ABF Franchising Expo is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

ESG e Franquias: redes apresentam iniciativas na ABF Franchising Expo 2024

 

A agenda ESG no setor de franquias avança, e potenciais investidores estão cada vez mais considerando iniciativas sustentáveis ao selecionar franquias para compra. Esse movimento reflete uma tendência global que vê a sustentabilidade como um fator estratégico para o sucesso a longo prazo.

O mercado de franquias no Brasil continua a apresentar crescimento robusto, com um aumento nominal de 19,1% no faturamento no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento geral do setor avançou de R$ 50,854 bilhões para R$ 60,560 bilhões.

Na ABF Franchising Expo 2024, que ocorrerá de 26 a 29 de junho em São Paulo, o tema da sustentabilidade também estará em discussão. O estande do Sebrae, por exemplo, terá uma estação de café com copos biodegradáveis e estruturas reutilizadas, promovendo práticas de sustentabilidade. Segundo a analista de Acesso a Mercado do Sebrae, tais iniciativas não exigem grandes investimentos, mas garantem que negócios sustentáveis se destaquem, atraiam novos investidores e aproveitem linhas de crédito verde para crescer.

Alinhada a este cenário, a ABF Franchising Expo 2024 apresentará diversas iniciativas, como o Prêmio Estande Sustentável, onde parte do valor será revertido para a compra de cestas básicas. Haverá uma parceria com o Projeto Quebrada Alimentada, em prol da arrecadação de produtos para familiares em situação de vulnerabilidade social. A feira também promoverá a conscientização sobre a doação de sangue e leucemia (junho vermelho e laranja), com materiais da Pró-Sangue para distribuição e vídeos na arena do conhecimento. Além disso, haverá uma parceria com a Verbo em Movimento (escola de libras) para apoiar visitantes com necessidades especiais. A inclusão será um foco, com atendimentos a PCDs, pessoas com síndrome de Down, idosos, entre outros, destacando a importância de um evento acessível a todos. Confira abaixo quadro com um resumo das ações.

Podemos colocar um porta-voz a ABF para comentar o tema ESG no franchising também.

Confiram o que as mais de 20 marcas de franquias que já atuam com a agenda ESG vão se apresentar na ABF Franchising Expo 2024:

 

A 10 PASTÉIS, fundada em 1996, na cidade de Curitiba (PR), é a maior rede de pastéis do Brasil com 66 unidades em operação. Para fazer a sua parte, a franqueadora trabalha com uma linha de pastéis feitos com massa vegana, disponíveis nos sabores tradicional, pimenta e chocolate, além de fazer o descarte consciente do óleo utilizado no preparo dos pratos. O descarte do óleo é feito por todas as unidades da marca por meio de empresas coletoras com licença ambiental. A rede estima que entregam, anualmente, uma média de 93.840 litros de óleo para as coletoras que transformam esse elemento em itens de limpeza. No que diz respeito aos produtos ofertados, a marca trabalha em parceria com a Fazenda do Futuro desde 2021, quando desenvolveu a linha Bem Veg, que é composta por 2 sabores diferentes de pastéis. Para além dos produtos veganos, descarte consciente do óleo e incentivo do consumo consciente, a 10 PASTÉIS está desenvolvendo outros projetos sustentáveis. Um exemplo, foi uma ação em que a rede recolheu todos os banners das unidades para transformar em bags.

 

Anjos Colchões & Sofás - Fundada em 1990, a rede atua na produção de colchões e estofados, com mais de 300 unidades comercializadas, presente em 22 estados brasileiro e com cinco unidades no Paraguai. Através de uma ação contínua por meio do programa Anjos Solidários, projeto beneficente que realiza doações de colchões para entidades por todo o Brasil e Paraguai. A cada loja aberta, a franqueadora disponibiliza ao franqueado 20 colchões exclusivos para serem doados. Os colchões são modelos desenvolvidos exclusivamente para essa ação, com espuma D23 e com proteção antiácaros, fungos e mofo.

 

Bio Mundo - Desde sua fundação em 2015, a Bio Mundo reconhece a importância de adotar medidas sustentáveis em prol do meio ambiente. Todas as unidades da rede utilizam o sistema de venda a granel, permitindo que os clientes comprem alimentos por peso, sem a necessidade de embalagens industriais. Em pouco tempo, essa modalidade se tornou um dos principais diferenciais da rede de franquias, responsável por mais de 20% do faturamento mensal. Além de proporcionar economia ao público, que compra apenas o necessário, essa prática reduz o uso de plásticos e papéis, e ainda oferece benefícios adicionais, pois os produtos a granel são mais naturais, frescos e contêm menos aditivos prejudiciais à saúde. Os itens embalados no final da compra são colocados em sacolas 100% biodegradáveis, reutilizáveis e recicláveis, proporcionando maior conveniência ao consumidor, que muitas vezes não sai de casa preparado e não leva consigo uma sacola reutilizável. Além disso, a franquia incluiu em todos os projetos das unidades a instalação de lâmpadas de LED com alta eficiência energética, que produzem mais luz (lúmens) por watt consumido. Isso leva a uma economia de energia de 50% a 80% quando comparado a tecnologias tradicionais, resultando em redução de custos e de emissões de carbono.

 

Calçados Bibi - foi a primeira do segmento infantil a conquistar a certificação nível Diamante no Programa Origem Sustentável. Elabora com frequência um inventário de emissão de gases poluentes de suas operações industriais. Com isso, a empresa faz a aquisição de energia elétrica oriunda de fontes renováveis, além de investir em projetos de conscientização ambiental. Ao contabilizar as emissões reguladas pelo Protocolo de Quioto, a Bibi foi certificada com o selo PERFIL Energia + Limpa. A empresa desenvolveu uma cadeia produtiva com fornecedores que disponibilizam apenas matéria-prima não tóxica para a confecção dos calçados, seguindo os mais exigentes padrões internacionais. Já os resíduos industriais são reciclados ou coprocessados, não sendo enviados aos aterros sanitários. Até 2025, a Bibi busca reduzir em até 20% a geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais.

 

Frango no Pote - Há 12 anos, o Frango no Pote nasceu com o propósito de trazer o famoso frango frito americano com um toque 100% brasileiro. Atualmente, a marca conta com mais de 70 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros, e desde sua fundação, os princípios de ESG estão presentes no dia a dia da empresa. No Frango no Pote, o negócio principal, o frango frito, envolve uma grande quantidade de óleo em sua preparação. Consciente do impacto negativo do descarte inadequado de óleo no meio ambiente, toda a rede possui uma parceria com uma empresa especializada, que recolhe e recicla o óleo utilizado, contribuindo para evitar que milhares de litros desse resíduo poluente contaminem a natureza. Além disso, os sacos SOS, utilizados no serviço de delivery, ostentam o selo FSC, garantindo que a matéria-prima utilizada seja proveniente de reflorestamento. Adicionalmente, todas as embalagens da rede Frango no Pote são biodegradáveis, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental.

 

Giraffas - O Giraffas, maior franquia de alimentação completa do Brasil, tem adotado diversas práticas sustentáveis que beneficiam o meio ambiente e os negócios dos franqueados. Além da  substituição das embalagens tradicionais por materiais recicláveis e biodegradáveis, que se decompõem rapidamente na natureza sem deixar resíduos tóxicos, A rede também estabeleceu uma parceria com a empresa Atua Energia com o objetivo de impulsionar a sustentabilidade e gerar economia no consumo de energia elétrica para os franqueados. Este projeto de Geração Distribuída promete uma economia de até 21% nas contas de energia, reduzindo significativamente o impacto ambiental. Outra iniciativa acontece principalmente em Brasília, onde a franquia promove a transformação do óleo de cozinha usado em sabão, uma parceria com cooperativas locais. As cooperativas coletam cerca de 6.800 litros de óleo mensalmente, gerando uma economia de aproximadamente R$8.500 por mês para os franqueados, evitando a contaminação da água e promovendo um ciclo sustentável de recursos. 

 

Megamatte - A Megamatte tem a sustentabilidade em seu DNA. No ano de 2014, a marca ampliou sua atuação socioambiental para garantir impactos significativos dentro das áreas de sustentabilidade e responsabilidade social. Para isso, desenhou uma Política de Investimento Social e um Programa de Responsabilidade Socioambiental, que serviu para nortear a identificação do que chamamos de vocação social da empresa, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de crianças através da educação e do aprimoramento do contexto familiar. Um dos programas desenvolvidos pela rede é a Megação, uma ação social anual desenvolvida desde 2011, que dedica alguns dias da sua venda para arrecadação. A campanha repassa todo o lucro desses dias para uma instituição/ONG selecionada.  Além de apoiar outros projetos via incentivo fiscal com a Lei do ISS, a marca tornou-se signatária do Pacto Global em 2017, uma iniciativa da ONU que tem o objetivo de mobilizar empresas do mundo todo para a adoção e promoção de valores ligados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, somando um total de dez princípios.

 

Mercadão dos Óculos - O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas com mais de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A sede da rede possui o selo AQUA-HQE de sustentabilidade, com mais de 270 requisitos para redução do consumo de água, energia e resíduos, além de geração local de energia por painéis fotovoltaicos e sistema central de climatização eficiente. O Mercadão dos Óculos também criou o projeto Olhares do Bem, que tem o objetivo de combater a evasão escolar no Brasil causada pela deficiência visual infantil. A iniciativa já atendeu mais de 9,8 mil crianças, doou mais de 3 mil óculos, envolvendo 40 instituições e comunidades em dez estados e 28 municípios. Em 2024, no Prêmio ABF Destaque Franchising, a rede ganhou na categoria ESG como referência em ESG, e na área social com o Olhares do Bem.

 

Milon - No Grupo Kyly, que é detentor da marca Milon, a energia utilizada no processo produtivo é proveniente do mercado livre do tipo i5 - Incentivada 50%, que significa que, no mínimo, metade dela vem de fontes renováveis. A empresa adota a prática de recuperação de calor de efluente da Tinturaria, ou seja, aproveita a transferência de calor da água quente de descarga das máquinas para aquecer a água limpa tratada para o processo de tingimento. O Grupo conta com uma Estação de Tratamento de Água para o processo industrial e de Estação de Tratamento de Efluentes. Além disso, realiza a captação de água de chuva do prédio administrativo e drenagem do ar-condicionado para finalidades secundárias dentro da empresa (jardinagem, hidrantes, sanitários etc.). Há também uma Central de Resíduos que realiza a gestão dos estoques de cada resíduo para destinar à reciclagem, reaproveitamento e aterro industrial de acordo com a legislação ambiental. A empresa também possui o selo da Eureciclo, com foco em logística reversa das embalagens. 

 

More.co A Moreco é uma proptech que vem se destacando no setor imobiliário com seu conceito inovador, que promete trazer a solução para as dificuldades na implantação dos pontos de venda com as especificações necessárias, o tempo e claro, o custo disso tudo com imóveis modulares por assinatura, além de incorporar valores sustentáveis aos projetos das lojas, utilizando materiais ecológicos. MoReCo, sigla para Modular Rental Company, traz em seu conceito a tendência apontada pelos principais agentes do setor, como a Terracotta Ventures. Rapidamente, se destacou no setor de e em 2023, a empresa já havia comercializado 112 unidades para grandes marcas como Consigaz, Kopenhagen, 5àsec, LavPop, BRmalls, Chillibeans, Natura, entre outros. Utilizando paineis feitos de PET reciclável e em parceria com a Umbloco, a empresa desenvolveu uma peça de construção no formato de blocos plásticos de brinquedo, que facilita a montagem das estruturas. "Assim como brincar com blocos, os projetos são montados rapidamente, formando as paredes da loja. Em poucas horas, os franqueados podem ter uma loja segura, bonita e sustentável", explica Thomaz Yves.

 

OdontoCompany- Considerada a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, a OdontoCompany tem mais de 2000 unidades comercializadas pelo país e fez uma parceria com usinas fotovoltaicas para aderir ao modelo de distribuição de energia solar para as clínicas e clientes. Hoje 40 % das unidades do grupo já aderiram e até o final do ano, a meta é chegar em 100%. Além disso, eles têm 10 milhões de clientes que podem aderir ao serviço sem custo e ter a conta mais barata. Basta levar a conta de luz na unidade onde esse paciente costuma realizar seu tratamento e dizer que quer fazer parte do programa. No mês, esse franqueado tem de 10% a 15% de desconto nas contas de luz. A marca também investe em treinamentos para toda a rede, visando orientar e tirar dúvidas sobre o descarte correto dos resíduos gerados nos consultórios, com objetivo de diminuir a incidência da destinação dos itens para aterros. Além disso, eles também contam com regimento para a economia de água e energia. Outra iniciativa da OdontoCompany é a distribuição do seu código de ética a todos os colaboradores e franqueados. A empresa conquistou o selo GPTW (Great Place to Work), um reconhecimento de empresas boas para se trabalhar. A OdontoCompany também aderiu ao Pacto Global da ONU, iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas com o intuito de engajar empresas na adoção dos dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

 

Outlet Lingerie - A Outlet Lingerie, além de ser uma referência em moda íntima, destaca-se pelo seu compromisso com os pilares ESG. A rede vem implementando diversas práticas que refletem seu compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a boa governança. Entre as iniciativas mais notáveis está a parceria com a AACD, que reforça o papel social da marca e sua dedicação à comunidade. Anualmente, são enviadas em média 1.000 peças, que possuem pequenos defeitos para serem vendidas no bazar da AAC, contribuindo para o financiamento das atividades da instituição e apoiando crianças e adolescentes com deficiência. Eficiência Energética: Em suas lojas e centros de distribuição, a Outlet Lingerie implementa medidas de eficiência energética, como o uso de iluminação LED e sistemas de gestão de energia, reduzindo o consumo e as emissões de carbono. Empoderamento Feminino: A Outlet Lingerie promove ações de empoderamento feminino, tanto internamente, com programas de capacitação e desenvolvimento para suas colaboradoras, quanto externamente, com campanhas que valorizam a autoestima e a independência das mulheres. Transparência e Ética: A franqueadora adota práticas de governança que garantem a transparência e a ética em todas as suas operações. A empresa mantém um código de conduta rigoroso e promove a diversidade e a inclusão em seu ambiente de trabalho, assegurando que todos os colaboradores sejam tratados com respeito e equidade.  Além disso, políticas de compliance são rigorosamente seguidas, assegurando que todas as operações estejam em conformidade com as leis e regulamentos. 

 

Ótica Center - A Le20, marca de óculos totalmente sustentável, pertencente à rede de franquias Ótica Center, preza pelo meio ambiente e visa ajudar a minimizar os impactos ambientais. Atrelada à marca, a franquia também possui o projeto social Futuros Gênios. A iniciativa tem como objetivo oferecer o melhor desempenho óptico para famílias de baixa renda, que muitas vezes não têm condições de ajudar seus filhos com problemas oculares. Com o projeto, crianças são destinadas para consultas, onde podem obter uma receita e receber gratuitamente um par de óculos de grau para a necessidade óptica apresentada. O projeto é movido pelas vendas da marca, visto que, a cada par de óculos Le20 vendido, a marca reverte outro para doação. Atualmente, mais de 1.200 crianças carentes, já foram impactadas com o programa. Com diversos modelos de óculos de sol e de grau unissex, os óculos da marca são extremamente versáteis e que podem ser adaptados de acordo com as necessidades e preferências dos clientes. A Le20 possui um design exclusivo e uma estética inconfundível e refinada. Os modelos oferecem a melhor experiência de compra com baixo impacto ambiental. 

 

Ótica Center - Com o intuito de ajudar as crianças carentes e desenvolver o melhor desempenho óptico para famílias de baixa renda que não tem condições de ajudar seus filhos com problemas oculares, a Ótica Center criou o programa Visão Solidária Center. O objetivo do trabalho comunitário se caracteriza para crianças de baixa renda, que façam parte de ONGs ou organizações carentes que não podem fazer uma consulta para obter sua receita ou até mesmo adquirir um óculos de grau para sua necessidade óptica. Pensando nisso, a rede de Franquias disponibiliza para essas crianças a consulta com os especialistas e a armação com lente de grau sem NENHUM CUSTO!

 

Prohouse Colchões - A Prohouse Colchões, rede especializada em colchões, bases box e complementos para dormitório, faz parte do Grupo MGA Moveleira, presente no mercado há 45 anos. A marca é autossuficiente na produção da própria madeira graças às três florestas que possui; são aproximadamente 1 milhão de árvores plantadas. Além da utilização de madeiras reflorestadas, a rede faz o replantio, processando resíduos fabris para servir como subprodutos ou fontes de energia e reutiliza a água da chuva através de sistema de cisternas.

 

Prudential do Brasil - A agenda ESG vem ganhando cada vez mais espaço nos negócios da seguradora Prudential do Brasil. A atuação sustentável da companhia envolve desde a estratégia de desenvolvimento de produtos para democratizar o acesso ao seguro até o investimento em tecnologia, passando pela promoção da diversidade e inclusão entre os colaboradores e na sociedade. Na área de responsabilidade social, a companhia está comprometida com a causa das mulheres e da população negra, especialmente na área de educação. Nos últimos 26 anos, a Prudential investiu mais de R$ 13 milhões em projetos e ações sociais, beneficiando cerca de 500 mil pessoas e quase 600 instituições. Com uma governança pautada pela integridade e transparência, a companhia é reconhecida e certificada como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute há dez anos consecutivos. 

 

Rede iGUi - A sustentabilidade está ligada à fabricação e instalação das piscinas. A iGUi é a maior produtora e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do mundo e está presente com indústrias (máster franquias) e lojas (franquias) em mais de 54 países, sendo uma das marcas mais internacionalizadas do Brasil. Além do principal produto da Rede iGUi, as piscinas pré-fabricadas, consumirem 32 vezes menos CO₂ do que as de alvenaria em sua produção, a empresa desenvolveu um sistema de filtragem inovador (os filtros iGUi que já estão na sexta geração, G6 Comfort e G6 Conceito), que consome menos energia elétrica e evita o desperdício de água. Isso porque os filtros reutilizam a água da piscina, impedindo que essa água seja despejada, por conta do processo de retrolavagem. Desta forma, não é necessário encher a piscina com frequência. Esta economia pode chegar a mais de 30 mil litros/mês para piscinas residenciais e 60 mil litros/mês para piscinas de condomínios. Com estrutura mais leve, por ser feita em fibra de vidro e para eliminar o desperdício de materiais, as sobras de produção das piscinas são reaproveitadas como reforço para novas piscinas. Além disso, o tratamento da água não utiliza cloro, que é substituído pelo Solo, um superdesinfetante orgânico exclusivo da TRATABEM (marca de franquias de manutenção de piscinas da iGUi). O Solo combate os microrganismos causadores de doenças e previne o desenvolvimento de bactérias que possam aparecer na água, permite o uso imediato da piscina, mantém pele e cabelos hidratados, não irrita os olhos, é biodegradável e ecologicamente correto, tornando a água da piscina reaproveitável.

 

Rei do Mate - Em maio de 2024, o Rei do Mate, a maior rede de casas de mate do Brasil, em parceria com a Food to Save, salvou 8 toneladas de alimentos que seriam descartados, promovendo sustentabilidade e alinhamento com a agenda ESG. A iniciativa evitou a emissão de quase 10 toneladas de CO2. Desde outubro de 2021, a parceria utiliza um aplicativo que conecta estabelecimentos a consumidores interessados em comprar alimentos próximos ao vencimento ou fora dos padrões estéticos, com mais de 8 mil sacolas surpresas vendidas. No Brasil, o setor de food service, embora significativo para a economia, é também líder em desperdício, com R$1,3 bilhão anuais perdidos em frutas e vegetais. O Food to Save, presente em mais de 20 cidades, ajuda a reduzir esse desperdício, enquanto o Rei do Mate, fundado em 1978, se consolida como uma referência em sustentabilidade e inovação no setor de franchising.

 

Maria Brasileira

Criada em 2012, a Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país que também foi eleita destaque como franqueadora do ano pela ABF. A rede criou a ONG Olhar de Maria, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir com as facilitadoras, como eles chamam as colaboradoras responsáveis por realizar as limpezas,  que não têm recursos, com doações de alimentos, e também com as que desejam realizar sonhos, como viagens de volta para a terra natal ou até mesmo brinquedos para os filhos. Já foram realizadas mais de 30 ações. A manutenção do projeto é feita por doações e serviços voluntários dos colaboradores da Maria Brasileira, franqueados, empresas parceiras e outras pessoas que acreditam no projeto.

 

Unhas Cariocas - Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. A rede utiliza a energia solar para a fabricação de seus produtos, além de contar com fórmulas veganas e cruelty free em seus  esmaltes.

 

Solarprime - A Solarprime é uma rede de franquias que tem em seu DNA, a sustentabilidade. É uma empresa que oferece soluções em energia solar e mobilidade elétrica, com milhares de sistemas instalados, entre residenciais, comerciais, industriais, rurais e outros. Desde 2014, com a instalação de sistemas fotovoltaicos, a rede de franquias contribuiu para que 8 mil toneladas de CO2 fossem evitadas por mês, o equivalente a 55.750 árvores plantadas. Em breve, a empresa vai lançar uma calculadora em seu site para que as empresas possam calcular a quantidade de emissão de CO2 que podem evitar, se utilizarem a energia solar. Em 2023, a empresa também passou a comercializar carregadores movidos à energia solar para veículos elétricos, o que praticamente zera as emissões de poluentes na atmosfera. 

 

Químea - Ajudar empresas a reduzirem o impacto ambiental de suas atividades é um dos objetivos Químea Inteligência Ambiental. A empresa, que hoje atua em sistema de franquias, teve origem na dissertação de mestrado de seu fundador, Marçal Paim da Rocha, que pesquisava sobre gerenciamento de resíduos em indústrias. Ele conta que transformou sua tese em uma metodologia, instalou a empresa na Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, em 2016, transformou a Químea em uma franqueadora. “Hoje somos a maior empresa de consultoria ambiental do Brasil com 59 unidades instaladas no país”, conta Rocha, que estará na ABF Franchising Expo 2024, junto com o Sebrae, instituição na qual ele buscou apoio para fazer a expansão de seu negócio por meio do modelo de franquias. O Sebrae estará no evento oferecendo atendimentos e orientação, com palestras para todos os perfis, desde os aspirantes a franqueados até os franqueadores. 

 

Grupo HOPE - A temática de ESG é central na cultura do Grupo HOPE desde a fundação. A marca foi a primeira de moda íntima a investir em economia circular. Com o Projeto Doe Esperança, que não só estimula a doação de peças íntimas, como cuida de todas as etapas para reutilização após triagem e lavagem industrial. A companhia busca romper as barreiras culturais e o preconceito em relação à doação desses itens, que é a segunda maior necessidade de pessoas em situação de rua. Hoje, 50% de tudo o que é produzido é feito com materiais sustentáveis, tecidos que são decompostos em até 3 anos quando descartados. Além disso, a fábrica do Grupo utiliza 100% de energia renovável. No pilar de compromisso social, o Grupo desenvolveu o programa Costurando Sonhos, em parceria com a Prefeitura de Maranguape, que oferece cursos de corte e costura, gerando empregos e transformando realidades. Nos últimos três anos, 145 costureiras foram formadas, produzindo milhares de peças que foram doadas para os projetos sociais “Toque de Vida”, “Deusas das Mamas” e “Projeto Mulheres em Movimento”. HOPE inaugurou recentemente a Oficina de Talentos, desenvolvido 100% pela empresa, para capacitar novos colaboradores e potencializar os talentos da fábrica.

 

DI Santinni - A Di Santinni, grupo com mais de 40 anos e TOP 3 dos maiores varejistas de calçados multimarcas do país, conta com mais de 2,5 mil colaboradores e mais de 4 milhões de clientes mensais. Para atender todo esse público interno com qualidade e ainda promovendo a conscientização da necessidade de uma energia limpa, instalou 2206 placas solares para solucionar algumas das suas principais demandas da agenda ambiental: o uso de energia proveniente de fonte renovável. Presentes em aproximadamente 5,5 mil m² do Centro de Distribuição no Rio de Janeiro desde novembro de 2022, a empresa já conseguiu evitar que mais de 617 toneladas de carvão fossem utilizadas. Além disso, o uso impediu que mais de 733 toneladas de CO2 fossem despejadas na atmosfera. Dessa forma, a empresa passa a utilizar energia limpa e não produzir gases de efeito estufa, gerando uma economia de R$1,4 milhão ao ano em até 20 anos.

 

Bob’s - O Bob’s tem estabelecido o ESG como um de seus pilares estratégicos, com práticas que favorecem a preservação do meio ambiente e a gestão sustentável do negócio. Uma dessas iniciativas é o Bob’s Conecta, um projeto arquitetônico que foi pensado na modernização das lojas, mas também em sustentabilidade – os aços e plásticos da sua estrutura podem ser reciclados, além disso, foi projetado com o objetivo de ter mais vidros para deixar o ambiente com luz natural. Em 2023, o Bob’s conquistou o selo eureciclo, resultado da parceria com a maior operadora de logística reversa de embalagens do país. Cerca de 300 toneladas de resíduos pós-consumo foram compensadas pelo Bob’s, reduzindo significativamente o impacto ambiental. Em 2023, o Bob’s desenvolveu bandejas fabricadas com material 100% reciclado, mais de 7 mil unidades já foram produzidas para substituição gradativa nos pontos de venda da marca pelo Brasil.  

 

ABF FRANCHISING EXPO