Ortobom participa da ABF Franchising Expo e comemora 50 anos de história

A marca inaugurou 170 novas lojas em 2018 e tem um plano de expansão agressivo

 

Atuante no mercado de franquias desde 1992, a Ortobom - maior franqueadora de colchões do mundo e maior fabricante de colchões da América Latina - participará da ABF Franchising Expo, entre os dias 26 e 29 de junho. A empresa espera um aumento de 8,7% no faturamento e prevê abrir 200 novas unidades até o final de 2019. No último ano, inaugurou 170 lojas. Além de todo esse crescimento, a marca investe intensamente em programas de treinamento para suas equipes e toda a rede de franquias, pois a excelência no atendimento deve ser primorosa em todos os aspectos. 

A marca está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 2.300 unidades de franquias, além de lojas no Paraguai, Uruguai e Bolívia. Representada com 17 fábricas e cinco mil pessoas envolvidas no processo de produção, comercializa mais de 220 variedades de produtos, todos submetidos a testes rigorosos que confirmam sua resistência e durabilidade. 

"A participação da Ortobom na Expo Franchising 2019 reafirma o nosso compromisso em levar conforto e bem-estar à população, através do modelo de franquias que consolidamos ao longo destes 27 anos como franqueador. Esperamos alcançar candidatos qualificados que buscam oportunidade de empreender, tendo o suporte e a chancela da Marca líder do segmento, unindo-se aos mais de 1.500 franqueados da rede. Atualmente possuímos mais de 2.300 lojas franqueadas e seguimos com um plano de expansão bastante agressivo por todo o País e Mercosul", destaca Diego Lima, Gestor Nacional de Expansão da Ortobom. 

 Fundada em São Paulo, em 1969, a companhia iniciou suas atividades no ramo metalúrgico, fabricando camas, berços, mesas para televisão etc. Alguns anos depois, começou a comprar blocos de espuma para a confecção de colchões, visando aumentar seu ramo de atividades. Em 1975, especializou-se na fabricação de colchões, com a inauguração de uma fábrica no Rio de Janeiro. Hoje, além de colchões, a marca fabrica travesseiros, lençóis, protetores de colchão e camas. 

Ao longo de sua trajetória, a tecnologia sempre foi grande aliada da Ortobom. Um dos resultados das pesquisas e investimento em tecnologia e formulações é a Comfort Cel, uma espuma com alto índice de conforto, que ao primeiro toque é extremamente macia e confortável, ao mesmo tempo em que oferece alto grau de resiliência, necessária para a perfeita acomodação do corpo. Outro exemplo é a estrutura de molas nanolastic bicônicas, produzida em aço com alto teor de carbono, que possui resistência progressiva ao peso e agrega excelente flexibilidade e durabilidade ao colchão. 

Sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, por sua vez, também são primordiais na manutenção desses valores e da qualidade dos produtos Ortobom - uma empresa ecologicamente consciente. A companhia segue rigorosamente as determinações legais de preservação ambiental e controle de efluentes industriais. Toda a madeira utilizada para a produção das estruturas ortopédicas e das estruturas dos boxes recebe tratamento especial e a empresa exige que seus fornecedores realizem a reposição florestal. Por esse motivo, desde 2000, a marca possui o Selo Verde, que comprova a qualidade da madeira e o comprometimento do fornecedor com o reflorestamento. 

Em cinco décadas, a Ortobom foi gratificada em mais de 90 premiações, entre elas Top of Mind Casa & Mercado, onde conquistou seu 17º prêmio, em 2018. A pesquisa é encomendada ao instituto Datafolha que premia as marcas mais lembradas espontaneamente por arquitetos e designers de interiores de todo o Brasil em 62 categorias que englobam lojas, produtos e serviços agrupados em 17 segmentos. 

Completando 50 anos em 2019, a empresa se firma como maior fabricante de colchões da América Latina com produção de mais de seis milhões de colchões por ano, consumindo mais matéria prima do que Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Colômbia, juntos. Em todos esses anos, já acumulou a produção de mais de 140 milhões de colchões. Para mais informações: https://www.ortobom.com.br/  

Mercado do sono 

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, cerca de 80% da população brasileira relata algum problema na hora de dormir. Diante deste cenário, ter um bom colchão é mais do que conforto, é uma questão de qualidade de vida e saúde. Os colchões e travesseiros possuem prazo de validade e precisam ser trocados. Não é à toa que o mercado de colchões no Brasil movimenta cerca de R$ 7 bilhões por ano. O país é uma potência nesse segmento e atualmente está entre os seis maiores produtores do mundo, próximo de líderes do mercado como China, Estados Unidos e Canadá. Quando o assunto é consumo, nosso país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial. Atualmente, no Brasil, existem mais de 400 indústrias de colchões em operação, e no topo dessa lista está a Ortobom. Pensando em se aproximar ainda mais do seu cliente, a companhia também lançou, como parte das comemorações de aniversário de 50 anos, um aplicativo que auxilia na melhora das noites de sono. Ao acessar a ferramenta, o cliente tem acesso à várias funções interativas, como alongamento, mindfulness, músicas de relaxamento, diagnóstico da qualidade do seu sono e até a escolha do seu colchão ideal. 

Raio x da franquia: 

Nome: Ortobom 

Segmento de atuação: Artigos para o lar / móveis / colchões 

Ano de fundação: 1969 

Início no franchising: 1992 

Número de franquias (em funcionamento): mais de 2 mil 

Investimento inicial: R$ 500/m2 para loja de rua e R$ 1.000,00/m2 para loja de shopping 

Capital de giro: R$ 30 mil 

Taxa de royalties: Incluída no custo dos produtos 

Faturamento mensal médio: R$ 40 a 150 mil (franquia de rua) 

Faturamento mensal médio: R$ 100 a 300 mil (franquia de shopping) 

Prazo de retorno: 18 a 36 meses 

Área mínima da unidade: A partir de 60 m2 para shoppings e centros comerciais 

Prazo de contrato: 5 anos 

Área de expansão em 2018: Brasil e América Latina                 

Associada à ABF? Sim