A rede de farmácias de manipulação A Fórmula participa pela primeira vez da ABF Expo. Durante os quatro dias do evento a marca vai apresentar seu modelo de negócio que se diferencia no segmento. O franqueado não se associa apenas a uma farmácia de manipulação, o negócio consiste em laboratórios próprios e área de vendas. Desta forma, o atendimento ganha agilidade e controle de qualidade.
Para organizar a gestão dos franqueados e elevar a performance de cada unidade, a rede desenvolveu, sua própria plataforma, a AFS Solutions (A Fórmula Soluções), que faz toda a administração da loja. Há um ano, esse serviço foi ampliado e passou a contar com a Inteligência Artificial em todo processo de gestão diária da unidade e da rede. A AFS Solutions é a plataforma principal que permite outros braços como customização de orçamentos, informações para o público prescritor, controle de estoque e até mesmo ações de marketing.
Com o uso da AFS IA, a rede consegue visualizar o desempenho de cada unidade, mas não com o objetivo de cobrar, e sim de ajudar o franqueado a traçar estratégias para melhorar o desempenho, caso seja necessário. Segundo o Diretor de Operações da rede, Bruno Costa, com a ferramenta tudo fica muito claro e auto explicativo, além de proporcionar um acompanhamento diário por parte do franqueado, que poderá tomar ações rápidas e reverter qualquer situação que não esteja boa.
Um dos acompanhamentos que a AFS Solutions faz é a gestão do estoque. Ele controla o vencimento de tudo e sinaliza o que está ou não vendendo. Neste caso, a ferramenta identifica os prazos de validade dos produtos, dando tempo para o franqueado realizar promoções, por exemplo, lógico que sempre comprometido com a qualidade do que é vendido.
Toda tecnologia foi desenvolvida internamente e segundo o diretor, o investimento maior foi na contratação de ótimos profissionais, já que tudo é desenvolvido in house. “A rede investiu nesse primeiro ano da AFS IA mais de R$ 1 milhão. Esse mesmo valor está previsto para o segundo ano da plataforma”, finaliza Bruno.
Segundo ele, o que interessa à rede é levar toda a aplicabilidade da IA à favor da marca, facilitando a gestão do franqueado e da rede. Além de ser um diferencial no mercado, já que nenhuma outra rede de farmácia conta com uma plataforma própria e com esse nível de detalhe. “O céu é o limite”, profetiza.
Essa ferramenta está disponível para todos os franqueados e sem custo algum, já que todo sistema está integrado e assim que o empreendedor abre sua unidade, todos os registros passam a ser acompanhados pela AFS, automaticamente. “Usar ou não é uma opção para o empreendedor, mas deixar de usar é um retrocesso”, garante o diretor.
A plataforma vem ganhando cada vez mais adesão dos franqueados. Rosalvo Tilço de Lima Jr, da unidade de Alagoinhas (BA), que está na rede há 24 anos, usa o sistema desde o início. Segundo ele, a ferramenta consegue compilar todos os números e ajuda na interpretação do resultado. “Acompanho com precisão minhas vendas diárias, controlo meu estoque para evitar prejuízos, pois tem como mensurar o que está parado, além de ver o que deixei de vender,”, explica o franqueado.
Com a ferramenta, Rosalvo diz que teve um acréscimo de 10% no seu resultado líquido, isso graças a uma combinação de fatores como ajustes finos no sistema de compras e nas despesas, além da precificação. Para ele, a IA é um caminho sem volta e as empresas precisam se preparar e usar essa ferramenta da melhor forma. “O que a Fórmula fez foi incrível, pois, só mostra como a rede se preocupa com a gestão e a performance do seu franqueado, nos proporcionando ferramentas que ajudam no dia a dia”,completa.
Vendas pelo WhatsApp
O mercado se rendeu às vendas pelo WhatsApp, a praticidade e rapidez dessa ferramenta tem ajudado muito no resultado das vendas, e com a Fórmula não é diferente. A marca usa a ferramenta como meio de relacionamento com cliente há muitos anos e a vê como uma forma eficaz para uma comunicação direta com o cliente, segmentação de público de acordo com o tipo de produto, aumento de engajamento e o melhor custo-benefício comparado a outras formas de veiculação do mercado.
Hoje, mais de 60% das vendas das unidades acontecem por meio remoto e muitas vezes são de clientes que não conseguem ir à unidade ou preferem a comodidade. O cliente inicia o contato, solicita sua demanda e recebe seu orçamento em muitos casos em até 24 horas.
Segundo o diretor de operações, o WhatsApp facilita a venda e a divulgação de promoções que alavancam os resultados. Mas é essencial ter definido um objetivo para a ferramenta. “Quem queremos conectar, estabelecer regras e diretrizes para evitar evasão de membros e sempre manter a atividade, que gere interesse e interação entre o grupo”, explica.
Mas, o principal desafio é manter a interação em tempo real, atender as demandas dos clientes e convertê-las em vendas. É fundamental que o empresário se estruture com ferramentas que auxiliem e monitorem o atendimento, criando relevância e autoridade no que comercializa. Isso faz com que se aumente o LTV e diminua o CAC da operação.
Segundo ele, a tecnologia é “MEIO”, e o seu uso demasiado cria atrito no atendimento. O que realmente faz a diferença é a experiência de atendimento que o vendedor pode proporcionar ao cliente. Elaborar uma estratégia de automação, para que possa facilitar a qualificação e alocação do cliente dentro do funil de atendimento ajuda bastante, mas sempre se preocupando em diminuir o volume de interações que o cliente precisa para chegar até o seu objetivo.
Ele finaliza dizendo que empreendedores que investiram na criação e manutenção de comunidades no WhatsApp estarão bem posicionados para se destacar no mercado competitivo, oferecendo aos seus clientes uma experiência de marca personalizada, eficiente e inovadora.
Expansão
Com 90 unidades pelo Brasil, a rede está expandindo principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e quer atingir o número de 120 unidades até o final de 2024. Hoje, a rede está com 18 unidades em implantação e 15 novos contratos assinados. “Já atingimos 50% da meta de assinaturas do ano”, garante Bruno.
Esse entusiasmo da franqueadora vem de várias fontes: estudos de geolocalização que apontam uma demanda para o serviço e o próprio crescimento do setor por meio do franchising.
Segundo a pesquisa do primeiro trimestre de 2024 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento Saúde, Beleza e Bem-estar cresceu um pouco mais de 14%, comparado com o mesmo período do ano passado. Uma prova que as pessoas estão buscando mais pelo cuidado e prevenção, voltando sua atenção para farmácias como a Fórmula que trabalha com produtos personalizados, e isso só a farmácia magistral pode oferecer.
Sobre a rede
A Fórmula foi reconhecida por diversas premiações, como ABF (Associação Brasileira de Franchising) e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, ficando entre as melhores franquias do Brasil. E agora, para atingir seus objetivos, busca empreendedores de todo Brasil dispostos a investir no mercado magistral.
Usando tecnologia de ponta, os laboratórios de A Fórmula possuem os equipamentos mais modernos para assegurar que todo o processo de manipulação esteja de acordo com as normas dos órgãos reguladores, garantindo uma formulação 100% segura e rastreável.
A franqueadora oferece aos franqueados um corpo técnico de farmacêuticos especialistas em farmácia clínica e cosmetologia, além de um departamento experiente e exclusivo de pesquisa e desenvolvimento.
Em 2023, atendeu mais de 35 mil médicos, realizou mais de 2 milhões de formulações, atendendo mais de 1 milhão de pessoas. Mantém investimentos constantes em inovação, tecnologia, pesquisa e processos produtivos de excelência.
O faturamento da rede, no ano passado, foi de R$ 200 milhões e, para esse ano, a meta é crescer 20%. Com 90 unidades, mas tendo como meta 120, até o final de 2024, a rede está presente em 23 Estados.
FICHA DA FRANQUIA – RAIO-X
Fundação: 1988
Início da Franquia: 1998
É associado ABF: Sim
Associada ABF desde: 2014
Investimento Inicial: A partir de R$ 550.000,00
Taxa de Franquia: R$ 60.000,00
Capital de giro: a partir de R$ 50.000,00
Royalties: 5% do faturamento bruto
Fundo de propaganda: 2% do faturamento bruto
Área média de uma unidade: a partir de 100m2
Número de pessoas na operação: média de 6 funcionários
Faturamento médio mensal: R$ 200.000,00
Lucro Líquido Médio (% sobre o faturamento): 15% a 20%
Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses