Empresária aceita o desafio do marido, se torna dona da maior rede de cursos de gastronomia do país e estará na ABF Franchising Expo 2019

Depois de ingressar no franchising, o Instituto Gourmet cresceu mais de 300% a previsão é faturar R$35 milhões em 2019

Em 2010 quando surgiu a ideia de criar o Instituto Gourmet, em Serra, no Espírito Santo, Lucilaine Lima não imaginava que sua empresa daria tão certo. Formada em biologia, ela resolveu trocar as aulas para os estudantes do ensino médio para investir em vendas de doces caseiros e assim poder ficar mais próxima de seu primeiro filho.

A única dificuldade, é que Lucilaine não tinha muita experiência na cozinha, muito menos na confeitaria. Então seu marido, Robson Fejoli, resolveu desafiá-la a encontrar a receita perfeita de bem casado. “Eu queria “agradar” meu marido, para ter certeza que agradaria o público. Então eu procurei uma receita, fiz algumas mudanças e coloquei como meta fazer o melhor bem casado que ele já tinha comido na vida. Deu tão certo que até hoje ele fala isso para mim”, comenta Lucilaine.

Lucilaine trabalhou informalmente por 7 anos e com o sucesso de seus doces, resolveu estudar uma forma de repassar seu conhecimento, transformando suas receitas em um negócio de sucesso. “Costumo dizer que idealizei os cursos do Instituto Gourmet com 7 anos em 1, pois tudo que eu errei e aprendi nesse período, pude facilitar para os alunos em cada módulo, sempre pensando em tornar o estudante em um empreendedor e gestor em potencial”, afirma.

A rede oferece um ensino qualificado com técnicas da cozinha clássica e contemporânea, de forma atual e descontraída e está presente nos setores que mais crescem no país: franquias, educação e gastronomia. “Essas áreas estão em constante crescimento e expansão devido a sua capacidade de abrir campos de diversas formas, é gigantesca a abrangência, só penso em investir cada vez mais na qualidade e no crescimento do setor”, completa
Lucilaine.

Segundos dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising – o setor de franquias registrou no segundo trimestre um crescimento nominal de 7% em relação ao mesmo período de 2018. E o faturamento ultrapassou a marca de 41,464 bilhões de reais.

Lucilaine acredita que essa retomada de fôlego, tem relação ao fato de que o brasileiro consegue ver oportunidade diante a crise. “Hoje a busca de capacitação é a chave principal do crescimento para qualquer profissional, por isso acreditamos na importância do Instituto Gourmet. Nosso método é único, pois focamos no aluno empreendedor.”

A rede que ingressou recentemente no franchising, fará sua segunda participação na ABF Franchising Expo que acontecerá entre os dias 26 e 29 de junho deste ano, no Expo Center Norte, localizado na Zona Norte de São Paulo. “Ano passado, participamos da ABF Expo e tivemos uma grande visibilidade em relação aos investidores. Conseguimos expandir nosso negócio para outros estados fora o eixo Rio-São Paulo”, afirma.

Hoje o Instituto Gourmet conta com mais de 54 unidades comercializadas e já faturou mais de R$ 14 milhões de reais no último ano. Para a empresária, o sucesso do Instituto Gourmet se dá ao fato da empresa ter como missão transformar a vida de todos os que integram seu modelo. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente aquela região gerando empregos e formação profissional” finaliza.

Estande Instituto Gourmet: Rua H – Pavilhão Branco – Stand 114

Ficha de Investimento – Instituto Gourmet:

Investimento Inicial: a partir de R$ 250.000,00

Taxa de franquia: A partir de R$ 40.000,00

Área para o ponto: a partir de 200 m²

Faturamento médio mensal: R$ 100.000,00

Royalties: 8%

Taxa de publicidade: 2%

Lucratividade média sobre o faturamento: 25% a 35%

Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses

Prazo de contrato: 05 anos

Quando: de 26 a 29 de junho de 2019

> Quarta a Sexta 26 a 28/06 – das 13h às 21h

> Sábado 29/06 – das 11h30 às 18h30

Valores: R$ 70 (ingresso online) R$ 80 (bilheteria do evento)

Sobre o Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é a maior rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastrônomico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de
50 unidades comercializadas em todo país.

Sobre a ABF Franchising Expo

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 28.ª  edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF.

Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

Fonte: Portal do Franchising