Instituto Visão Solidária: franquia que nasceu no Centro-Oeste se destaca por expansão dentro da região
Franquia de óticas acessíveis, o IVS nasceu em Cuiabá/ MT e se tornou um dos maiores cases de expansão regional do franchising brasileiro
No cenário das franquias brasileiras, o protagonismo das regiões Sudeste e Sul sempre foi marcante. No entanto, o Centro-Oeste vem despontando com força surpreendente. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias cresceu 17,1% na região Centro-Oeste no primeiro semestre de 2024. Juntas, as redes de franquias da região faturaram mais de R$ 24,8 bilhões.
Este crescimento vem acompanhado de um movimento consistente das franquias, com foco não apenas nas capitais, mas também em cidades de médio porte. Com sua localização estratégica, excelente infraestrutura logística e um mercado consumidor em ascensão, o Centro-Oeste se consolida como terreno fértil para o franchising.
Esse ambiente dinâmico tem revelado redes inovadoras que nascem e se expandem regionalmente antes de alcançar projeção nacional. É nesse contexto que surge o Instituto Visão Solidária (IVS), uma rede de franquias de óticas acessíveis que nasceu longe do eixo Rio-SP, mas que, a partir do Centro-Oeste, mostrou ao Brasil que inovação e crescimento também nascem fora dos grandes centros.
Franquia nascida no Centro-Oeste brasileiro
Criado em 2015 por Tony Cozendey, o Instituto Visão Solidária nasceu com o propósito de democratizar a compra de óculos no Brasil. A ideia surgiu após anos de vivência de Tony no mercado óptico.
A primeira loja física foi inaugurada em 2018, em Cuiabá (MT), coração do Centro-Oeste e onde está localizada a franqueadora. A partir dali a expansão seguiu o chamado modelo de “expansão espiral”, consolidando presença inicialmente em cidades próximas e, posteriormente, avançando para outros estados brasileiros, principalmente dentro do Centro-Oeste. A proposta inovadora e o foco em acessibilidade fizeram da rede um sucesso.
Atualmente, o IVS contabiliza 174 unidades comercializadas em 24 estados do país. Somente na região Centro-Oeste, composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, a rede possui 34 unidades.
“A região Centro-Oeste tem um potencial enorme de expansão, e isso se comprova pelo fato de ser hoje a segunda região com mais unidades do Instituto Visão Solidária no Brasil, ficando atrás apenas da região Sul”, afirma Tony, CEO e fundador do IVS.
Apenas em 2024, a rede cresceu 330% e alcançou um faturamento de R$ 55 milhões. A projeção para 2025 é fechar o ano com 200 unidades vendidas — números que consolidam o IVS como uma das franquias de maior crescimento fora do eixo tradicional do franchising brasileiro.
Marcando presença em Goiás, líder do Centro-Oeste
Dentro desse cenário de crescimento no Centro-Oeste, Goiás tem papel de destaque. Segundo levantamento recente, entre as 30 maiores cidades por faturamento no setor de franquias, Goiânia lidera o ranking, com crescimento de 25,59% e um faturamento de R$ 1,745 bilhão no primeiro semestre de 2024. Isso reforça o potencial do estado como polo de atração para novas marcas e investimentos. O IVS, que nasceu no estado vizinho do Mato Grosso, rapidamente estendeu sua atuação a Goiás. Atualmente, a rede conta com 7 unidades presentes no estado.
A trajetória do Instituto Visão Solidária reforça que inovação, acessibilidade e visão estratégica podem surgir fora dos grandes centros tradicionais. Ao nascer no Centro-Oeste e crescer de forma orgânica, consolidando-se primeiro na própria região antes de conquistar o restante do Brasil, o IVS prova que é possível criar um modelo de negócio sólido e escalável com raízes regionais fortes e propósito bem definido.
“Temos um vínculo muito forte com essa região, pois foi onde o IVS nasceu, então enxergamos nela não só um mercado estratégico, mas também parte da nossa identidade e trajetória. Seguimos investindo constantemente no crescimento da rede no Centro-Oeste, pois acreditamos que há muita demanda por soluções acessíveis e de qualidade no setor óptico, especialmente em cidades de médio porte e em expansão. É uma região com um público cada vez mais consciente da importância da saúde visual e aberto a um modelo de negócio inovador como o nosso”, finaliza Tony.
ABF Franchising Expo 2025
O Instituto Visão Solidária (IVS) participa pelo primeiro ano da edição 2025 da Expo Franchising ABF, um dos maiores eventos de franquias da América Latina, que ocorrerá entre os dias 25 a 28 de junho, em São Paulo. De acordo com Tony, o IVS está preparando uma participação marcante no evento.
“Nosso estande foi idealizado para ser imponente, moderno e cheio de significado, queremos que ele traduza, à primeira vista, a força do nosso propósito. Como grande diferencial, vamos promover palestras com distribuição de brindes, criando um ambiente de conexão com o público. A ideia é surpreender, inspirar e compartilhar conteúdo relevante de forma criativa e envolvente”.
Ainda segundo o empresário, o objetivo da rede é mostrar que é possível fazer diferente, unir impacto social a uma operação rentável e convidar novos franqueados a empreenderem com propósito ao lado da marca. Além de oferecer condições especiais para novos franqueados.
Sobre o Instituto Visão Solidária
O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física e investimento inicial a partir de R$ 195 mil, com prazo de retorno estimado entre 13 a 18 meses. www.institutovisaosolidaria.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito - (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Victória Oliveira – (17) 99171-1771 - atendimento@fatoseideias.com.br