Negócios promissores para investir em 2021

Ficar de olho nas tendências do mercado é fundamental para ter um negócio de sucesso.

Se você está pensando em começar o seu próprio negócio, pare e avalie como estão as coisas ao seu redor.

Quais as oportunidades que tem na cidade onde você quer investir? Como está o mercado? Quais são as expectativas dele a longo prazo?

O ano de 2020 trouxe bastante mudança para o mercado e também para os consumidores, que se adaptaram à nova realidade do mercado.

Um exemplo são o delivery e o e-commerce, que antes eram vistos como uma opção para muitas empresas.

Hoje se tornaram parte da vida dos consumidores e, consequentemente, uma obrigação para as empresas que querem se manter bem no mercado.

Para você ter uma ideia, o e-commerce brasileiro cresceu 56,8% de janeiro a agosto de 2020 se comparado com o mesmo período de 2019 e registrou um faturamento de R$ 41,92 bilhões.

 

Quais os negócios promissores em 2021?

Há muitos negócios promissores para investir em 2021.

Mercia Machado Vergílio, consultora da GSPP SP, destaca alguns ramos que tiveram destaque em 2020 e devem continuar ganhando notoriedade em 2021.

“O mercado Pet cresceu muito nos últimos meses. Negócios voltados a melhorias das residências, seja decoração ou reforma e construção civil também cresceram. Aqui podemos incluir jardinagem que teve destaque nestes meses em que as pessoas passaram a trabalhar de casa. Negócios que oferecem serviços e soluções em atendimento tiveram crescimento”, explica Mércia.

 

O especialista em franquias Neander Souza, da NDR Business, aponta que em 2021 os empreendedores podem acelerar a economia nos nichos:

  • Investimento coletivo;
  • Comércio Eletrônico;
  • Revenda de produtos;
  • Petshop;
  • Alimentação Saudável;
  • Mediação e acordos de conflitos.

Investimento coletivo será uma grande saída para injetar dinheiro na economia para construção de novos negócios. Já é possível pequenos investidores fazerem parte de grandes negócios na categoria de ‘sócio investidor’ junto com um multifranqueado profissional”, explica Neander.

 

Negócios promissores em 2021: investindo com segurança


Para ter certeza que seu negócio é uma boa opção de investimento, é preciso pesquisar muito.

Analisar toda a documentação da franquia e seu histórico é essencial para não cair em nenhuma cilada.

Mas há outros fatores que também podem interferir no sucesso do negócio.

 

Ter um plano de negócios, um bom projeto que dê uma experiência interessante aos clientes, é sempre um ponto forte. Se possível fazer benchmarking (avaliar o negócio quanto a concorrência) pode trazer informações valiosas para um novo negócio. Atualmente, há valorização para negócios que têm responsabilidade social e ambiental em seu DNA, isto ajuda a ter mais seguidores da marca”, explica Mércia.

 

Já Neander destaca alguns pontos que os empreendedores devem se atentar:

  • Custos operacionais;
  • Ter um controle financeiro rígido;
  • Gerenciamento do time de colaboradores;
  • Análise da concorrência;
  • Ter um marketing digital adequado ao negócio;
  • Identificar as falhas e corrigi-las imediatamente.

 

Toda atividade empresarial envolve riscos, o objetivo das empresas é obter lucro e ótima rentabilidade. Sabendo disso, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio”, completa.