Notícias do Franchising

Aqui você conhece as inovações, acompanha tendências e fica por dentro das novidades do mercado.

Receba também todas as notícias do setor no seu e-mail.


Destaques da Semana

Entenda o que é franquia financeira e as vantagens de investir em uma

Uma franquia financeira ou franquia de crédito irá ofertar serviços bancários pouco explorados pelas instituições financeiras, como empréstimos consignado e pessoal, cartão consignado, portabilidade, consórcios, seguros, financiamento e refinanciamento.

Mudanças e os riscos que franqueadores correm por não seguirem a Nova Lei de Franquia

Em vigor desde o dia 27 de março de 2020, a Nova Lei de Franquia (Lei n.° 13.966/2019) proporciona mais segurança para se investir no franchising.

Seja para franqueados – com novas regras na transparência da COF (Circular de Oferta de Franquia)- ou para franqueadores – com cláusulas que abrangem tanto a proteção de imagem quanto a não utilização de seu know how por terceiros – a Nova Lei de Franquia prioriza a segurança de todos e traz punições para aqueles que não a cumprem.

O que sua rede sabe sobre sua cadeia de valor?

Tudo mudou, desde a concorrência, as formas de atuação, os hábitos dos clientes e a necessidade de um aprofundamento sério no modelo de gestão das redes.

Quantas redes grandes e médias, de fato, já se debruçaram sobre sua cadeia de valor, do planejamento à execução?

Com raras exceções, o que vemos é que o sistema de franchising é ainda cercado de certos paradigmas que o mantêm afastado dos melhores modelos de gestão, como se a franqueadora e a rede pudessem atuar muitas vezes desassociadas, ancoras em contratos, muito mais do que em uma gestão integrada de fato.

Os multifranqueados e suas multiqualidades

A primeira vez que vi o conceito “multifranqueado” foi em uma das feiras da International Franchise Association, lá pelos anos 90, onde um franqueado individual do Japão havia formado um grupo de mais de 1.200 unidades e acabara de abrir o capital na Bolsa local, com o objetivo de comprarem novas franquias e de várias marcas, sendo todas no ramo de alimentação.

Sabia que aquele franqueado com múltiplas unidades estava se saído muitíssimo bem, mas me surpreendi como os franqueadores das diversas marcas que o franqueado operava conviviam harmonicamente com esta realidade.


Retorno financeiro de franquia: quanto tempo leva para recuperar o seu investimento

Também conhecido pela expressão “payback”, o prazo de retorno financeiro de uma franquia sempre dependerá de circunstâncias variáveis e, por isso, cada segmento e tipo de negócio terão um prazo a ser passado pela franqueadora. As redes de franquias precisam dar uma estimativa de tempo para que você receba o retorno do seu investimento inicial e sua franquia comece a gerar lucros. Esse prazo é baseado em fatores como o histórico de resultados, expectativa de vendas, faturamento e lucro líquido, know-how da empresa, estudo da localidade e tipo de negócio.


Qual é o momento certo para abrir uma franquia?

Investir em um negócio próprio envolve grandes decisões a serem tomadas, e no caso das franquias não é diferente! É necessário avaliar com prudência qual é o momento certo para abrir uma franquia, visando diminuir os riscos do investimento e aumentar as chances de ter um negócio bem sucedido. Sabemos como o modelo de franquias proporciona inúmeros benefícios para o empreendedor no seu posicionamento mercadológico e na gestão do negócio. Contudo, apesar das seguranças que as franquias podem oferecer, também é importante se atentar ao momento individual do empreendedor, ao capital disponível e ao cenário atual do mercado.


Negócios promissores para investir em 2021

Ficar de olho nas tendências do mercado é fundamental para ter um negócio de sucesso. Se você está pensando em começar o seu próprio negócio, pare e avalie como estão as coisas ao seu redor. Quais as oportunidades que tem na cidade onde você quer investir? Como está o mercado? Quais são as expectativas dele a longo prazo? O ano de 2020 trouxe bastante mudança para o mercado e também para os consumidores, que se adaptaram à nova realidade do mercado.