Piticas marca presença na ABF Franchising Expo 2019

Com um estande de 88m², a marca reúne os modelos de negócios e aumenta as oportunidades para novos franqueados

A Piticas, uma das maiores redes de vestuário voltado à cultura pop e geek do Brasil, prepara sua participação na ABF Franchising Expo 2019, feira de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising, que este ano acontece nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho, no Expo Center Norte – Pavilhão Branco e Azul (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme).

Além de ser todo aberto para fácil acesso dos visitantes, o estande com 88m² traz uma decoração futurista com luzes de led que iluminam as entradas e será decorado com painéis e imagens que representam os licenciamentos firmados pela marca. Franqueados e futuros franqueados terão a oportunidade de visitar os dois modelos de negócios: loja e quiosque.

“Entendemos que a Piticas também consegue chegar às cidades menores onde não há shoppings, por isso, além do quiosque, montaremos uma loja conceito com possibilidade, por exemplo, de abertura em ruas centrais que possuem comércios, para mostrar como a unidade é entregue após o fechamento do contrato”, explica Felipe Rossetti, sócio-fundador da empresa.

A Piticas tem como objetivo para a feira deste ano, dar ênfase à busca de novos franqueados para a expansão da marca na Região Sul, em Fortaleza e no Espírito Santo, onde ainda há muitas oportunidades de abertura de unidades novas.

Como tudo começou

Em 2010, quando os irmãos Felipe e Vinicius Rossetti abriram sua primeira loja no Plaza Shopping Itu (SP), não imaginavam o que tinham em mãos e o potencial de sucesso. Ambos haviam dedicado dez anos de estudos nos Estados Unidos, e voltaram ao Brasil com R$ 6 mil no bolso e um sonho na cabeça: abrir o próprio negócio.

“O primeiro passo foi comprar 150 t-shirts para revendê-las. Esgotamos o material em uma semana e, com a quantia que faturamos, buscamos mais 300 peças, que também acabaram rapidamente. Reinvestir o capital foi primordial para propagação do nosso nome”, afirma Felipe.

Alguns anos depois, com o desenvolvimento do projeto, fundaram uma confecção de 50 m² para estampar blusas com frases humorísticas. A ideia era poupar dinheiro para posteriormente aplicar em licenciamentos. Hoje, os irmãos são donos de uma fábrica de 11 mil m², localizada em
Guarulhos, e que produz cerca de 25 mil produtos por dia com a ajuda de mais de 500 funcionários e maquinários de última geração.

A Piticas em 2018/2019:

• Mais de 2,5 milhões de produtos vendidos;
  • 357 lojas implantadas por todo o país;
  • Mais de 120 marcas licenciadas;
  • 608.237 mil seguidores na página oficial do Facebook;
  • 123 mil seguidores do Instagram;
  • Investimento de 5 milhões no sistema RFID;
  • Top 50 Maiores Franquias do Brasil;
  • Chancelada com Selo de Excelência ABF;

Franquias

No início, os empresários mantinham 50 unidades próprias. Quando perceberam que a ideia havia tomado uma dimensão maior do que conseguiam gerenciar sozinhos, o Modelo de Franquias foi o melhor método para expandir a distribuição. Hoje, já são 357 unidades abertas e em
funcionamento, o que mantém a presença da Piticas em todos os estados.

“O custo médio para que alguém se torne nosso parceiro de vendas é de R$ 160 mil e são poucas marcas que oferecem esses valores”, explica Felipe. Segundo ele, o retorno é praticamente garantido entre 18 e 24 meses. Para 2019, a Piticas visa abrir mais 120 unidades.

Os proprietários acompanham todas as etapas da produção, desde a aquisição do tecido, corte, costura, design e estamparia até o momento que a peça é colocada em estoque para abastecer as unidades. Um grande diferencial da marca é uma ferramenta eficaz no suporte às franquias, ou seja, a consultoria que a empresa oferece. A Piticas desenvolveu um acompanhamento estratégico com franqueados que apresentavam baixo faturamento, auxiliando na organização de fluxo de caixa, geração de estoque, divulgação local da marca e aproveitamento das datas
sazonais do comércio para alavancar as vendas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a equipe de consultoria Piticas acompanhou o franqueado durante um mês, gerando resultados positivos para aquela unidade.

Mais informações sobre e como comprar no site: www.piticas.com.br

Sobre a Piticas

A Piticas nasceu da ideia dos irmãos Felipe e Vinicius Rossetti, que após morarem por 10 anos nos Estados Unidos, retornaram ao Brasil em busca de uma oportunidade empreendedora. Com foco no desenvolvimento da criatividade e atentos a cada detalhe, fundaram a primeira loja em 2008. Com o crescimento da marca, eles começaram a investir em maquinários de última geração, construindo uma fábrica de 11 mil m² em Guarulhos. Desde então, a Piticas tornou-se uma das maiores fábricas de vestuário especializada em estampas da cultura pop do país, produzindo 30 mil camisetas por dia, com mais de 620 funcionários e mais de 360 lojas franqueadas espalhadas pelo país, além do e-commerce próprio na Internet.
Hoje, os irmãos acompanham todas as etapas da produção, treinamento de funcionários e satisfação dos clientes por meio de seus consultores. Mais informações sobre no site: www.piticas.com.br