A Tintas MC, maior rede de lojas de tintas da América do Sul, participa da ABF Franchising Expo 2024, que acontece em São Paulo, de 26 a 29 de junho. Essa edição é muito especial para a rede, já que a marca acaba de completar 60 anos de atividades.
Durante os quatro dias de feira a Tintas MC espera atender uma média de 100 leads (interessados pela franquia) e converter 30% desse total em novas unidades. Para atrair os novos parceiros, a rede oferecerá o projeto arquitetônico da loja para quem fechar negócio durante a feira, cashback e ainda oferece linhas de créditos com taxas mais baratas.
Com um faturamento de R$ 563 milhões, a Tintas MC quer fechar o ano de 2024 com R$ 680 milhões de faturamento e com 300 unidades abertas.
Para alcançar esse objetivo, Renato Sá quer crescer através de novas franquias, por todo Brasil e com a aquisição de redes tinteiras.
No ano passado a empresa adquiriu três redes de lojas de tintas em Santa Catarina: Colormar (5 lojas), Casa da Pintura (2 lojas) e Bigaçu (2 lojas), redes localizadas em Florianópolis, Biguaçu e São José, respectivamente. O investimento feito para essas aquisições foi de R$ 10 milhões e levou cerca de um ano para ser concluído.
“A empresa realizou várias pesquisas para identificar as oportunidades de compra, além de muitas reuniões com players da região que nos ajudaram nas análises. E esperamos ter o retorno desse investimento em 24 meses”, explica Renato Sá.
Já neste ano, a marca entrou de forma mais forte no Estado da Bahia. A empresa fechou uma fusão com a rede local D´Cores, presente no Estado com quatro unidades (Lauro de Freitas, Alagoinhas e duas em Salvador). A D´cores está no mercado baiano há seis anos e tem um faturamento anual de R$ 10 milhões.
Marca própria, veio para chancelar a força da rede
Sempre atenta a todas as movimentações do mercado e do varejo, a empresa anunciou o lançamento da marca própria de tintas, denominada Tintas MC, em agosto de 2023. Segundo o CEO da rede, a empresa se preparou muito para esse momento. “Nossa expertise está totalmente voltada para o mercado tinteiro, sempre visando o consumidor, o lojista e o pintor. Essa é a tríade que move a Tintas MC”, explica.
Sem informar o valor exato, mas confirmando que foram investidos alguns milhões de reais, entre planejamento, produção e lançamento, o CEO da rede se mostra muito otimista quanto ao produto, pois o mercado e os profissionais aceitaram muito bem a nova marca. “Vamos apresentar muitas novidades ainda, o setor pode esperar que coisas muito boas estão por vir”, diz.
Nesses primeiros 8 meses, a rede comercializou mais de 1,5 milhões de litros da marca, atingindo suas expectativas para o período. No primeiro ano, a rede espera que a marca própria ultrapasse os 20% de participação nos negócios da rede, trazendo um volume de vendas acima de R$ 50 milhões.
Rede cria a startup Toc Toc, que aproxima ainda mais a marca do consumidor final
O Toc Toc é uma plataforma digital que nasceu em abril de 2023, e veio para revolucionar a jornada do cliente que quer contratar um serviço de pintura. A startup faz parte do Grupo Aliar, que detém, também, a marca Tintas MC. Aliás, a startup nasceu da observação do CEO do Grupo, Renato Sá, que viu uma enorme dor do cliente final.
A startup iniciou como um aplicativo que facilitava todo o processo de contratação de um pintor. Mas, no decorrer dos meses eles perceberam que se democratizasse ainda mais esse serviço, poderiam alcançar um número maior de interessados. Assim, o serviço migrou para o WhatsApp, onde o cliente faz da consulta até o fechamento do negócio. Essa mudança fez com que as consultas pelo serviço aumentassem em 60%.
Dentro desse canal o cliente manda o vídeo da área que será pintada, recebe o orçamento, escolhe o profissional que executará a obra e, também, pode comprar todo material, se assim quiser.
Hoje, o atendimento é feito em todo Estado de São Paulo. Foram realizadas 42 obras que proporcionaram um faturamento de R$ 500 mil em 2023. Para 2024, a expectativa de faturamento é de R$ 700 mil e 80 obras.
Sobre o negócio
A rede possui três modelos de negócios: Tradicional, Shop in Shop e Conversão de Loja
· Investimento – a partir de R$ 450 mil (loja tradicional)
· Taxa de franquia – R$ 60 mil
· Faturamento médio mensal - a partir de R$ 180 mil (até 2 anos) e R$ 350 mil (a partir de 30 meses)
· Lucro médio mensal – de 10% a 12%
· Retorno – 24 a 36 meses
· Número de unidades – 220