Selo de Excelência em Franchising 2018: ABF anuncia marcas chanceladas e pesquisa revela importância do plano de negócios

Satisfação em relação à expectativa e efetivação do plano de negócios é um dos fatores com melhor avaliação na pesquisa feita com os franqueados das marcas inscritas;

Em sua 28ª edição, SEF teve recorde de inscrições e redes chanceladas.

São Paulo, 23 de abril de 2018 – Receber a aprovação dos franqueados, após uma detalhada pesquisa de satisfação envolvendo os mais relevantes aspectos da rede de franquias. Este é o principal objetivo das marcas que almejam obter o Selo de Excelência em Franchising (SEF), a mais importante chancela do mercado de franquias brasileiro. E em reconhecimento às redes que alcançaram tal desempenho, a ABF – Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar as marcas chanceladas neste ano (veja a lista completa abaixo).
Importante “termômetro” da gestão das redes, a Pesquisa do SEF 2018 indica que os maiores índices de satisfação dos franqueados com suas respectivas empresas franqueadoras estão relacionados à expectativa e efetivação do plano de negócios traçado. Associado a esse fator, os franqueados assinalaram, ainda, terem maior predisposição em abrir outras unidades da rede e em recomendar o mesmo negócio a outras pessoas.
 

 

O estudo aponta, ainda, que os franqueados também avaliaram positivamente a performance operacional e global das redes participantes do estudo, sinalizando mais uma vez a maturidade das marcas chanceladas (confira abaixo a metodologia da pesquisa e do Selo).
“Os principais resultados da Pesquisa do Selo este ano refletiram o trabalho das redes que conquistaram a chancela ao buscarem a excelência em suas gestões. Mais do que uma chancela, o Selo de Excelência em Franchising da ABF possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além do que, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade.
A análise da correlação entre as questões da pesquisa permite identificar outros fatores avaliados pelos franqueados. A satisfação geral do franqueado no último ano, em todos os aspectos da rede, tem uma alta correlação positiva com os seguintes fatores: a franqueadora buscar novas alternativas e soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da sua franquia; o suporte da franqueadora – treinamentos, reciclagem, consultoria de campo, manuais, sistemas, dentre outros, ou seja, tudo o que envolve o suporte; os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado – comitês, convenções, encontros regionais, Conselho, etc.; abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing promovidas pela franqueadora e a destinação dos investimentos para as ações de marketing.


Recorde de marcas participantes e chanceladas

Nesta 28ª edição do SEF, houve um recorde de redes participantes e chanceladas. Inscreveram-se 251 marcas, 248 concorreram à chancela (três participaram apenas da pesquisa) e 218 a conquistaram. Para tanto, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados, um recorde também. Para Décio Pecin, presidente da Comissão de Ética da ABF, “o Selo de Excelência em Franchising reafirma a altíssima relevância da chancela em nosso mercado, não só pela tradição, mas pela qualidade e segurança atreladas à ABF, entidade que representa o setor de franquias no Brasil. Destaco a importância dessa chancela ser proporcionada pelos próprios franqueados da rede por meio de pesquisa, de forma espontânea e verdadeira. Ao longo de sua história, o SEF desenvolveu e consolidou uma metodologia sólida, tornando-se também uma ferramenta de altíssimo valor agregado para a gestão da marca, relacionamento com franqueados e engajamento da rede. Outro ponto fundamental no processo é o próprio resultado da pesquisa em formato de relatório, entregue pela ABF a cada franqueador participante do processo. Portanto, a simples submissão da rede a esse escrutínio já é um benefício importante e a obtenção do Selo uma verdadeira vitória, ainda mais se lembrarmos que no Brasil operam mais de 2,8 mil redes franqueadoras. Logo, menos de 10% das redes possuem a honraria”.
A pesquisa do Selo traz, ainda, outros resultados qualitativos importantes. É o caso da maior média do Índice de Performance Global. De acordo com Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, “em relação a esse índice, os franqueados assinalaram sua aprovação à franquia escolhida, afirmando que teriam novas unidades, caso estivessem pensando em iniciar um novo negócio e indicariam esta mesma franquia a um amigo ou familiar que estivesse buscando uma oportunidade de negócio”.

Destaques por categoria

O Selo de Excelência em Franchising é dividido em três categorias. As marcas com ao menos dez franqueados e dois anos de atuação no mercado fazem parte da Categoria Pleno. De acordo com a pesquisa, o destaque do SEF 2018 nesta categoria é a rede Centro de Ensino Grau Técnico.
Marcas com no mínimo 30 unidades franqueadas e cinco anos operando no franchising integram a Categoria Sênior. Nela, segundo o estudo, a rede First Class obteve maior projeção.
Já as redes de maior porte e mais maduras do setor de franquias brasileiro estão reunidas na Categoria Máster. São marcas que contam com 60 ou mais unidades e operam no franchising há mais de dez anos. A rede que alcançou melhor performance nesta categoria, de acordo com a pesquisa da ABF, é a Influx English School.
Troféu especial

Para homenagear as marcas detentoras de Selos por vários anos, a ABF instituiu a entrega de um troféu especial. No 28º Selo de Excelência em Franchising, as redes homenageadas são:

Por 20 chancelas até 2018 - Ouro: Habib’s e Rei do Mate.
Por 15 chancelas até 2018 – Prata: Camarão & Cia., Casa do Construtor, Giraffas, Montana Grill, Morana, Multicoisas, PUC, Skill, Spoleto e The Kids Club.
Por 10 chancelas até 2018 – Bronze: AlphaGraphics, Chilli Beans, Guendai, Gordão Lanches, Influx English School, Instituto Embelleze, Megamatte, Onodera, Patroni Pizza, Prepara Cursos Profissionalizantes, Ragazzo, Risotto Mix e Santa Lolla.

 

Confira a lista completa das marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2018:


Informações para a Imprensa ABF Franchising:

Debora Freire – [email protected]
Rafael Machado – [email protected]
Regina Teixeira – [email protected]
Fabíola França – [email protected]
Marina Valeriano – [email protected]
Tel.: (11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br

 

SERVIÇO

27ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 27 a 30 de junho de 2018
 

Horário de Funcionamento:

Quarta-feira 27/06 – das 9h às 19h (horário especial Jogo do Brasil)
Quinta e Sexta 28 e 29/06 – das 13h às 21h
Sábado 30/06 – das 11h30 às 18h30


Preço do Ingresso Online:
R$ 70
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$80
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.


Informações ao público: (11) 3017-6800
Website: www.abfexpo.com.br
Fotos da edição de 2017: https://www.flickr.com/photos/[email protected]

 

Metodologia do SEFA

ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.


Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 27.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.