Calçados Bibi apresenta modelo de quiosque na 28ª edição da ABF Franchising Expo

 

Modelo express tem investimento menor e foca expansão internacional 

 

A Calçados Bibi, pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, anuncia um novo modelo de negócio que visa a expansão da marca em shopping centers: o quiosque. A novidade apresentada da 28ª edição da ABF Franchising Expo faz parte do plano de expansão da rede, que planeja implantar 30 novas unidades no Brasil e 28 no exterior, até o final de 2019. O modelo express tem investimento inicial menor, a partir de R$ 160 mil, e será uma estratégia da marca para crescer nacional e internacionalmente nos próximos anos. O maior evento de franquias do Brasil será realizado de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

Este projeto se originou no Ninho de Inovação, que reconhece e premia as melhores ideias submetidas e enviadas ao comitê de Inovação da empresa por colaboradores, franqueados e fornecedores. A ideia foi sugerida pelos franqueados de Belo Horizonte (MG), Wilson e Silvia Saviani, para que a Bibi pudesse ter pontos de vendas mais estratégicos. Trata-se de um projeto com investimento baixo e rápido prazo de retorno do capital investido. Além de aumentar a capilaridade da rede e fazer as vendas de calçados infantis crescerem, o intuito é fazer com que a Bibi se torne uma marca global de desejo.  

“Nossos estudos mostram que temos potencial de abertura dos quiosques em diferentes estados brasileiros, em locais diversificados, como shopping centers, centros comerciais, supermercados e locais que contam com alto fluxo de pessoas diariamente. O grande diferencial é que esse modelo de negócio será utilizado em nossa estratégia para darmos sequência à expansão no mercado internacional. Temos interesse, por exemplo, de abrir unidades em diferentes países, com o Peru, a Romênia e, inclusive, a China”, relata a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch. 

Além de investir em um novo modelo de negócio, a Bibi também foca suas ações no canal de e-commerce. E pela primeira vez, a ABF fez um levantamento com as franquias a respeito de sua estratégia de e-commerce. O resultado foi que 61,1% delas afirmaram que utilizam as vendas online como canal (esse montante em 2018 era de 42,3%), sendo que em 48,1% delas os franqueados participam (contra 30,1% em 2018). Seguindo esta onda, a rede de calçados infantis conta com um canal de e-commerce no Brasil, que atua em parceria com as lojas franqueadas da rede.   

“Temos um projeto chamado ‘Clique e Retire’. Dessa forma, os clientes podem comprar os modelos que desejam pelo e-commerce e retirar na loja mais próxima. A rede também investe no conceito de Prateleira Infinita, ou seja, quando a loja não tem a numeração ou cor disponível que o consumidor deseja, a compra pode ser efetuada por meio do e-commerce. O cliente escolhe se retira o produto na loja ou se recebe em casa. E para nos tornarmos uma marca global de desejo, além das multimarcas e lojas, também apostamos em operações de e-commerce internacional”, revela a presidente.  

Em 2019, a Bibi completa 70 anos de atuação e vai continuar investindo constantemente em inovação, que é uma premissa básica e que está no DNA da empresa. Dessa forma, a expectativa de crescimento na rede de franquias é de 20%, e na indústria também de 20%. Hoje, a marca conta com 112 unidades, sendo quatro delas internacionais: três em Lima, no Peru, e uma em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Além disso, a rede conta com um canal de e-commerce, está presente em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas e exporta os produtos para mais de 70 países. 

Ficha Técnica da Franquia:

Ano de fundação: 1949 

Início da operação da franquia: 2008 

Número de unidades: 112 lojas (1 e-commerce, 4 internacionais e 20 próprias) 

Número de fábricas: 2 ( Parobé, no Rio Grande do Sul, e Cruz das Almas, na Bahia) 

Investimento total (já incluindo taxa de franquia, showroom e capital de giro): Loja padrão R$ 580 mil / Loja fit R$ 380 mil / Quiosque Bibi Express R$ 160 mil 

Taxa de Franquia: Loja padrão R$ 50 mil / Loja fit R$ 40 mil / Quiosque R$ 15 mil 

Capital de Giro: Loja padrão R$ 130 mil / Loja fit R$ 110 mil / Quiosque R$ 50 mil 

Faturamento médio mensal: Loja padrão de R$ 100 mil a R$ 160 mil / Loja fit de R$ 70 mil a R$ 100 mil / Quiosque R$ 50 mil

Lucro médio mensal: de 12% a 15% para ambos os projetos 

Prazo de retorno: 36 meses / Quiosque 24 meses 

Royalties: 6% 

Taxa de Publicidade: Não cobra 

Tamanho da loja: de 30m² a 40m² / Quiosque 6m² e 9m² 

Número de funcionários: 5 

Prazo de Contrato: 5 anos 

Telefone: (51) 3512-3344 

Site: www.bibi.com  

Sobre a Calçados Bibi 

Fundada em 1949, a Calçados Bibi é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 100 lojas. A marca de calçados infantis é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do trabalho que desenvolve com os calçados fisiológicos e no emprego de tecnologia da palmilha Fisioflex Bibi – que proporciona a sensação de andar descalço no seu público-alvo: as crianças. A empresa é ainda a única calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.