Feira anuncia vencedores do Prêmio ABF Estande Sustentável 2018

Os vencedores do 8º Prêmio ABF Estande Sustentável foram divulgados nesta sexta-feira, 29 de junho. As marcas iGUi, categoria Grande; Grupo Trigo, categoria Médio; Mordidela, categoria Pequeno e Água Doce; categoria Montagem Básica e suas montadoras foram as que mais se destacaram por adotarem práticas de sustentabilidade durante a 27ª ABF Franchising Expo. Os troféus foram entregues pelo presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior e pelo vice-presidente, André Friedheim. Representantes da Informa Exhibitions também acompanharam a entrega dos troféus.

Dividido em quatro categorias de acordo com o porte do estande – Grande, Médio, Pequeno e Montagem Básica –, o prêmio criado na edição de 2011 da ABF Franchising Expo reconhece e valoriza as marcas expositoras que adotam boas práticas socioambientais em seus espaços, como redução do consumo de água e energia elétrica, reciclabilidade do estande, desperdício de alimentos e controle da emissão de gases causadores do efeito estufa. As informações e dados apurados são analisados pela BR+10, empresa de gestão ambiental especializada em gestão de resíduos, logística reversa e coleta seletiva.

Antônio Leite, presidente do Grupo Trigo, conta que toda a montagem do estande foi pensada para reduzir ao máximo os resíduos produzidos: “Utilizamos materiais que serão reaproveitados como o mobiliário e peças em vidro. Não temos plástico aplicado ao estande. A visão do Grupo Trigo para a sustentabilidade gira em torno da preocupação com o meio ambiente, um modelo de negócio que efetivamente se pague e gere ganhos financeiros para o sistema e que também faça bem para a sociedade”.

O presidente da Mordidela, Bruno Zanetti, é categórico: “A sustentabilidade é o futuro da marca”. Para o executivo, é importante que a rede compense, de alguma forma, o uso contínuo de materiais extraídos da natureza: “Fazemos toda a coleta seletiva do óleo utilizado no prepara dos nossos produtos, reutilizamos todo o material do estande e também apoiamos diversos trabalhos sociais”. A rede ganhou o mesmo prêmio também em 2016.

Anderson Macelani, arquiteto da iGUi, conta que todo material do estande foi pensado para ser totalmente reutilizado: “A loja TRATABEM em exposição vai direto para um novo franqueado. As estruturas do estande também serão utilizadas em uma loja iGUi ou na feira do próximo ano”. A rede também ganhou o prêmio no ano passado.

Este ano o prêmio trouxe um dinâmica mais simples de inscrição. A categoria Grande comtempla as redes com estande maiores de 100 m², a Médio de 50 a 99 m², a Pequeno de 26 a 49 m² e a Montagem Básica até 26m².

Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Rafael Machado – rafael@dfreire.com.br