10 dicas para escolher a franquia ideal e fazer acontecer

O segmento de Franchising cresceu 8% em 2017, atingindo 163,319 bilhões de faturamento. Isso não significa que se você empreender terá satisfação, reconhecimento e lucro garantido. É necessário ter cuidados para escolher a franquia ideal. E esses cuidados começam antes de escolher e abrir o negócio.

O risco diminui muito quando você se questiona e faz uma escolha assertiva alinhada as suas expectativas, tanto de investimento e lucratividade quanto ao perfil e habilidades.

O Franchising se consolida anualmente e desperta um forte desejo em quem quer empreender, isso porque o modelo une o sonho de ter o negócio próprio à oportunidade de atuar com uma marca consolidada, reconhecida ou com potencial de desenvolvimento.

Para esse negócio não se transformar em um pesadelo, vamos dar dicas para você escolher a Franquia Ideal.

1 – ANÁLISE PESSOAL

Se questione, faça uma avaliação consciente: o que você gosta de fazer?
Quais são os seus sonhos?
O quanto você está disposto a se dedicar em tempo e dinheiro para esse novo negócio?
Está preparado para seguir normas e padrões estipulados pelo Franqueador?

 

2 – MERCADO DE ATUAÇÃO

Quais são os negócios que poderão ter sucesso na região que você pretende atuar?
E o poder aquisitivo das pessoas que trabalham na região?

 

3 – POSSIBILIDADES

Qual a sua disponibilidade de investimento?
Você está disposto a operar o negócio sem ter nenhuma retirada nos primeiros meses?
Analise os risco e o prazo de retorno do investimento.

 

4 – OPORTUNIDADES

Investigue bastante, pesquise em sites, redes sociais, guias, participe de feiras e eventos.
Agora é o momento de pesquisar o mercado com profundidade.

 

5 – FRANQUEADOR

Busque informações sobre o franqueador e a credibilidade da marca que você deseja operar.
Pergunte quais os suportes que a franqueadora oferece aos franqueados.

 

6 – FRANQUEADOS

Aqui existe uma grande oportunidade de você visitar e conversar com alguns franqueados da rede.
Questione, eles poderão colaborar com informações relevantes do dia a dia do negócio.

 

7 – CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIAS

A COF é o documento descrito na Lei 8.955.
Você deverá receber no final do Processo de Seleção e perante a lei, terá 10 dias antes de efetuar qualquer pagamento para analisar e esclarecer as dúvidas.
Na COF você irá encontrar as informações quanto a Marca, ao investimento, responsabilidades, mix de produtos ou serviços, taxas entre outros.

 

8 – CONTRATO

Estude a Minuta do Contrato com muita cautela.
Encaminhe para um advogado especializado em franchising para auxiliá-lo.
Importante você ter clareza do papel e obrigação das partes: franqueado e franqueador.

 

9 – DECISÕES

Respire, investigue, pense bastante antes de investir dinheiro, dedicação e tempo no seu novo negócio.

 

10 – TENNHA CERTEZA DO PAPEL DAS PARTES

Você terá que seguir as regras e os padrões estipulados pela Franqueadora, nunca se esqueça disso!

 

Sempre existirão oportunidades de investimentos no setor do Franchising, mas busque aquela que se encaixa no seu perfil e nas expectativas de retirada.

Não pule etapas, siga os passos para escolher a Franquia Ideal para você gerir com vontade aumentando as chances de sucesso.

 

Fonte : Portal do Franchising - 20/04/2018


Informações para a Imprensa ABF Franchising:

Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Rafael Machado – rafael@dfreire.com.br
Regina Teixeira – regina@dfreire.com.br
Fabíola França – fabiola@dfreire.com.br
Marina Valeriano – marina@dfreire.com.br
Tel.: (11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br

 

SERVIÇO

27ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 27 a 30 de junho de 2018
 

Horário de Funcionamento:

Quarta-feira 27/06 – das 9h às 19h (horário especial Jogo do Brasil)
Quinta e Sexta 28 e 29/06 – das 13h às 21h
Sábado 30/06 – das 11h30 às 18h30


Preço do Ingresso Online:
R$ 70
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$80
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.


Informações ao público: (11) 3017-6800
Website: www.abfexpo.com.br
Fotos da edição de 2017: https://www.flickr.com/photos/134212753@N06

 

Metodologia do SEFA

ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.


Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 27.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.