Tea Shop aposta no crescimento do consumo de chá no país

Com expansão de 47% em 2018, maior rede de chás gourmet do Brasil completa seis anos de atuação no país e comemora a boa receptividade da bebida pelo consumidor brasileiro

 

Com seis anos de atuação no Brasil, a Tea Shop ergue a mug – ou caneca de chá – para brindar o crescimento de 24% por ano no consumo da bebida no país ante uma média mundial de 9%, segundo a consultoria Euromonitor Internacional. Hoje com 30 operações, a maior rede de chás gourmet do Brasil leva para a ABF Franchising Expo 2019, de 26 a 29 de junho, em São Paulo, uma receita tão simples e bem sucedida quanto a infusão milenar que se tornou a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água: folhas frescas e aromáticas, vendidas a granel em lojas e quiosques com ambiente inspirador. 

A expansão da rede em número de lojas no ano passado alcançou 47%, um ritmo superior ao crescimento nominal do setor de franquias em 2018, que foi de 7%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Apesar disso, o Brasil ainda é o 75º do mundo no ranking dos países consumidores, o que mostra o potencial de crescimento da bebida em terras tupiniquins. 

Popularizada pelos chineses, que exploraram as propriedades estimulantes e antioxidantes da infusão à base da planta Camellia sinensis, e transformada em hábito cultural pelos ingleses, a bebida caiu no gosto de um consumidor que valoriza qualidade de vida e bem-estar. O avanço do chá ocorre na onda da busca por bebidas saudáveis e não industrializadas. Em fevereiro deste ano, a mesma Euromonitor apresentou dados mostrando que o consumo de refrigerantes no Brasil sofreu uma queda de 2,6% em relação ao ano anterior.  

“A expansão da Tea Shop é a melhor prova de que as nossas mesclas foram aprovadas no controle de qualidade mais exigente que existe: o crivo do consumidor”, afirma o diretor geral da marca no Brasil, Michel Bitencourt. Com matriz em Barcelona, a Tea Shop chegou ao Brasil em maio de 2013, em Porto Alegre, pelas mãos do próprio Bitencourt, que também é tea sommelier. 

Propriedades   

O chá pode ser tomado quente ou frio, contém propriedades que trazem benefícios à saúde e é uma opção de bebida saudável para as crianças levarem para a escola na lancheira. Além do reconhecido poder antioxidante dos flavonoides, verdadeiros varredores dos radicais livres no organismo, é rico em teína, substância estimulante cujo efeito é semelhante ao da cafeína. A diferença é que, em razão do ritmo mais lento de absorção, a ação do chá é mais duradoura.   

DADOS DA FRANQUIA 

Tea Shop Brasil 

Maior rede de lojas de chás gourmet do Brasil    

Número de lojas 30 (a estratégia de expansão projeta 10 aberturas ao ano)   

 Cidades onde tem Tea Shop 

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia, Florianópolis, Recife, Vitória, Santos, Gramado, Balneário Camboriú (SC) e Canoas (RS)

Histórico e características 

A Tea Shop nasceu em Barcelona (Espanha) há 29 anos e hoje conta com mais de 90 operações na Europa e América Latina, atuando nos mercados da Espanha, Brasil, Itália e Argentina. Chegou há seis anos ao Brasil pelas mãos do empresário e tea sommelier Michel Bitencourt.  As lojas e quiosques proporcionam uma experiência multissensorial aos apaixonados por chá, além de um ambiente perfeito para degustar um chá ou infusão em boa companhia. São mais de 130 blends (mesclas de chá) à disposição do consumidor. 

Rastreabilidade e procedência

 Os chás vendidos pela Tea Shop possuem um sistema de rastreabilidade para garantir folhas sempre frescas nas lojas. Além disso, as mesclas desenvolvidas em laboratórios europeus contêm selos que atestam a adoção de práticas sustentáveis de cultivo nos países de origem. 

Responsabilidade social 

Uma parceria entre a Tea Shop e o Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC) destina parte das vendas da linha de chás Gracia Blend, a campeã em preferência nas lojas da rede, para a prevenção e o tratamento do câncer de mama. O IBCC é uma rede de serviços hospitalares especializada em oncologia e atua na conscientização, diagnóstico e tratamento do câncer que mais atinge as mulheres no Brasil. É pioneiro no país no combate ao câncer de mama e lançou a campanha “O câncer de mama no alvo da moda” com a participação de artistas e celebridades.   

Fonte para entrevistas antes e durante a ABF Franchising Expo 2019 

Michel Bitencourt, diretor-geral da Tea Shop no Brasil e tea sommelier 

Crédito das fotos: Isadora Heimig 

Agendamento: Vigia Comunicação – (48) 99172-6715 – Brígida Dettmer