Notícias do Franchising

Aqui você conhece as inovações, acompanha tendências e fica por dentro das novidades do mercado.

Receba também todas as notícias do setor no seu e-mail.

Destaques da Semana

10 dicas de como abrir um negócio próprio

Então quer dizer que você é novo nesse mundo de negócios?

Pois seja muito bem-vindo!

Investir em um novo negócio é abrir uma porta cheia de oportunidades para você!

Com certeza você vai se aventurar, aprender, além de se realizar profissionalmente.

Separamos 10 dicas para você que vai abrir o seu primeiro negócio. Confira:

O suporte da franqueadora e a responsabilidade do franqueado: quais são os limites?

As franqueadoras estão vivendo um momento de tensão – e pressão. Lojas fechadas por decreto, faturamento em declínio há mais de um ano, negociações difíceis de aluguéis e reduções de arrecadação de taxas de royalties e fundo de propaganda desestruturam as marcas e tornam as relações entre a franqueadora e a rede franqueada bastante frágeis.

Você sabe o que é o verdadeiro empreendedorismo?

A palavra “empreendedorismo” virou moda nos tempos de hoje, muitas vezes tendo como ponto de vista somente a abertura de um negócio, sem nem mesmo saber o que de fato é empreender.

Empreender vai além de muita coisa, tem a ver com nosso propósito de vida. Então, se não soubermos de fato porque queremos empreender, a chance de se decepcionar é muito grande porque nem sempre ganhamos dinheiro com o empreendedorismo.

Franquias e o processo de escolha

Todos sabemos o quão difícil e burocrático é manter um negócio de longo prazo no Brasil. É preciso reconhecer uma oportunidade e entender se o setor ainda possui mercado a ser explorado, ao mesmo tempo em que é necessário promover mudanças para se manter atual, de forma a responder às necessidades do mercado. Se atualizar, fazer bom uso da tecnologia e ajustes na identidade visual para padronização das lojas também são fundamentais para o sucesso do negócio.

Retorno financeiro de franquia: quanto tempo leva para recuperar o seu investimento

Também conhecido pela expressão “payback”, o prazo de retorno financeiro de uma franquia sempre dependerá de circunstâncias variáveis e, por isso, cada segmento e tipo de negócio terão um prazo a ser passado pela franqueadora. As redes de franquias precisam dar uma estimativa de tempo para que você receba o retorno do seu investimento inicial e sua franquia comece a gerar lucros. Esse prazo é baseado em fatores como o histórico de resultados, expectativa de vendas, faturamento e lucro líquido, know-how da empresa, estudo da localidade e tipo de negócio.

Qual é o momento certo para abrir uma franquia?

Investir em um negócio próprio envolve grandes decisões a serem tomadas, e no caso das franquias não é diferente! É necessário avaliar com prudência qual é o momento certo para abrir uma franquia, visando diminuir os riscos do investimento e aumentar as chances de ter um negócio bem sucedido. Sabemos como o modelo de franquias proporciona inúmeros benefícios para o empreendedor no seu posicionamento mercadológico e na gestão do negócio. Contudo, apesar das seguranças que as franquias podem oferecer, também é importante se atentar ao momento individual do empreendedor, ao capital disponível e ao cenário atual do mercado.

Negócios promissores para investir em 2021

Ficar de olho nas tendências do mercado é fundamental para ter um negócio de sucesso. Se você está pensando em começar o seu próprio negócio, pare e avalie como estão as coisas ao seu redor. Quais as oportunidades que tem na cidade onde você quer investir? Como está o mercado? Quais são as expectativas dele a longo prazo? O ano de 2020 trouxe bastante mudança para o mercado e também para os consumidores, que se adaptaram à nova realidade do mercado.