
As vantagens de abrir uma franquia ao invés de investir em um negócio do zero, de cara é que justamente você não começa do zero.
Isso porque a marca já existe, e o modelo de negócio já foi testado e aprimorado com o tempo.
Para trazer as vantagens mais relevantes, conversamos com a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili.
Ela apontou 10 vantagens comprovadas desse tipo de investimento:
1 – Expansão
Na avaliação da consultora, a expansão através das franquias é feita de forma mais ágil, pois os modelos são prontos e as franqueadoras estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da presença nos variados territórios, o que facilita na hora da decisão pela expansão. |
2 – Marca
Ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação do negócio, que naturalmente acaba ficando conhecido perante o público também através da presença nas cidades com ganho de escala. |
3 – Contrato
Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões do acordo. |
Isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para franquia continuar a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio. |
4 – Gestão
Antes de abrir as portas da sua franquia você passará por um treinamento de gestão da sua unidade. |
A franqueadora te ensinará todo o necessário para o controle do negócio. |
Além disso, mesmo após a abertura a marca continuará a acompanhar seus resultados e recomendando ações se for preciso. |
5 – Fornecedores
Além da vantagem na hora de negociar, as franquias pesquisam muito sobre quem fornece os produtos para suas unidades. |
Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias. |
6 – Criatividade
Lançar novos produtos não é uma dificuldade no franchising, pois as redes franqueadoras realizam pesquisas de mercado antes do lançamento do serviço ou produto proposto, garantindo assim que aceitação junto ao público aconteça. |
Há, também, uma constante busca por inovação e criação de novas soluções por parte das redes de franquias. |
7 – Padronização
É muito mais simples manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado, não é mesmo? |
Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para conhecer a operação na ponta e entender como é o padrão adotado pela marca e que será aplicado também na sua franquia. |
8 – Negociação
A franquia irá negociar com fornecedores por preços mais baixos, já que a compra é voltada à todas as unidades da rede. |
Com isso, há ganho de poder de negociação e maior barganha na hora de faturar. |
9 – Suporte
Ao abrir uma franquia, você poderá contar com todo o suporte necessário na vida empreendedora como, por exemplo, orientação em temas como contabilidade, jurídico, tributário, etc. |
Para a consultora, isso evita que os franqueados tenham problemas por desconhecimento, além de os livrar de preocupações burocráticas, fazendo sobrar mais tempo para buscar o melhor resultado para o seu negócio. |
10 – Coletividade
O crescimento da marca como um todo é o seu crescimento também. Se a franquia cresce, você cresce junto. |
O franchising é um mercado bastante colaborativo em que o sistema trabalha para o crescimento orgânico de toda a cadeia envolvida. |