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De acordo com dados do Sebrae, a localização inadequada leva ao fechamento de 37% das lojas
Para crescer, qualquer negócio precisa de um planejamento comercial robusto, capaz de apontar os melhores caminhos, oportunidades e os desafios que serão encontrados a médio e longo prazo. Com as franquias não é diferente. Nem sempre é fácil mapear todas as diretrizes necessárias para iniciar um negócio, e muitas redes de franquias não possuem informações suficientes para projetar a receita que seus franqueados poderão obter em uma nova loja. Em meio a dúvidas, franqueadores têm investido em ferramentas que usam IA para descortinar as incertezas dos empreendedores e projetar, até mesmo, o potencial de vendas do novo ponto comercial.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o número de redes chegou a 3.311, crescimento de 7,6% em relação a 2022. A taxa média de abertura de novas operações atingiu 17,3% no ano passado, ante 14,9% em 2022. Apesar dos números positivos, a possibilidade de fechamento logo nos primeiros anos da operação assombra os empreendedores. Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostram que a falta de planejamento causa o fechamento de 17% das empresas de pequeno porte e 21,6% das microempresas observadas durante cinco anos.
A localização inadequada para o negócio também tem peso relevante, levando ao fechamento de 37% das lojas. Basear as escolhas em dados concretos e confiáveis minimiza uma série de riscos associados ao negócio, como o tempo gasto no processo de escolha do local, o trabalho de campo e as viagens para viabilizar o novo empreendimento, além do investimento financeiro. Com um estudo detalhado da projeção de vendas do novo ponto, é possível ter uma compreensão clara da demanda que existirá pelo produto ou serviço, fazendo com que os riscos de uma abertura em local inapropriado sejam mitigados.
Para cruzar todas as variáveis de mercado com as do cliente e mostrar o real impacto no desempenho de uma nova unidade, a Geofusion, líder em inteligência geográfica de mercado, apresenta durante a ABF Expo Franchising 2024 a ferramenta Calculadora de Previsão de Vendas. A solução, que utiliza Inteligência Artificial, promete ser uma aliada dos tomadores de decisão não apenas na análise do potencial e da viabilidade de abertura de novas lojas. A partir das análises geradas, também é possível obter uma previsão do quanto cada loja vai de fato faturar, com alto grau de acerto.
O processo é feito de maneira personalizada para atender aos objetivos de negócio de cada cliente. A partir de uma análise detalhada e minuciosa de uma equipe de cientistas de dados e consultores especialistas em location intelligence, são extraídas informações para construir modelos de previsão de vendas personalizados. Após a validação dos modelos pelo cliente, no dia a dia, a ferramenta é capaz de prever, em poucos segundos, o faturamento do ponto e calcular a previsão de vendas, em reais, proporcionando mais segurança na escolha do melhor ponto. Além disso, permite otimizar a gestão da rede de lojas existentes, alcançando o máximo potencial de faturamento calculado para cada unidade.
“A Calculadora de Previsão de Vendas é a junção de vários motores de inteligência geográfica baseados em diversas variáveis de mercado para proporcionar às redes de varejo e serviço segurança, agilidade e padronização nas avaliações de mercado. Além da escolha de novos locais para a abertura de lojas, também apoia a gestão das unidades já existentes para otimizar a receita dentro do potencial previsto. É uma ferramenta-chave no apoio à tomada de decisão e direcionamento dos esforços de trabalho dos times de expansão, inteligência de mercado, e outros envolvidos no processo de abertura de novas unidades e gestão da rede”, explica Valéria Duarte, VP de Marketing da Geofusion.
Utilizando uma metodologia própria e personalizada para cada cliente, a Calculadora de Previsão de Vendas é capaz de analisar diversos fatores, como eventos que podem gerar impactos no negócio, sejam eles positivos ou negativos. Também leva em consideração o posicionamento dos concorrentes, canibalização de lojas da mesma rede, áreas de influência, perfil dos consumidores, potencial de consumo da região, características da população, renda das famílias que vivem no entorno, circulação de pessoas pela região, entre outras análises. Por se tratar de machine learning, com a atualização frequente dos dados da Geofusion e do cliente, as previsões ganham ainda mais assertividade com o tempo.
“Com mais de 25 anos de mercado, a empresa já aplicou seus processos e metodologias para estudos de expansão de varejo em mais de 1 mil clientes, e ao acompanhar as empresas em seus desafios de aberturas das unidades, investiu em uma ferramenta de Inteligência Artificial que pudesse simular a complexa decisão de abertura de uma loja em qualquer lugar do Brasil e fornecer informações sobre a previsão de vendas em poucos segundos. Além disso, proporciona melhorias na gestão das lojas já existentes para que elas atinjam o potencial real de faturamento calculado”.
Duarte ressalta que a ferramenta mapeia pontos físicos na rua, shoppings abertos ou em fase de inauguração, possibilitando ao franqueado uma análise ampla das variáveis e das oportunidades na região. “No processo de escolha de um ponto comercial, o franqueado busca orientações claras para tomar a melhor decisão e na gestão da rede, pode entender como extrair os melhores resultados de cada unidade aberta. O franqueador que demonstra possuir ferramentas de projeções baseadas em inteligência artificial ganha a confiança desse empreendedor”, avalia.
Sobre a Geofusion
Geofusion Intelligence é agora uma solução da empresa Cortex. Líder em soluções de inteligência geográfica de mercado e com mais de 25 anos de experiência, oferece a centenas de redes de varejo soluções com inteligência embarcada que permitem tomar decisões mais bem informadas para ações relacionadas ao crescimento, como abertura de novas unidades, gestão de território de vendas, mix de produtos, previsão de vendas por localização, dentre outras. Somente entre as franqueadoras clientes, mais de 50 mil lojas utilizam ou já utilizaram suas soluções no Brasil.