Investir em franquias é uma ótima oportunidade até para empreendedores inexperientes; saiba o por quê

Está pensando em abrir uma franquia, porém ainda tem receio de investir todo o aquele sagrado dinheirinho que acumulou por anos? Fique tranquilo! Nesse texto, iremos te provar por A mais B os motivos pelo quais as franquias são investimentos bastante seguros e com retorno (quase) garantido.

Primeiro que, ao abrir uma franquia, você estará investindo em um conhecimento adquirido ao longo de anos a fio. As franquias são modelos de negócios que já foram testados junto ao público. Ou seja, é possível prever, através de pesquisas mercadológicas, em que locais ela poder ter mais ou menos sucesso. Além disso, a franquia já conhece o perfil do seu cliente. Assim, é mais fácil atraí-los e criar produtos que satisfaçam esse consumidor.

Outro ponto relevante é que a marca franqueadora também já possui uma imagem construída, facilitando a identificação do negócio junto aos clientes. Ao comprar uma franquia, você passa também a ter acesso a todo o suporte que ela pode oferecer. Se algo não está saindo como o planejado, por exemplo, a franqueadora te prestará assistência e te orientará como proceder e reverter o quadro, se for preciso.

Antes de dar o início no negócio, para evitar possíveis surpresas desagradáveis, a franquia te apresentará um plano de negócio. Ele é essencial para que unidade cresça e se desenvolva alcançando objetivos e metas que darão sustentação e solidez à empresa, possibilitando que o franqueado também evolua nos negócios.

As franquias também contam com gestões colaborativas. Ou seja, há parcerias entre franqueados para conseguirem preços melhores entre os distribuidores, que são sempre homologados pela rede franqueadora, o que garante a qualidade do produto ou serviço na ponta final.

O olhar das redes de franquias também costuma estar sempre apontado para o futuro. Isso significa que a marca está sempre desenvolvendo novos produtos, serviços e modelos de negócio que atendam as especificações de clientes exigentes. Propagandas, publicidade, marketing e outras ferramentas de divulgação dos produtos são realizados por equipes competentes das redes.

E apesar de tudo isso, a razão social do negócio é totalmente nova. Dessa forma, garante-se que o franqueado tenha independência jurídica e até financeira sobre a sua unidade.

Com tudo isso, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só cinco a cada cem franquias abertas fecham até o segundo ano de operação. O número representa uma taxa de mortalidade em torno de 5% em 24 meses. De acordo com um estudo do Sebrae elaborado em 2016, entre as empresas comuns, o índice de mortalidade é de 23%. Ou seja, a cada cem empresas abertas, 23 fecham até o segundo ano de funcionamento.

Se o prazo for estendido, o número é ainda mais significativo. Na avaliação da ABF, com base nos estudos do Sebrae, a cada 100 empresas que abrem, pelo menos 75 fecham antes de completar 10 anos. No franchising, a cada 100 franquias abertas, apenas 15 encerram suas operações no mesmo período.

 

Investimento seguro
Fizemos um exercício de cálculo para observar como pode ser vantajoso investir em franquias. Segundo a ABF, a maioria das redes de franquias que atuam no mercado brasileiro oferecem a possibilidade de que o franqueado recupere o investimento aportado na franquia em até 30 meses. Se observarmos uma unidade que custa, por exemplo, R$ 200 mil, isso significa que até recuperar todo o investimento o franqueado terá uma rentabilidade (caso os resultados da franquia seguirem de acordo com o plano) aproximada de 3,3% ao mês. Essa taxa é maior que a maioria das carteiras de investimento oferecidas pelas instituições e corretoras financeiras no Brasil. Mas, claro, em um caso você terá que trabalhar pelo crescimento dessa renda. No outro, basta aportar o recurso e aguardar ele se rentabilizar.

De acordo com o site do Banco Central, atualmente a rentabilidade de títulos indexados, a exemplo do Tesouro Nacional, pode chegar a 5,8% ao ano. Se o título for pré-fixado, esse indicador pode chegar a 10% ao ano. Em ambos os exemplos a rentabilidade de uma franquia é significativamente maior.

Para o vice-presidente da ABF, André Friedheim, há uma grandíssima diferença entre se investir em uma carteira de investimentos a exemplo de títulos públicos e ações e se investir em franquias. Apesar disso, é possível comparar as rentabilidades.

“A chance de acerto com uma franquia é de cerca de cinco vezes maior se comparado à uma empresa comum. Sem falar que a franquia conta com ganho de escala, tem propaganda própria e uma rede colaborativa de negócios em que o franqueado usufrui das informações. É claro que há um risco, como em qualquer negócio. Porém, é possível dizer sim que se o franqueado seguir todas as instruções da rede e trabalhar bastante, fica consideravelmente seguro investir em franquias”.
 

Mercado estável

Ao contrário da economia como um todo, o mercado de franquias é relativamente estável. Desde que surgiu no Brasil, em meados dos anos 90, o franchising nunca recuou. Ou seja, sempre houve crescimento.

Em 2017, por exemplo, um ano conhecidamente difícil para as finanças do País, o mercado de franquias faturou R$ 163 bilhões. O montante representa um crescimento de 8,1% sobre o ano anterior. E para esse ano, segundo a ABF, o setor deve registrar um novo avanço entre 8% a 10%.

Já no primeiro trimestre deste ano, também segundo a associação, o mercado de franquias cresceu 5,1%, na comparação com o mesmo período de 2017. Ao todo, as redes faturaram R$ 38,7 bilhões nos três primeiros meses de 2018.


Informações para a Imprensa ABF Franchising:

Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Rafael Machado – rafael@dfreire.com.br
Regina Teixeira – regina@dfreire.com.br
Fabíola França – fabiola@dfreire.com.br
Marina Valeriano – marina@dfreire.com.br
Tel.: (11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br

 

SERVIÇO

27ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 27 a 30 de junho de 2018
 

Horário de Funcionamento:

Quarta-feira 27/06 – das 9h às 19h (horário especial Jogo do Brasil)
Quinta e Sexta 28 e 29/06 – das 13h às 21h
Sábado 30/06 – das 11h30 às 18h30


Preço do Ingresso Online:
R$ 70
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$80
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.


Informações ao público: (11) 3017-6800
Website: www.abfexpo.com.br
Fotos da edição de 2017: https://www.flickr.com/photos/134212753@N06

 

Metodologia do SEFA

ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.


Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 27.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.