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Rafael Soares é fundador da Santa Carga, maior rede do segmento no país, que deve faturar mais de R$30 milhões em 2024
A história de Rafael Soares, de 40 anos, é semelhante à de muitos brasileiros. Nascido e criado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o empreendedor aprendeu desde cedo que teria que criar suas próprias oportunidades. De família humilde, começou a trabalhar ainda criança, ajudando os pais a vender peixe na feira. No entanto, a vida lhe reservava desafios ainda maiores.
Aos 17 anos, Rafael perdeu o pai, provedor da casa, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) na empresa em que trabalhava. Assumindo a responsabilidade pela mãe e irmã mais nova, passou a vender sanduíches e salgados nas areias de Copacabana. Com o dinheiro que sobrava abriu uma lojinha de informática em frente a sua casa, que logo se tornou uma pequena rede com três unidades no centro de Caxias.
Desde então experimentou o sucesso e o fracasso através de diversos empreendimentos, desde uma escola de idiomas até a tentativa de um abrir um cassino no Caribe. Mas foi como dono de bar que teve sua melhor ideia. Na época, muitos clientes pediam para carregar o celular nas tomadas do balcão, e o que era feito como favor, acabou virando dor de cabeça.
- Um dia, um dos garçons acidentalmente deixou cair água no celular de uma consumidora, queimando o aparelho. Eu a ressarci, mas acabei ficando no prejuízo. Naquele momento eu sabia que precisava criar algo pensando na comodidade dos clientes. Então decidi criar um totem de carregamento, feito de madeira, com uma pequena tela na horizontal onde eu poderia anunciar produtos - conta Soares.
A ideia foi um sucesso e o totem vivia ocupado. Os clientes frequentavam o estabelecimento para carregar os celulares, e os demais donos de bares lhe perguntavam onde ele havia comprado aquele objeto. Foi então que ele percebeu uma demanda significativa em um mercado pouco explorado. Assim, em 2013, nasceu a Santa Carga - que viria a se tornar a maior e mais premiada franquia de totens de carregamento do Brasil, com mais de 670 unidades espalhadas pelo país.
O surgimento da maior franquia de totens do Brasil
Quando surgiu, o modelo de negócios da Santa Carga era a venda de mídia (publicidade) na tela do totem, destinados a estabelecimentos locais. Porém, durante a pandemia, Rafael teve que parar seus planos de expansão e repensar sua estratégia de comercialização. A partir daí começou a vender e alugar os totens para eventos, e até mesmo usá-los como armazenamento para álcool em gel, deixando o projeto inicial de venda de mídia para um segundo momento.
- Comecei a desenhar e montar alguns totens no quarto do meu apartamento, e quando coloquei um site no ar, começaram a chegar solicitações de orçamento de diversas empresas. Montamos uma pequena fábrica e recebemos o primeiro grande pedido, de uma renomada rede de concessionária. Depois vieram hospitais, eventos como o Rock In Rio e muitos outros - acrescenta.
O que deveria ser um quebra-galho acabou se tornando seu principal trunfo. Com uma estrutura completa, Rafael aumentou a produção de totens e começou a desenvolver o formato de franquias, na qual o franqueado ficaria responsável pela comercialização de mídia. Hoje, a marca possui a maior linha do Brasil, todos produzidos em alumínio bruto em uma moderna fábrica com mais de 600m². Destaque para o novo modelo, com uma tela de 40 polegadas, que permite até 40 anunciantes.
A entrada no franchising ocorreu somente em 2020, mas em apenas três anos, já são mais de 670 unidades espalhadas no país - com uma aberta a cada 48 horas. A expectativa é terminar o ano com mais de 1000 unidades e um faturamento superior a R$30 milhões. Além disso, a marca possui ainda seis totens no exterior, sendo quatro nos Estados Unidos e dois no Paraguai.
Anunciante, franqueado e consumidor, todos ganham
Um dos principais diferenciais do totem é o que ele oferece ao público. Enquanto o franqueado ganha através da venda de publicidade nas telas, o consumidor recebe uma central de carregamento para até 14 aparelhos simultâneos, além de acesso gratuito à internet através de wi-fi marketing.
- Ao se conectar na rede, o usuário fornece dados que podem ser utilizados pelo franqueado, ponto comercial e até mesmo anunciantes para campanhas futuras de marketing. Então além do anunciante ser visto na tela do totem, ele também pode ser percebido no celular de cada usuário conectado, ampliando o público impactado - explica.
Este modelo de ganho “mútuo” permite que a marca ofereça um preço mais competitivo que a concorrência, com um ticket médio de R$297 por mês (por publicidade), o que garante uma alta rentabilidade. Com isso, muitos franqueados decidem reinvestir na rede. Atualmente, mais da metade (56%) dos franqueados possuem dois ou mais totens.
Outra vantagem do modelo de negócio é o baixo custo de operação: tudo o que o franqueado precisa é de um ponto comercial para alocar o seu totem, não havendo necessidade de um espaço físico ou colaboradores. O próprio investidor fica responsável por inserir publicidades e definir a grade do seu totem remotamente, assim como prospectar clientes.
- Nós temos profissionais dedicados a guiar o franqueado em toda a sua jornada com a marca, desde a montagem da sua caixa de incentivo, até a escolha da melhor opção de ponto para se trabalhar. Também oferecemos suporte em vendas, auxiliando na criação de estratégias de prospecção física e digital. Nosso objetivo é fazer com que ele reinvista sempre na marca, não à toa temos um número grande de multifranqueados - completa.
Para o segundo semestre do ano, a rede introduziu um novo mix de produtos, incluindo um modelo exclusivo de totem para franqueados oferecerem aos clientes em formato de comodato, aumentando o LTV do anunciante em mais de 40%. Além disso, a marca está contratando mentores de vendas especializados para capacitar os franqueados, e estabelecendo parceria com agências de publicidade voltadas a campanhas nacionais, ampliando as oportunidades e fortalecendo sua posição como líder do setor.
Mais informações em: https://franquia.santacarga.com.br/
Raio X da franquia
Investimento inicial - R$19.900
Faturamento médio mensal - R$ 4.226.00
Lucro médio mensal - Lucratividade média de 86%
Prazo de retorno - Em torno de 8 meses