This site is part of Informa PLC

This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 3099067.

Informa logo

10 vantagens comprovadas de se abrir uma franquia

BRZ23ABF-10 vantagens

As vantagens de abrir uma franquia ao invés de investir em um negócio do zero, de cara é que justamente você não começa do zero.

Isso porque a marca já existe, e o modelo de negócio já foi testado e aprimorado com o tempo.

Para trazer as vantagens mais relevantes, conversamos com a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili.

Ela apontou 10 vantagens comprovadas desse tipo de investimento:

1 – Expansão

Na avaliação da consultora, a expansão através das franquias é feita de forma mais ágil, pois os modelos são prontos e as franqueadoras   estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da presença nos variados territórios, o que facilita na hora da decisão pela expansão.


2 – Marca

Ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação  do negócio, que naturalmente acaba ficando conhecido perante o público também através da presença nas cidades com ganho de escala.


3 – Contrato

Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões do acordo.


Isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para franquia continuar a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio.


4 – Gestão

Antes de abrir as portas da sua franquia você passará por um treinamento de gestão da sua unidade.


A franqueadora te ensinará todo o necessário para o controle do negócio.


Além disso, mesmo após a abertura a marca continuará a acompanhar seus resultados e recomendando ações se for preciso.


5 – Fornecedores

Além da vantagem na hora de negociar, as franquias pesquisam muito sobre quem fornece os produtos para suas unidades.


Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias.


6 – Criatividade

Lançar novos produtos não é uma dificuldade no franchising, pois as redes franqueadoras realizam pesquisas de mercado antes do lançamento do serviço ou produto proposto, garantindo assim que aceitação junto ao público aconteça.


Há, também, uma constante busca por inovação e criação de novas soluções por parte das redes de franquias.


7 – Padronização

É muito mais simples manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado, não é mesmo?


Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para conhecer a operação na ponta e entender como é o padrão adotado pela marca e que será aplicado também na sua franquia.


8 – Negociação

A franquia irá negociar com fornecedores por preços mais baixos, já que a compra é voltada à todas as unidades da rede.


Com isso, há ganho de poder de negociação e maior barganha na hora de faturar.

9 – Suporte

Ao abrir uma franquia, você poderá contar com todo o suporte necessário na vida empreendedora como, por exemplo, orientação em temas como contabilidade, jurídico, tributário, etc.


Para a consultora, isso evita que os franqueados tenham problemas por desconhecimento, além de os livrar de preocupações burocráticas, fazendo sobrar mais tempo para buscar o melhor resultado para o seu negócio.


10 – Coletividade

O crescimento da marca como um todo é o seu crescimento também. Se a franquia cresce, você cresce junto.


O franchising é um mercado bastante colaborativo em que o sistema trabalha para o crescimento orgânico de toda a cadeia envolvida.