Com apenas 5 anos de franchising, Mercadão dos Óculos chega à feira da ABF com 300 franquias

Modelo de negócio rentável e trabalho em parceria com franqueados ampliou rapidamente a presença da marca em todo país

O Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, anunciará durante a ABF Franchising Expo, entre os dias 26 e 29 de junho, em São Paulo, a conquista de 300 franquias!

“Em apenas cinco anos de franchising, o Mercadão dos Óculos expandiu para 24 estados e hoje é uma das franquias que mais cresce no país”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo da marca. “Oferecemos um modelo de negócio com lucro médio mensal de 15% a 25% do faturamento”, acrescenta.

Além da alta rentabilidade, Freitas credita o sucesso da marca ao trabalho junto aos franqueados. Todos os meses, a rede realiza o curso Mentores Mercadão dos Óculos, em que franqueados de sucesso ensinam boas práticas para outros investidores.

Outro exemplo é o curso Red Shark, que traz uma intensificação do treinamento técnico que todo franqueado recebe antes de abrir uma loja. Com duração de três dias, é voltado para atendentes e gerentes, ampliando a qualificação de toda equipe.

“Essa troca de experiências faz com que os franqueados aumentem o lucro da loja e, satisfeitos, acabam investindo em outra unidade”, explica. Atualmente, 43% das franquias do Mercadão dos Óculos pertencem a multifranqueados.

Segmento em alta De acordo com dados a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual o Mercadão dos Óculos faz parte, faturou R$ 7,6 bilhões no primeiro trimestre de 2019, um crescimento de 9,2% em comparação com os primeiros três meses do ano passado.  Nesse mesmo período, o Mercadão dos Óculos bateu dois recordes: inaugurou 30 unidades em diferentes regiões do Brasil e também superou a marca de lançamentos em apenas um mês, com 14 lojas abertas em março.

“Este crescimento rápido e de qualidade só é possível em uma rede com franqueados satisfeitos. Temos exemplos de investidores que faturam mais de R$ 200 mil por mês, ou que estão abrindo a quinta unidade e até aqueles que mudaram de cidade só para garantir uma praça do Mercadão dos Óculos”, assegura Freitas.

Franqueado satisfeito, aliás, é o que não falta na rede. Por três vezes consecutivas, a marca recebeu o Selo de Excelência em Franchising, uma das maiores premiações do setor concedida pela ABF; e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Em ambos, a pesquisa mede o nível de satisfação dos franqueados e o Mercadão dos Óculos atingiu nota máxima!

“No ano passado, crescemos em 50% o nosso faturamento. Para este ano, temos a previsão de abrir 100 unidades e faturar R$ 150 milhões”, finaliza Freitas.

Sobre o Mercadão dos Óculos

O Mercadão dos Óculos é uma rede de franquia de óticas criada para atender as classes C e D, com preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 239,90. Fundada em São José do Rio Preto (SP), conta com mais de 240 unidades e está presente em 23 estados. Neste ano, a marca pretende abrir 100 lojas e, até 2020, chegar a 600 pontos. Em 2017 e 2018, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Investimento: a partir de R$ 150 mil

Taxa de franquia: de R$ 40 mil a R$ 60 mil