ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) teve a honra de entregar os troféus às redes que conquistaram o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2024 na noite da última sexta-feira, 3 de maio, no Golden Hall do WTC São Paulo.
Nesta 32ª edição da principal chancela do mercado de franquias do País, 230 redes celebraram a conquista (veja lista completa abaixo), além daquelas que se destacaram por categoria (Pleno, Sênior, Máster e Mega), homenageadas pela quantidade de chancelas, que conquistaram o Selo Adicional ESG e das redes que reconquistaram o SEF neste ano, repetindo o feito de anos anteriores, exceto 2023.
De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “há no setor de franquias brasileiro uma excelência sistêmica que consiste numa abordagem holística e que visa garantir que todos os aspectos da rede operem no mais alto nível.
Esse fato não apenas aumenta as chances de sucesso individual dos franqueados, mas também fortalece a marca como um todo, criando uma situação em que todos ganham, e isso está refletido no Selo de Excelência em Franchising”.
Cristina Franco, presidente do Conselho da Associação, observa que “o Selo é concedido indiretamente pelos franqueados ao responderem a Pesquisa e apenas entregue pela ABF às redes que alcançaram a maior pontuação, o que valoriza ainda mais a chancela e as redes que a conquistaram, demonstrando que adotam as melhores práticas, os mais altos padrões éticos e de transparência no setor.
Portanto, o SEF é uma celebração do franchising íntegro, tão defendido pela ABF e tão bem representado pelas marcas selistas, seus franqueadores e franqueados”.
O Selo de Excelência em Franchising da ABF é formado pelas categorias Pleno: composta pelas redes com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos no mercado de franquias; Sênior: marcas a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos de atuação; Máster: franquias com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e operando no setor ao menos há 10 anos; e Mega, que reúne as marcas a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising há no mínimo 15 anos.
A Associação premiou com um troféu especial as franquias que registraram o melhor desempenho em cada uma das quatro categorias do SEF.
O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar marcou presença em todas elas: na Pleno o destaque foi a rede Acuidar; a Unhas Cariocas se projetou na Sênior, a GOU na Máster e na categoria Mega, a rede O Boticário foi a vitoriosa.
As marcas que conquistaram números expressivos da chancela – 10, 15 e 20 selos – foram homenageadas também de forma especial.
São elas: Apolar Imóveis, Authentic Feet, Café do Ponto, Drogarias Max, Grau T – Centro de Ensino Técnico, Remax, Roasted Potato, Rockfeller Language Center, Sodiê Doces e Vazoli com 10 selos; AlphaGraphics, Depyl Action, Influx English School e Onodera Estética, com 15 chancelas, e somando 20 SEFs, as marcas Camarão & Cia, Casa do Construtor, Montana Grill, Morana, Mr. Pretzels, Spoleto e The Kids Club Inglês só para Crianças.
Redes que reconquistaram o Selo da ABF este ano, após terem sido chanceladas em 2020 e 2022 e se inscreverem em 2023 sem obter a chancela, também foram homenageadas. Elas são as seguintes: Porto do Sabor, Fuel the Eyewear Company, United Institute, Bubble Mix Tea, Roasted Potato, KNN Idiomas, Gendai Japanese Fast Food, Tip Top e IGA.
Para evidenciar a importância e valorizar as práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança nas redes de franquias, a ABF incorporou ao SEF 2024 uma análise mais aprofundada do bloco de ESG (Environmental, Social and Governance).
Entre as análises que passaram a ser feitas a partir deste ano estão: sua rede de franquias elabora ações de gestão de impacto ambiental junto aos franqueados?
Tem alta adesão a compromissos para o desenvolvimento sustentável?
Coopera com parceiros externos e fornecedores para soluções sustentáveis?
Elabora ações de planejamento e gestão da sustentabilidade junto aos franqueados?
Como resultado dessa análise mais minuciosa, 17 redes de franquias entre as inscritas para o 32º SEF conquistaram o novo Selo Adicional ESG.
São elas: O Boticário, McDonald’s, Piccadilly, Pizza Crek, iGUi, Premiapão, Yes!, Yázigi, Sóbrancelhas, Spé o Spa do Pé, Unhas Cariocas, Dr. Sofá, GOU, Odontotop Hospital do Dente, Santa Carga, Influx English School e Hiperfesta.
A ABF promove há 32 anos o Selo de Excelência em Franchising, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes.
Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.
As perguntas do questionário são agrupadas em 4 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional e de Relacionamento), e cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice.
Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade (ESG) e retorno financeiro.
Dependendo do nível de satisfação obtido pela rede individualmente, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.
Fontes: Portal do Franchising / DFreire