ABF Franchising Week 2018 debate propósito, transformação e colaboração

        
Promovida pela Associação Brasileira de Franchising, evento traz conhecimento, tendências e negócios       

Semana de imersão no universo das franquias reunirá 8 eventos em 1, de 25 a 30 de junho, no Expo Center Norte        

Nesta edição, Congresso Internacional de Franchising passa a integrar a programação

São Paulo, maio de 2018 – A ABF Franchising Week, o maior evento de franquias da América Latina, chega a sua terceira edição promovendo debates sobre o impacto da transformação digital no setor e a importância do propósito e da colaboração nas redes. Iniciativa da Associação Brasileira de Franchising - ABF, o megaevento será realizado de 25 a 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com a participação das principais lideranças do franchising nacional. Reunindo oito eventos em um só, a Franchising Week promove uma verdadeira imersão no que há de mais atual e relevante no universo do franchising. Neste ano, além dos eventos tradicionais, a semana oficial do franchising traz uma novidade: a inclusão na programação do Congresso Internacional de Franchising.

De acordo com Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, “unir os principais stakeholders do setor para trocar experiências, debater tendências e gerar negócios sempre foi o objetivo da ABF Franchising Week. Nesta edição, queremos ir ainda mais fundo e falar da revolução digital que já está impactando nosso setor e apontar alguns caminhos. Tudo de forma muito prática e direta, e baseado em dados e casos bem sucedidos. Tenho certeza que quem participa da ABF Franchising Week sai com o seu olhar renovado e muitas ideias para desenvolver seu negócio ao longo do ano”.

O Seminário Setorial de Food Service e Pós-NRA Show abre a Franchising Week na segunda-feira, dia 25/6, com, dentre outros, a divulgação da Pesquisa Setorial ABF Food Service 2018. No evento serão expostas, ainda, tendências do segmento de Alimentação apresentadas pela Cielo, um debate sobre estratégias de menu, pricing, tecnologia e segmentação do consumidor, além dos insights observados pelos curadores da ABF na convenção da National Restaurant Association, o maior evento de Alimentação do mundo realizado em Chicago (EUA).

No Congresso de Expansão de Redes (28/6), especialistas do setor compartilharão suas experiências e estratégias para capilarizar as redes de franquias de forma competitiva e sustentável. Entre os palestrantes, Lyana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt, falará sobre “Como a formatação atual do meu negócio está influenciando a expansão da rede?” e o diretor jurídico da ABF, Fernando Tardiolli, enfocará os “Norteadores para o Franchising Forte, Ético e Perene”. Haverá também um debate sobre “Etapas indispensáveis para o sucesso na expansão de redes” com a participação da Geofusion, KTARQ e Loccitane Provence e, encerrando a programação, uma palestra especial do velejador, escritor e palestrante Amyr Klink, com o tema “Construindo um projeto vencedor: planejar, executar e ajustar as velas”.

O Fórum de Metodologia e Ferramentas de Gestão de Redes de Franquia (28/6) visa trazer técnicas e instrumentos práticos para a administração cotidiana das redes. Dentre as novidades deste ano, destaque para a metodologia de Employee Experience e as novas soluções para otimização de processos das HRTech (start-ups voltadas a área de recursos humanos).

Em sua segunda edição, o Fórum Setorial de Redes de Educação (28/6) abordará os principais desafios deste segmento, um dos mais tradicionais e representativos do franchising brasileiro. Marcas como The Kids Club, Cultura Inglesa, Kumon, Instituto Embelleze, Grupo Prepara, CNA e Happy Code vão debater sobre caminhos e experiências para desenvolver cada vez mais o segmento, mantendo-o competitivo e atualizado.

Pela primeira vez, o tradicional Congresso Internacional de Franchising (28/6) fará parte ABF Franchising Week. Em sua quinta edição, a programação do Congresso trará representantes de associações ibero-americanas de franquias para apresentar as oportunidades e os desafios do franchising em seus respectivos países. Será iniciada a nova edição da pesquisa ABF-ESPM de internacionalização de franquias, cujos resultados serão anunciados em outubro. Por fim, além da apresentação do caso de sucesso de uma franquia norte-americana, haverá um debate com o tema “Israel: uma nação de start-ups”, que enfocará a experiência deste País na promoção do ecossistema de inovação.

Ainda no dia 28/6, o Fórum de Multifranqueados abordará dois temas centrais para o franchising: a utilização do e-commerce para gerar fluxo para as lojas e o relacionamento com shopping centers para reduzir custos e gerar vendas. Participarão das discussões multifranqueados de marcas como Arezzo, The Body Shop, O Boticário, Quem disse Berenice?, Swarovski, Sunglass Hut, Shutz e Giraffas. A ABF trará ainda os insights de sua primeira delegação oficial ao Multi-Unit Franchising Conference 2018.

Já no dia 29/6 (sexta-feira), o tradicional Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial ABF trará a interseção entre gestão de negócios e aspectos jurídicos. Dentre os temas que serão abordados, destaque para a atualização jurídica e legislativa, o panorama eleitoral no Brasil, os desafios políticos do modelo de franquia social e a aplicação da Reforma Trabalhista pelo Judiciário. Na parte da tarde, 4 painéis paralelos discutirão “Gestão de Redes: A evolução do Modelo e as relações trabalhistas”, “Cláusula Arbitral e o Acesso à Justiça”, “Principais tendências nas decisões judiciais em franquias” e “Desafios do direito do consumidor nas operações de franquia”.

A semana tem seu ponto alto com a 27ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do Brasil, que inicia na quarta-feira (27/6) e vai até o dia 30. Dentre as novidades da feira, está a criação do Boulevard de Microfranquias, espaço dedicado a redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, e dos Lounges da Copa, com transmissões dos principais jogos do torneio. Outras atrações de destaque na feira e que permanecem são a Arena do Conhecimento, espaço com apresentações sobre diversos temas associados ao franchising; a área Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do setor dos mais diversos tipos como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros; e o Smart Mall ABF com muitas tendências tecnológicas aplicadas ao varejo: soluções para aumento de produtividade, redução de custos, otimização da gestão e aprimoramento da experiência do consumidor. A feira reunirá cerca de 400 marcas do franchising e prevê receber uma visitação de 65 mil pessoas nos 4 dias do evento.

 


Informações para a Imprensa ABF Franchising:

Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Rafael Machado – rafael@dfreire.com.br
Regina Teixeira – regina@dfreire.com.br
Fabíola França – fabiola@dfreire.com.br
Marina Valeriano – marina@dfreire.com.br
Tel.: (11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br

 

SERVIÇO

27ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 27 a 30 de junho de 2018
 

Horário de Funcionamento:

Quarta-feira 27/06 – das 9h às 19h (horário especial Jogo do Brasil)
Quinta e Sexta 28 e 29/06 – das 13h às 21h
Sábado 30/06 – das 11h30 às 18h30


Preço do Ingresso Online:
R$ 70
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$80
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.


Informações ao público: (11) 3017-6800
Website: www.abfexpo.com.br
Fotos da edição de 2017: https://www.flickr.com/photos/134212753@N06

 

Metodologia do SEFA

ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.


Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 27.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.