Balanço: ABF Expo 2018 apresenta nova face do franchising brasileiro

• Em 4 dias, feira reuniu cerca de 60 mil visitantes e 407 marcas expositoras do Brasil e do exterior
• 128 marcas, de segmentos e perfis de investimento distintos, participaram do evento pela primeira vez

São Paulo, julho de 2018 – Modelos inéditos, novos formatos, inovação aplicada, opções de investimento reduzido, nichos promissores e inusitados, serviços diversos, saudabilidade e reinvenção de segmentos tradicionais. Essa é a nova face do franchising brasileiro mostrado na 27ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do setor que ocorreu de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte. O evento reafirmou mais uma vez a fortaleza de um setor que cresceu 5,1% no 1º trimestre deste ano, continua a gerar empregos, investir e contribuir com o desenvolvimento econômico brasileiro. A vontade do brasileiro de ter seu próprio negócio também ficou evidente com visitantes cada vez mais informados, com conhecimento dos segmentos e marcas almejadas e disposição para investir nos próximos meses. A edição deste ano teve uma visitação de cerca de 60 mil pessoas, sendo que cerca de 3 mil passaram pelos cursos da Arena do Conhecimento e 2,2 mil profissionais do setor participaram dos seminários e eventos da ABF Franchising Week. Em 2018, 128 marcas estrearam no evento, um recorde que mostra a capacidade de renovação do setor.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “mesmo frente a desafios no campo macroeconômico e político, a feira deste ano foi um sucesso. Recebemos feedbacks positivos de muitos expositores e visitantes. No caso das redes, a quase totalidade relatou a presença de candidatos qualificados e grandes chances de negócios futuros. Por parte do visitante, a conjunção de conhecimento sobre o setor, opções de investimento diversos e contato direto com os franqueadores se mostrou mais uma vez uma receita vitoriosa. Estou seguro que a feira terá um reflexo positivo no setor nos próximos meses, dando o start em novas marcas, acelerando planos de expansão e levando o franchising às mais diversas regiões do País”.

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo trouxe ao público neste ano 407 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Destaque para a maior integração de tecnologias inovadoras a diversas fases do negócio, a diversificação de modelos e canais de venda, o desenvolvimento de formatos de franquia com custo reduzido (“franquias light”) e novos nichos. Notou-se também uma presença mais significativa de fintechs (jovens empresas do setor financeiro) que adotam o modelo de franquias, redes de serviços administrativos e a reinvenção de segmentos tradicionais como o de Alimentação e de Serviços Educacionais. A agenda de empreendedorismo da feira se fortaleceu com a presença de startups e de uma área com redes de franquia que são empreendedores Endeavor.

Marcos Silva, visitante de Campinas, conta que se surpreendeu com o evento: “Estou achando interessantíssimo a feira, já estou em contato com alguns franqueadores e aprendendo a entrar nesse mundo do negócio. Com certeza a ABF abriu uma porta muito importante na minha vida e está sendo essencial para eu saber qual meu próximo passo”.

Na área de inovação, tivemos exemplos de sistemas de automação e para melhorar a gestão das unidades e reduzir custos, equipamentos de autoatendimento, óculos 3D, plataformas de mobile marketing, games de realidade virtual, software em inteligência em varejo, simulador de montanha russa que ensina a escolher uma franquia, uso de inteligência artificial e Big Data, assistente pessoal digital e até uma solução que permite escolher o nível do colarinho do chopp e efetuar diretamente o pagamento. Em termos de formato, além dos já conhecidos quiosques, cresceu a presença de containers, bikes, carrinhos, vending machines, e-commerce, delivery, venda direta e store in store (a exemplo de uma cafeteria dentro de um banco).

Nichos como moda sertaneja, escolas de gastronomia, efeitos visuais, rock, robótica e programação, arcade de realidade virtual, produtos para o sono, coach, reparo rápido de celular, produtos de limpeza, cosméticos capilares, mental care, crédito online, farmácia de manipulação veterinária, estágios, marketing digital para noivas e até personal organizer abraçaram o franchising. Ao menos seis fintechs com soluções para seguros, crédito pessoal, consignado, com garantia de imóveis, além de meios de pagamento, participarão da feira. Redes de franquia B2B de serviços tributários, suporte de TI, consultoria, telefonia e imobiliárias também marcaram presença. Até o setor agrícola se fez presente com uma rede de suplementos alimentares para animais.

Pioneiros no franchising brasileiro, os segmento de Alimentação e Serviços Educacionais provaram ter grande capacidade de adaptação. Ademais de inovações e diversificação de formatos, as redes de food service apresentam movimentos importantes de aprofundamento da experiência do consumidor, adotando abordagens premium, fast casual, casual dinner, saudáveis e frescas. Um dos produtos mais brasileiros, o açaí é o foco de seis redes presentes na feira, cada uma com sua proposta de valor específica. O ramo de sorvetes apareceu com duas novidades: sorvete tailandês e com um produzido com produtos naturais. Até um conhecido “cachorrinho” dos quadrinhos tem uma franquia de café temática para chamar de sua no Brasil.

Já o segmento de Serviços Educacionais mergulhou fundo na revolução tecnológica. Na feira, temos exemplos de modelo de negócio baseado em aplicativo, aplicação de realidade aumentada na metodologia de ensino e suporte de um assistente pessoal dotado de inteligência artificial desenvolvido para o ensino do inglês. Outro exemplo interessante é uma rede voltada a aulas de reforço, de diferentes disciplinas, que utiliza a plataforma de educação do Google.

Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Rafael Machado – rafael@dfreire.com.br