas inovação, mas também um caminho para maior eficiência e escalabilidade no mercado.

“O que estamos buscando é uma forma de fazer com que as unidades faturem mais, conheçam bem o seu cliente”, finaliza Rafael.

 

Fonte: Portal do Franchising / Queissada Comunicação