Fundada em 1998 na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, a Império das Tintas é uma marca sólida e líder de mercado no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Com 32 lojas próprias, a empresa familiar, criada por três irmãos, evoluiu de um negócio local para uma potência regional em 26 anos de história. Hoje, a Império das Tintas está pronta para um novo capítulo: a expansão por meio de franquias.
Com o seu sucesso regional, a Império das Tintas passou a considerar a expansão de suas operações através de franquias. A necessidade de um modelo de negócio replicável, eficiente e lucrativo se tornou uma visão da liderança e, para isso, a empresa contou com a expertise do Grupo BITTENCOURT, reconhecido por sua capacidade de desenvolver, expandir e gerir redes de negócios e franquias.
O Grupo BITTENCOURT foi responsável pela formatação do modelo de franquias da Império das Tintas, alinhado com a estratégia de expansão para municípios menores, com população entre 15 mil e 100 mil habitantes. Este projeto foi desenvolvido com base em uma análise detalhada das operações atuais, utilizando metodologias proprietárias de potencial de expansão, incluindo ferramentas consolidadas no mercado de geomarketing, além de informações sociais, socioeconômicas e demográficas dos municípios.
Um dos principais diferenciais do projeto foi a clusterização das operações da Império das Tintas. As lojas foram segregadas por tamanho, perfil, faturamento, número de funcionários e metragem. O foco foi dado às lojas menores, de aproximadamente 100 a 150 metros quadrados, localizadas em cidades menores. Este modelo apresenta um investimento inicial reduzido e requer poucos funcionários, permitindo que o franqueado opere a loja com apenas dois colaboradores, além de si próprio.
Ao contrário de muitos modelos de expansão que visam grandes cidades, o projeto desenvolvido pelo Grupo BITTENCOURT para a Império das Tintas optou por municípios menores. A premissa era identificar cidades com pelo menos 15 mil habitantes, com uma renda média acima da nacional e ausência de concorrentes diretos especializados em tintas. Esse enfoque proporcionou uma entrada mais fácil no mercado, com menores custos de implantação e operação.
Outro aspecto crucial do projeto foi a parceria estratégica com a Suvinil, proporcionando condições comerciais vantajosas e uma margem bruta maior. Além disso, a Suvinil também aportou conhecimento e capital financeiro, consolidando-se como um parceiro essencial na expansão da marca.
“A história e a paixão dos três irmãos pela marca, aliadas à nossa expertise em formatação de franquias, resultaram em um projeto sólido e promissor. Nosso foco em identificar e explorar nichos de mercado em cidades menores permitiu criar um modelo de franquia acessível, eficiente e lucrativo. A parceria estratégica com a Suvinil também foi fundamental para assegurar condições comerciais vantajosas para os franqueados. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos e confiantes no sucesso contínuo da Império das Tintas em sua expansão nacional." Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT
O projeto incluiu dois modelos de franquia: o Tradicional e a Conversão de Loja. O modelo Tradicional requer um investimento inicial de R$350.000,00, com um faturamento médio a partir de R$80.000,00 mensais e lucro líquido de 7% a 10%, com um retorno sobre o investimento (Payback) de 24 a 36 meses. Já o modelo de Conversão de Loja apresenta um investimento inicial de R$99.800,00, mantendo as condições do modelo Tradicional. Ambos os modelos possuem royalties de 3% sobre o faturamento mensal.
O trabalho do Grupo BITTENCOURT resultou na criação de um modelo de negócio economicamente viável, fácil de gerir e com potencial de crescimento para franqueado e franqueadora. A formatação das franquias permitiu uma expansão organizada e estratégica, aproveitando nichos de mercado em cidades menores e garantindo a sustentabilidade e crescimento da marca.
Sobre a Império das Tintas
Fundada em 1998 em Uberlândia, Minas Gerais, a Império das Tintas é líder de mercado no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com 32 lojas próprias que atuam nos segmentos de tintas imobiliárias, automotivas, industriais e acessórios para pintura. Nossa missão é tornar a vida dos nossos clientes mais colorida, oferecendo produtos de alta qualidade a preços justos e atendimento personalizado. Valorizamos responsabilidade, competência, comprometimento, respeito e transparência. Com uma equipe dedicada, decoradores para auxiliar na escolha das cores e vendedores preparados, buscamos sempre a melhor experiência para nossos clientes. Estamos prontos para expandir a nível nacional através de parceiros franqueados, levando nossa expertise para novos mercados e nos tornando referência no setor de tintas.
Localização do estande: l093
Instagram: @imperiodastintasoficial