Smart Mall by TOTVS coloca em prática experiências digitais integrando ambientes físicos e online

• Espaço trará soluções inovadoras da TOVTS para redes de franquias, distribuídas em quatro ambientes que simulam pontos de venda envolvidos em uma situação de compra

• Tecnologias como mesa interativa, click and collect e pagamento móvel serão demonstradas de forma aplicada e integrada aos novos hábitos do consumidor

São Paulo, junho de 2018 – Um dos destaques do ano passado, o Smart Mall – espaço da ABF Expo dedicado à inovação aplicada ao franchising e ao varejo – terá este ano o patrocínio da TOTVS, líder no desenvolvimento de soluções de negócio no Brasil e na América Latina. Com a parceria, o espaço ganhou uma nova configuração: serão cinco ambientes que simulam pontos de venda (ótica, perfumaria, loja de roupas, fast food e inclusive uma loja autônoma) com tecnologias inovadoras para diversas etapas do processo de compra. O objetivo é maximizar a experiência do consumidor, ganhar eficiência operacional e potencializar as vendas, de forma orgânica e privilegiando o relacionamento de longo prazo. O Smart Mall by TOTVS pode ser visitado na ABF Franchising Expo 2018, principal vitrine do mercado de franquias nacional, que ocorre de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “os empreendedores e o franchising de forma geral têm que olhar para além das adversidades econômicas e políticas que estamos vivendo e se focar nas profundas transformações mercadológicas e no comportamento do consumidor que a tecnologia já provocou e que vão continuar a passos largos. Indústria 4.0, consumidor digital, Internet das Coisas, realidade aumentada, mobilidade, novos modelos de negócio são fatores que já estão inseridos em nosso mercado e demandam uma resposta imediata para a manutenção dos bons resultados do setor nos próximos anos. No Smart Mall by TOTVS vamos trazer soluções inovadoras e em pleno funcionamento, que respondem muito ao novo cenário digital”.

A vocação do franchising nesta área foi confirmada pela inédita Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras - realizada pela ABF em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) e metodologia da Fundação Dom Cabral (FDC). O estudo indicou que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil e 6,9% delas no exterior. Ainda quanto às iniciativas criativas que levaram à inovação, 45% das empresas respondentes implantaram equipamentos, técnicas ou softwares novos na empresa, e 32,2% no mercado brasileiro, entre 2014 e 2016. A pesquisa revelou, ainda, que 33% das empresas pesquisadas revelaram ter altos investimentos em tecnologias online-to-offline (O2O). Já os sistemas avançados de robótica e machine learning receberam menos recursos, mas têm um potencial de impacto maior no médio e longo prazo.

Em linha com este movimento, o Smart Mall by TOTVS trará tecnologias como plataforma de aplicativos com Inteligência Artificial, vitrine digital, click and reserve, pagamento móvel, cardápio digital, espelho inteligente, realidade aumentada, entre outras. Para apresentar essas novidades, foi criado um roteiro de visitação, que percorre as etapas de compra de um cliente, passando por diferentes cenários, de uma ótica a uma loja de cosméticos, outra de moda, até um restaurante. Em todas as etapas, será criado um fluxo de novas experiências, integrando ambientes físicos e digitais. O objetivo é mostrar, na prática, como a tecnologia impacta na jornada de compra do consumidor.

“O Smart Mall by TOTVS é a consolidação de diferentes inovações tecnológicas para o setor, unindo experiências pensadas para o consumidor, vendedor e gestor. O franqueador terá a oportunidade de vivenciar a jornada da transformação digital do setor na prática, visualizando o que pode ser melhor aplicado ao seu modelo de negócio e com a certeza de que o desafio da integração pode ser superado com o parceiro certo”, finaliza Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS.

Veja abaixo as experiências que algumas das tecnologias apresentadas no espaço podem proporcionar:

• Click and reserve: é possível navegar pelo catálogo via site, seja do desktop ou em um dispositivo móvel, selecionar as mercadorias e reservá-las para experimentar na loja que quiser.
• Provador com Smart Mirror: após escolher as peças de roupa que deseja provar e se dirigir a um Provador Inteligente, o recurso Smart Mirror, aplicado a um espelho touch, detecta automaticamente os itens levados e permite o acesso a informações sobre as peças que se está experimentando, como variações, tamanhos disponíveis e similares, ou, ainda, solicita a presença de um vendedor.
• PDV Móvel: pagamento sem fila, sem caixas tradicionais. O vendedor tem um ponto de venda móvel - um smartphone com todas as funcionalidades para finalizar as compras em qualquer lugar do estabelecimento.
• Vitrine Digital: leva-se para a loja física todo o estoque da loja virtual. Uma tela touch oferece inúmeras possibilidades de navegação e compra aos clientes, até mesmo de produtos que não estão disponíveis naquela loja, com opção para receber a mercadoria em casa, retirar em um locker ou em outra unidade mais próxima.
• Cardápio digital: o restaurante pode disponibilizar nas mesas um tablet com o cardápio digital para as pessoas escolherem os produtos e, assim que selecionados, automaticamente, a cozinha recebe a ordem de produção do pedido.
• Loja autônoma: O cliente por si só faz a escolha de seus produtos e finaliza sua compra por meio do próprio smartphone, ficando livre de filas e sem depender da disponibilidade de vendedores e caixas.
• Fluig: Plataforma de gestão de processos, documentos, comunicação interna e eficiência. A solução permite que o franqueador passe a ter controle do processo de aprovação de novos franqueados e de auditoria da rede de franquias, garantindo maior gestão dos negócios.

>Quarta-feira 27/06 – das 9h às 19h (horário especial Jogo do Brasil)
>Quinta e Sexta 28 e 29/06 – das 13h às 21h
>Sábado 30/06 – das 11h30 às 18h30