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Rede cresce com multifranqueados, inicia expansão internacional e deve faturar R$40 milhões com novos modelos de negócios e aumento de SKUs
Em uma sociedade que preza pela agilidade e praticidade, a ascensão dos mercados autônomos era questão de tempo. A iniciativa, que se faz presente em condomínios modernos e empresas de variados segmentos, procura oferecer ao consumidor itens que ele precisa na palma da sua mão. Mas e se formos além – se substituirmos o elemento da necessidade pelo do desejo?
Essa é a evolução proposta pela Peggô Market – que surgiu como uma rede de mini mercados autônomos e hoje se consolida como um dos maiores marketplaces físicos do país. Criada pelo carioca Daniel Sant Anna, de 37 anos, a marca reinventou o conceito proposto pelo segmento, expandindo os produtos de mercearia para outros de beleza, petshop e até brinquedos.
- Os mercados autônomos costumam ser utilizados apenas em situações de emergência. Por isso é comum o foco em produtos de alimentação, como padaria, doces, congelados e bebidas. O que fizemos foi expandir esse catálogo para outros setores, como cosméticos e produtos para pets. Dessa forma, ele deixa de ser uma solução de última hora, e passa a se tornar uma alternativa quase que diária – explica Daniel.
De mini mercado à marketplace físico
A mudança de estratégia – se tornando um marketplace físico - passa pelo propósito da marca, de estarem sempre a um passo dos clientes. Por isso, a empresa está trabalhando para aumentar a mixagem de produtos disponíveis. Atualmente, o catálogo conta com cerca de 700 SKUs, mas esse número deve dobrar nos próximos meses, alcançando a marca de 1600 SKUs.
A principal novidade é a implementação de “prateleiras infinitas”, isto é, produtos e serviços à venda que não ocupam espaço físico. A medida tem como objetivo comercializar produtos de alto valor, como celulares, computadores e até automóveis. Dessa forma, caso o produto não tenha disponibilidade no estoque, é possível comprar através do modelo de entrega. A novidade exclusiva ficará disponível na ABF EXPO 2024.
- Um dos nossos principais diferenciais é que operamos com reposição de estoque diário. Para isso, investimos pesado em fornecedores de forma que entregamos o menor tempo de implementação e churn (taxa de rotatividade) do mercado. Dessa forma conseguimos solucionar o principal problema do setor, que é a falta de estoque – afirma.
O reposicionamento também inclui novas estruturas para o negócio. Além dos modelos Padrão e Master, voltados para grandes empresas e condomínios de todos os portes, foram adicionados os modelos Nano e Smart, preparados para atender pequenas e médias empresas, além de condomínios de até 120 apartamentos. Estes, que trazem um investimento menor, devem contribuir para o aumento de unidades – de 65 em 2023 para 500 até o final deste ano.
Entrada no mercado internacional
Há quase três anos no mercado e associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising) desde 2023, chegou a vez de escalonar a marca a nível internacional. Em 2022, no segundo ano de operação, eram apenas 28 unidades, número que dobrou no ano seguinte, chegando a 65 pontos de venda. Atualmente são mais de 110 franquias, com um detalhe que chama a atenção – cerca de 98% dos franqueados possuem duas ou mais unidades, o que mostra a rentabilidade e segurança do projeto.
Os números positivos trouxeram um planejamento ainda mais ambicioso para 2024 – terminar o ano com mais de 500 pontos ao redor do Brasil e do mundo. Para isso, o empresário carioca aposta nos novos modelos de negócio, que trazem um investimento menor e, consequentemente geram mais oportunidades, além da entrada no mercado internacional, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá.
Com um investimento inicial baixo (a partir de R$30 mil), e um prazo de retorno de apenas 10 meses, a rede tem faturado alto – cerca de R$10 milhões em 2023. Este ano, com as novas estratégicas, o valor deve quadruplicar, ultrapassando a marca dos R$40 milhões.
Uma origem improvável
O surgimento da Peggô aconteceu de forma improvável, em um dos piores momentos econômicos dos últimos anos: durante a pandemia da Covid-19. Enquanto diversas empresas fechavam as portas, Daniel observou que os supermercados enfrentavam uma certa resistência. Apesar de serem uma necessidade, a população estava receosa de irem à rua frente ao medo e as incertezas sobre a doença.
- Quando tivemos a pandemia, muitos amigos trocaram o hábito de fazer compras no mercado para pedir através de aplicativos de delivery. Mas apesar das vantagens, o delivery tem alguns problemas, como preços altos e uma entrega as vezes demorada. Então me deparei com um modelo de mercado autônomo que surgiu nos Estados Unidos e decidi montar algo semelhante dentro dos condomínios – aponta.
O modelo se mostrava extremamente benéfico para ambas as partes: enquanto o cliente tem acesso aos produtos de forma imediata e com preços mais competitivos, o empreendedor assumia um negócio que oferecia poucos riscos. Por se tratar de um contêiner pequeno (de 6m²) sem funcionários, o custo da operação é baixo, o que facilita sua instalação e manutenção.
Saiba mais em: www.peggomarket.com.br
Raio-X da Franquia:
Investimento: a partir de R$ 30 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$20 mil
Lucro médio mensal: 5%
Tempo de retorno: 10 meses