Na ABF Franchising Expo 2025, microfranquias consagradas e novas atraem futuros franqueados
Há opções que vão de R$ 6,7 mil a R$ 135 mil, em diferentes segmentos de atuação
Para quem sonha em empreender com segurança e menor investimento inicial, o Espaço de Microfranquias da ABF Franchising Expo 2025 é parada obrigatória. Reunindo marcas consagradas e estreantes do mercado, o ambiente oferece oportunidades de negócio a partir de valores acessíveis, com opções que chegam até R$ 135 mil. Ideal para quem busca abrir o próprio negócio com apoio de redes já estruturadas, o espaço também facilita o contato direto com franqueadores, permitindo que futuros empreendedores tirem dúvidas, comparem modelos e escolham o formato que melhor se encaixa ao seu perfil. O evento é realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo capital.
Uma das redes estreantes tanto no evento quanto no Espaço de Microfranquias é a Bee Delivery, uma plataforma de logística Last Mile, ou seja, uma empresa que faz a entrega da última milha, de forma rápida, em até 60 minutos. Comandada pelo CEO Thiago Tupinambá, a marca com está presente em mais de 25 estados brasileiros e 109 cidades. O valor para quem deseja investir na franquia do segmento de Serviços e Outros Negócios parte de R$ 15 mil. Durante a iniciativa, a marca tem recebido interessados no negócio, geralmente homens, de 40 a 45 anos.
“Essa é a primeira vez que estamos expondo na ABF Franchising Expo. A feira é muito grande e reconhecida. Avaliamos que os leads já são bem qualificados, com pessoas que estão de fato procurando uma microfranquia para investir. Grande parte dos interessados visitou nosso site, conheceu um pouco da rede e vem aqui com algumas perguntas muito específicas, o que agiliza bem esse processo. Os candidatos, em sua maioria homens, geralmente já tem um negócio de delivery na cidade onde atuam. Estamos recebendo muitos visitantes do interior de São Paulo, porque, como se sabe, o delivery é uma dor do negócio, então eles querem usar o nosso sistema para ajudar outras empresas e fazer com que o seu negócio efetue entregas com mais eficiência”, explica Thiago Tupinambá.
Outra marca que está no Espaço de Microfranquias é a Nutty Bavarian. Reconhecida nacionalmente pelo aroma inconfundível e suas castanhas glaceadas artesanais, a rede apresenta um novo modelo de quiosque, com 15 m² e cardápio ampliado, incluindo bebidas quentes como café e cappuccino, além de opções geladas como sorvete, frozen e iced coffee. O novo espaço contará ainda com uma pequena área de seating, com capacidade para até seis pessoas, proporcionando mais conforto e experiência ao consumidor. Hoje, o investimento inicial é de R$ 119 mil e a marca conta com 165 operações no Brasil.
Para o COO, André Novaes Farias, a participação na feira é interessante, pois auxilia os visitantes no processo de busca pelo modelo de microfranquia, já que as marcas estão reunidas em um espaço com este perfil. “Este modelo tem uma boa adesão de público. E algo que ressaltamos com os interessados é que apesar de ser um quiosque, no formato de microfranquia, isso não quer dizer que, no caso da Nutty Bavarian, será um micro faturamento. A média da rede é de R$ 42 mil no faturamento mensal, mas temos cases de lojas que passam de R$ 200 mil. Então, nesse contato próximo com o público, temos a oportunidade de desmistificar essa questão”, ressalta.
Veterana nas edições da maior feira de franquias do mundo, a TZ Viagens marca presença mais uma vez no Espaço de Microfranquias do evento. A rede de agências de turismo com mais de 300 operações em território nacional é comandada pelo fundados e CEO, Paulo Manuel. Neste ano, a marca espera ter o mesmo êxito das edições anteriores, que geraram visibilidade e novos negócios. A expectativa é atrair interessados em ingressar no setor de turismo com um modelo já consolidado, alinhado às demandas do mercado atual e com potencial de expansão em todas as regiões do país. Com investimento inicial de R$ 6,75 mil, o modelo de negócio se torna atrativo tanto para quem deseja um valor menor para abrir uma franquia, quanto para quem busca atuar com o segmento de turismo.
“Vejo que estamos em um momento de certa incerteza no mercado, o que tende a atrair muitos candidatos interessados em abrir uma franquia, pois muitas pessoas estão buscando mudar de atividade. Há uma transformação em curso, impulsionada por diversos fatores, incluindo a atividade econômica. Acredito que, como franqueadores, precisamos estar mais preparados do que nunca para compreender essa mudança no perfil dos candidatos que buscam o franchising. É fundamental que todos nós, franqueadores, tenhamos uma boa assertividade na seleção e na gestão das expectativas. Estamos em uma fase de mudança significativa, com a inteligência artificial impactando os negócios. Estamos entrando em uma fase de transformação acelerada, que exige muito dos franqueadores, inclusive em termos de incorporar a tecnologia adequada ao negócio. Tudo isso influencia na decisão final dos candidatos”, exalta Paulo Manuel.
Ponto de vista dos visitantes
Para Éber Martins Jacob Milox, que visitou a ABF Franchising Expo pela primeira vez, o Espaço de Microfranquias foi uma grata surpresa. "Não cheguei procurando uma franquia, mas me interessei após visitar o ambiente. Coincidentemente, conheci um contador com uma área de atuação semelhante à minha, o que me levou a considerar a possibilidade de investir", conta. Já empreendedor, Éber buscava um modelo de negócio que complementasse sua atividade principal. "Me chamou a atenção uma microfranquia na área de licitações, que permite exatamente essa integração com o que já faço. Achei a proposta bastante interessante", afirma. Ele também destaca a faixa de investimento como um ponto positivo do espaço. "Para quem não dispõe de muito capital inicial, é uma alternativa viável. É uma boa solução para quem deseja começar com segurança e menor risco", avalia.
Já a advogada Cátia Abril Bueno, de 36 anos, visitou a ABF Franchising Expo pela segunda vez e se mostrou especialmente interessada nas oportunidades oferecidas no formato de microfranquias. “Considero o espaço bastante interessante. Ele apresenta opções de investimento mais acessíveis, o que está alinhado ao modelo de negócio que estamos avaliando”, comenta. Com foco em empreendimentos no setor de serviços, Cátia destaca a qualidade das marcas presentes na feira. “As marcas são ótimas, muito boas. É um ambiente que realmente abre horizontes e proporciona conhecimento para quem está buscando empreender”, afirma. Ela recomenda a visita para quem deseja iniciar um negócio próprio. “A variedade de serviços e as palestras disponíveis são um diferencial. Para quem está planejando investir, acredito que este é um ótimo lugar para começar”, conclui.