ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Mercadão dos Óculos apresentará nova experiência de compra no segmento óptico na ABF Expo Franchising 2024

Totem digital realiza visagismo e mapeamento da visão do cliente, identificando o formato de armação e lente ideais em até 5 minutos

 

São Paulo, junho de 2024 – O Mercadão dos Óculos, rede de óticas e uma das 30 maiores franquias do país, anuncia a participação na ABF Franchising Expo 2024, entre os dias 26 e 29 de junho. Na ocasião, a marca apresentará um totem digital revolucionário no segmento óptico, que promoverá uma nova experiência de compra no segmento óptico, além dos três modelos de negócio: super fit, fit e tradicional.

 

“A ABF Franchising Expo 2024 é uma oportunidade de criar novas conexões, compartilhar conhecimentos e identificar as principais tendências e inovações do setor”, comenta Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

 

Totem digital

Em até 5 minutos, a ferramenta realizará o visagismo e o mapeamento de visão do cliente. Com base em informações personalizadas, ele saberá qual é o formato de armação e lente ideal para sua necessidade, promovendo uma compra inteligente.

 

O visagismo é uma abordagem que analisa os traços do rosto. Em uma compra de óculos, a técnica indica o melhor formato de armação, que pode ser quadrada, redonda, oval. Já o mapeamento de visão inclui testes de acuidade visual, refração, campo visual. Esses dados ajudam a encontrar lentes personalizadas para o perfil do cliente.

 

“Trata-se de algo inovador no segmento óptico, em que as lojas começarão a prestar uma verdadeira consultoria para o cliente”, comenta Cesar Lucchesi, diretor de novos negócios da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

 

Lucchesi ainda destaca as vantagens da nova tecnologia para que o cliente realize uma compra inteligente. “Por meio do totem digital, o cliente recebe todas as informações que precisa, de forma clara e objetiva, para fazer a melhor compra. Ele sai da loja com o que precisa, nem mais, nem menos”, diz o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

 

Modelos de negócios

Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com mais de 750 lojas e oferece três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.

 

“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da franquia Mercadão dos Óculos.

 

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui cerca de 3.067 municípios com até 15 mil habitantes.

 

Prêmios e certificações

Em 2023, a rede de óticas Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.

 

Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.

 

Como adquirir uma unidade

Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.

 

Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.

 

Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes)

Investimento: R$ 150 mil

Taxa de franquia: R$ 40 mil

Capital de Giro: R$ 8 mil

Area média para instalação: 20m² a 25m²

Faturamento médio anual: R$ 600 mil

Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses

 

Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes)

Investimento: R$ 190 mil

Taxa de franquia: R$ 55 mil

Capital de Giro: R$ 12 mil

Área média para Instalação: 25m² a 45m²

Faturamento médio anual: R$ 800 mil

Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses²

 

Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes)

Investimento: a partir R$ 250 mil

Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil

Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil

Área média para Instalação: 40m² a 70m²

Tipo de negócio: Ótica

Ano de fundação: 2012

Ano de fundação do franchising: 2013

Número de funcionários: 4

Número de unidades próprias: 0

Royalties: 5% sobre o faturamento

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio anual: R$ 1 milhão

Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses

 

Sobre o Mercadão dos Óculos

O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas com mais de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br

 

Leonardo Guariso

Assessor de Imprensa

11 98209.7606

[email protected]

www.gcomunicacao.com

 

 

Gabriel Pinheiro 

Analista de Comunicação

(11) 99662-8090

[email protected]

www.gcomunicacao.com