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Segundo dados da ABF, a localização de operações de franquia da modalidade Outros (que envolve negócios como mercados autônomos, operações em prédios comerciais, postos de combustível, condomínios residenciais, store in store, hospitais e clubes esportivos) passou de 5,2% para 11,7%
O cenário de negócios de proximidade tem mostrado um crescimento expressivo no setor de franquias. Essa tendência de crescimento em prédios comerciais, postos de combustível e condomínios residenciais mostra necessidade de estar presente em locais estratégicos e de fácil acesso para os consumidores.
Esse movimento impulsiona a economia local e oferece novas oportunidades para empreendedores que buscam investir em franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em relação a localização da operação de franquia, a categoria Outros (que envolve negócios como mercados autônomos, operações em prédios comerciais, postos de combustível, condomínios residenciais, store in store, hospitais e clubes esportivos) saltou de 5,2% para 11,7% do total de pontos.
“O boom desta categoria está muito associado ao crescimento de redes de conveniência, minimercados autônomos, cafeterias, modelos compactos e microfranquias de forma geral. Isso mostra a capacidade de reinvenção do setor, não apenas em termos de formato, mas na disposição de desenvolver operações que vão aonde o consumidor está,” explica Tom Moreira, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Dentre as franquias que se destacam nessa categoria estão os minimercados autônomos, franquias store in store e alimentação. Confiram o que 20 marcas de franquias que buscam levar seus negócios mais próximo aos consumidores vão apresentar na ABF Franchising Expo 2024:
Apolar Imóveis - A Apolar Imóveis, com mais de 50 anos de atuação no Paraná e presente em Santa Catarina, pretende expandir para as maiores capitais do Brasil, como São Paulo, e também no Paraguai. Como estratégia de expansão e proximidade, a franqueadora sempre realiza um estudo da região que mais necessita de imóveis no período e prioriza manter um franqueado em cada bairro ou região, o que torna um atendimento especializado de acordo com o perfil de cada local. Com o propósito de gerar valor, uma parceria com a Mais1.Café, que foi a união de duas franqueadoras de Curitiba, que atinge níveis nacionais, para oferecer soluções efetivas e diferentes, mas para o mesmo cliente. Localizadas dentro de algumas unidades das franquias da Apolar, a união com a Mais1.Café é justamente uma forma prática de o cliente adquirir dois serviços em um mesmo local. Ainda dentro das iniciativas de aproximação, a marca também está presente no Condomínio Alphaville, em Pinhais-PR, para que o público também tenha essa facilidade. Atualmente, a Rede Apolar possui mais de 70 lojas e 100 pontos de atendimento, com mais de 20 mil imóveis cadastrados para venda e locação, e planeja alcançar 200 pontos de atendimento até o fim de 2024.
Bin - A Bin, marca própria de adquirência da Fiserv, (NYSE:FI), líder global em pagamentos e tecnologia financeira, conecta suas soluções diretamente ao consumidor pela possibilidade de estar presente em qualquer ponto de venda, seja mercado de bairro, autônomo, posto de gasolina, entre outros. A Bin lançou seu modelo de franquia em 2019, com soluções de pagamentos que vão desde máquinas para lojas físicas e delivery até soluções digitais de pagamentos com cartão não presente. Com investimento inicial a partir de R$ 16 mil e retorno estimado entre 12 e 24 meses, suas principais vantagens são facilidade de reposição, soluções prontas para uso com todas as atualizações, manuais e automações disponíveis. Além disso, como a metodologia da Fiserv é específica, a oportunidade pode ser considerada para quem nunca atuou nesse segmento, mas quer se capacitar.
Bio Mundo - A Bio Mundo vem se destacando no cenário de franquias ao adotar diversas estratégias para se aproximar dos consumidores onde quer que estejam. Há 8 anos no mercado, com mais de 150 lojas espalhadas pelos 19 estados do Brasil, a rede inovou em sua estrutura para estar cada vez mais próximo de todos os públicos. Com forte presença no delivery, a marca utiliza parcerias com aplicativos de entrega para levar produtos naturais diretamente às casas dos clientes, além de firmar parceria com uma grande rede de supermercados, facilitando o acesso do consumidor durante as compras diárias. Essa proximidade é reforçada pela atuação eficaz nas redes sociais, onde a Bio Mundo engaja seu público com campanhas sazonais, promoções personalizadas e pontos de venda (PDV); temáticos direcionados a cada mês do ano, sempre focando em atender às necessidades e preferências dos clientes.
Bob’s - O diferencial do Bob’s, primeira rede de fast food e de franquias de alimentação do Brasil, está em modelos de negócios adaptáveis e em cidade com até 80 mil habitantes, além das lojas de rua, shoppings e drive-thrus, que permitem o investimento em pontos diferenciados, com alto fluxo de pessoas como postos de combustíveis e atacarejos. Esse tipo de modelo aproxima o público de uma experiência mais completa, maximizando a conveniência para o consumidor. Para o revendedor de posto, que se torna um franqueado do Bob’s, traz mais rentabilidade para o negócio, além de agregar valor para a marca e aumento da recorrência do cliente no estabelecimento. As lojas da marca seguem as características do Bob’s Conecta, projeto desenvolvido para aproximar os consumidores através de experiências no ponto de venda, com características urbanas e industriais em sua arquitetura.
Casa Lúdica - A Casa Lúdica apresenta a Estante Lúdica, um negócio inovador, compacto e econômico, ideal para quem acredita na importância da ludicidade para o desenvolvimento humano. No tamanho perfeito para clínicas, buffets infantis, hospitais, escolas e hotéis, além de ser aplicável em regiões com menos de 50 mil habitantes. Nossa estante proporciona uma conexão única às crianças, oferecendo uma experiência envolvente e um acesso fácil e seguro a produtos educativos e terapêuticos que trabalham a criatividade e a imaginação. Essa é uma das modalidades de negócio da Casa Lúdica, a franquia líder em brinquedos educativos, dedicada ao desenvolvimento, à inclusão de crianças e à vivência entre pais e filhos. Venha conhecer a Casa Lúdica e fazer parte dessa rede que não para de crescer!
Calçados Bibi - Com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores, a Calçados Bibi desenvolveu um projeto voltado para pais de crianças que têm uma rotina atribulada, sem tempo livre para visitar as lojas em diferentes shopping centers. Pensando nisso, por meio do projeto “Bibi em casa”, a marca visa trazer mais uma opção aos consumidores, que agora podem pedir, receber e provar os itens no conforto da própria casa. Assim, a loja envia o catálogo com as opções para o cliente escolher. Em seguida, as colaboradoras da unidade preparam uma malinha da Bibi e entregam na residência, contendo o kit experiência com tatuagens exclusivas e balões, além dos calçados escolhidos para o cliente experimentar. Essa iniciativa é feita sem nenhum custo adicional e tem o prazo de 24 horas para a devolução dos produtos. “Hoje, temos uma cartela de clientes que efetuam compras apenas utilizando o Bibi em casa. Eles não abrem mão da praticidade e do conforto de poder experimentar no próprio lar, visto que muitas famílias, por conta da correria do dia a dia, não conseguem ir até o shopping. Além disso, outra vantagem é poder ver, inclusive, quais opções mais combinam com determinas roupas dos pequenos. Gradualmente, conhecemos também o gosto de cada um e montamos algumas malas personalizadas com curadoria e opções que tenham sinergia com os demais calçados já adquiridos, criando uma relação de proximidade e melhorando tanto a experiência quanto a jornada de compra”, relata Márcia Majowski. A franqueada é responsável pela operação de Londrina, no Paraná, e relata 15% a 20% do faturamento mensal da unidade advém deste tipo de serviço oferecido pela Bibi.
Dona Help - A Dona Help nasceu em 2023, na cidade de João Pessoa/PB, e faz parte do Grupo Acuidar. A rede iniciou sua expansão pelo franchising em 2024 e tem como foco a prestação de serviços de limpeza para residências e empresas, tendo a qualidade e personalização como diferenciais. A franquia conta com o modelo de negócio Home Based, com investimento inicial a partir de R$ 41 mil e prazo de retorno entre 10 a 14 meses. Uma das características da rede é a de ir até o cliente, seja em sua casa, condomínio, local de trabalho e outros. É um negócio que se aproxima muito da população e da sua necessidade, levando a prestação do serviço até o consumidor final.
Fábrica de bolo vó Alzira - Na rede de bolos caseiros Fábrica de bolo vó Alzira, a abertura de lojas em supermercados, condomínios e postos de gasolina é uma estratégia de sucesso desde o início das operações, em 2008. E que segue em crescimento, mirando agora o estado de São Paulo. Entre as maiores vantagens estão a fidelização dos clientes, a expansão em novas áreas e a atração de novos consumidores. Segundo o gerente de expansão, Marcos Benutto, a conveniência e o conforto também fazem com que o cliente dessas unidades seja assíduo.
Frango no Pote - Há 12 anos, o Frango no Pote nasceu com o propósito de trazer o famoso frango frito americano com um toque 100% brasileiro. Atualmente, a marca conta com mais de 70 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros, oferecendo um cardápio variado que inclui potes, sanduíches, refeições e uma variedade de molhos. Nesse sentido, a maior parte das franquias da rede estão localizadas em lojas de bairro e rua, escolhidas com base em estudos de geolocalização e proximidade do público-alvo da região. Desde lojas em avenidas comerciais movimentadas até estabelecimentos em bairros residenciais e postos de gasolina, a presença da marca se diversifica para atender os diferentes perfis de consumidores. O Frango no Pote oferece ainda o seu aplicativo exclusivo, o APP FRANGO NO POTE, focado na experiência do cliente e oferecendo benefícios exclusivos. Além disso, cada franquia tem a oportunidade de estabelecer parcerias e utilizar tecnologias locais para se conectar ainda mais com o seu público, incluindo aplicativos de entregas locais, comerciais e parcerias de negócios regionais - pontos essenciais que corroboram com a proximidade do franchising ao consumidor.
FreeWet - A empresa oferece solução de limpeza automotiva sem impacto ao meio ambiente, levando facilidade para os clientes, com modelos delivery, instalados dentro de condomínios residenciais e empresariais. O empreendedor Wilberto Filho destaca a importância do Sebrae quando decidiu ser um franqueador. “Nesse momento de transição, o Sebrae foi muito importante, pois nos orientou a tomar decisões e caminhos que eram inimagináveis pra gente”, afirma. Ele também ressalta o suporte que recebe da instituição em projetos ainda em andamento, como a confecção de um sistema de gestão exclusivo para a franqueadora. “Buscamos o apoio necessário para avançar na gestão do negócio com planejamento e estratégia”, diz.
Grupo Impettus - Um dos grandes destaques do Grupo Impettus é o modelo de microfranquia vending machine, por meio da tecnologia de inteligência artificial, o franqueado monitora remotamente a unidade para acompanhar o estoque e necessidade de reabastecimento. O modelo de negócio tem o investimento inicial é de R$ 50 mil por máquina. O faturamento médio esperado é de R$ 12 mil por máquina e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses. Este formato inovador consiste em uma geladeira de autoatendimento que comercializa espetinhos congelados que já estão limpos, temperados e espetados, o cliente precisa apenas retirar da embalagem e colocar em uma air fryer, grill, frigideira ou na churrasqueira, o que garante conveniência e praticidade ao consumidor final. A compra é realizada de forma simples, por meio de um painel de controle, o cliente faz a escolha do produto desejado. Na sequência, seleciona o meio de pagamento que pode ser por cartão de crédito, débito ou pix, finalizando com o item disponível para retirada na bandeja da máquina.
Honest Market Brasil - A Honest Market Brasil é uma franqueadora do segmento de minimercados autônomos pioneira no país, fundada em 2020. Com pontos de venda em condomínios, prédios comerciais e até em aeroporto, os minimercados operam sem funcionários, 24 horas nos 7 dias da semana e somam 400 unidades ao redor do Brasil. Com uma expansão acelerada graças às vantagens oferecidas aos franqueados e consumidores, que realizam todo o processo de compra sozinhos, a HMBR cresceu 200% entre o ano passado e este ano, se tornando uma das maiores empresas do setor no Brasil e sendo considerada, por dois anos consecutivos, uma das melhores franquias para empreender do segmento pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
JAH - rede de açaí, sorvetes e picolés artesanais, conta com um sistema próprio de delivery por meio do aplicativo da marca. O serviço foi lançado com disponibilidade em toda a rede, oferecendo a entrega de toda linha de produtos do JAH. Para facilitar a solicitação do pedido, a aba de delivery no aplicativo mostra quais as unidades mais próximas da sua localização e o mix de produtos disponíveis em cada uma delas, oferecendo também diversas formas de pagamento. O serviço digital proporciona mais liberdade de escolha ao consumidor e estende a experiência JAH em qualquer lugar. Disponível para download na Apple Store e Google Play.
Maria Brasileira- A Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país e eleita destaque como franqueadora do ano pela ABF, está presente em todos os estados do Brasil. Com uma gama de serviços oferecidos, a rede notou grande demanda de limpeza especializada e o crescimento de apartamentos com menores metragens influenciou diretamente nessa procura. A rede, que possui mais de 490 unidades, desenvolveu um modelo de contratação específico para condomínios. Ao contratar uma limpeza, o cliente fecha um determinado período para a facilitadora realizar o serviço. A proposta da rede é a de que, ao invés da facilitadora ficar todas as horas em um único apartamento, que é pequeno e não tem necessidade de tanto tempo para a limpeza, o cliente compartilhe esse serviço com alguém do mesmo condomínio e divida as horas contratadas.
Maria Gasolina Express - A Maria Gasolina Express, rede de minimercados autônomos gourmet, retorna à ABF Franchising Expo 2024 destacando seu modelo de negócios inovador e interativo. Com mais de 100 unidades no Brasil, a empresa, fundada em 2005, tem se destacado pela conveniência e qualidade de suas lojas, além de conquistar prêmios de excelência em franchising. Este ano, a grande novidade é a apresentação de um conceito de loja interativa, permitindo aos visitantes experimentar suas soluções tecnológicas e ambientes aconchegantes durante o evento. Com um investimento inicial entre R$ 30 mil e R$ 200 mil, a rede oferece um atrativo retorno em até 22 meses, e se diferencia pela oferta de serviços de suporte completo aos franqueados.
market4u - Fundado em 2020, é uma rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, proporcionando comodidade e segurança por meio de lojas que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de atendentes. Neste modelo de negócio, o franqueado é responsável apenas pela administração e reposição de estoque, que varia conforme o perfil dos consumidores. Classificado pela ABF - Associação Brasileira de Franchising como a maior microfranquia do país, possui mais de 2 mil unidades em operação e para 2024, prevê alcançar o faturamento de R$ 340 milhões.
Peggô Market - Uma das maiores redes de mercados autônomos do país, a Peggô Market decidiu ampliar suas operações e se tornar um marketplace físico. Ainda situada como um tradicional “mercadinho” em condomínios residenciais e prédios comerciais, a rede agora decidiu apostar em “prateleiras invisíveis” para atrair o público, permitindo que produtos de alto valor como celulares, computadores e até mesmo automóveis sejam oferecidos na unidade. Atualmente são mais de 110 franquias, com um detalhe que chama a atenção – cerca de 98% dos franqueados possuem duas ou mais unidades, o que mostra a rentabilidade e segurança do projeto. Este ano a marca deve faturar mais de R$40 milhões.
Pizza Hut - A Pizza Hut tem aumentado sua presença em cidades do interior e regiões descentralizadas com o objetivo de se aproximar ainda mais de seus consumidores. A rede já vem implementando novos formatos de loja quiosque em locais de grande fluxo e estuda a possibilidade de levar estruturas flexíveis e desmontáveis para a comercialização dos produtos em eventos, por exemplo. Faz parte ainda da estratégia de expansão e penetração da marca a iniciativa piloto de disponibilizar pizzas em lojas selecionadas da rede de conveniência AmPm, em postos de gasolina.
Unhas Cariocas - Considerada pela ABF a maior franquia de esmalterias do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. A rede possui 98 unidades em todo o país e recebeu, por dois anos consecutivos, o selo de excelência da ABF. Recentemente, a rede aderiu a uma estratégia digital de vendas - o aplicativo para UnhasLovers. Como a primeira franquia de esmalterias a criar um app com cashback, a iniciativa surgiu com o intuito de trazer praticidade e conforto aos usuários .A plataforma, lançada oficialmente no início de maio, já conta com mais de 208 mil clientes ativos, além de R$ 188 mil acumulados em saldo do referido cashback.
YES! Idiomas - A YES! Idiomas – rede com mais de 200 franquias em pleno funcionamento e presença em mais de 16 estados + DF, foi uma das marcas que investiu no formato de microfranquia, com dois formatos. O Soft, com investimento inicial de R$ 98 mil, foi projetado para municípios e micromercados de até 50 mil habitantes. Outra opção é o Modelo Educacional, com investimento inicial a partir de R$ 30 mil. Disponível em uma configuração store in store, para operar dentro de instituições de ensino, o modelo é projetado para um espaço de apenas 50m², quatro colaboradores e projeção de 300 alunos.