Havanna apresenta nova franquia de Heladeria na ABF 2025
São Paulo, 18 de junho de 2025 – A Havanna, marca argentina referência em doce de leite e alfajores, apresentará o novo modelo de franquia de Heladerias Argentinas Havanna na 32ª ABF Franchising Expo 2025. A maior feira de franquias do mundo promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) acontece de 25 a 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesta edição da feira de negócios, a rede Havanna também disponibilizará os modelos de franquias Tradicional e Espresso, já estabelecidos no mercado desde 2006.
As Heladerias Argentinas Havanna são sorveterias artesanais com DNA argentino da marca. A expansão para o segmento de sorvetes premium vem após o sucesso da linha de sorvetes de pote da marca no varejo brasileiro, presente nas principais redes de supermercados do sudeste.
Com exclusividade no segmento de sorvetes, a primeira Heladeria Havanna abriu em maio, em Porto Alegre (RS), marcando um novo ciclo de expansão no país e já apresentou um número expressivo de vendas. A Havanna comercializou 110 unidades em menos de seis meses da data do lançamento oficial. Neste mês de junho, a rede abrirá seis novas lojas, localizadas no estado de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), sendo três delas na maior rede de shopping center do país – Multiplan.
Até dezembro deste ano, mais 60 lojas serão inauguradas. A expectativa de expansão da rede por meio do novo formato é atingir 400 novas unidades até 2027.
O modelo de franquias inclui desde quiosques compactos até lojas completas com espaço para consumo. O investimento inicial é de R$ 320 mil, com retorno estimado entre 15 e 18 meses e lucratividade média de 18%.
Os clientes poderão desfrutar de sabores artesanais exclusivos, com textura cremosa, sabores autênticos da marca, preparados com o famoso doce de leite Havanna e outros ingredientes premium. O cardápio de lançamento conta com 14 sabores, como Dulce de Leche com lascas de chocolate, pistache com Dulce de Leche, Tres Leches, chocolate Belga com Dulce de Leche, frutas vermelhas, napolitano e o inédito Mar Del Plata, sabor criado a partir do sal marinho, alfajor recém-lançado pela marca e que teve sua aposta como sabor de Panettone no último Natal, sucesso entre os consumidores.
Franquias de Cafeteria Tradicional e Espresso
A franquia de Cafeteria Tradicional é o modelo mais estabelecido na rede, com infraestrutura e portfólio completo de produtos Havanna. São duas versões: quiosque a partir de R$ 340 mil e loja a partir de R$ 420 mil. A lucratividade estimada é de 20 a 23%, com retorno de investimento de 16 a 23 meses.
Já a Cafeteria Espresso é um formato dinâmico e moderno, com cardápio reduzido e itens para consumo rápido no modelo take way. Este modelo tem investimento atrativo a partir de R$ 180 mil, lucratividade de 25 a 27% e retorno de investimento de 16 a 18 meses.
Diferenciais da rede
A Havanna oferece aos franqueados uma série de diferenciais, incluindo análise de viabilidade do ponto comercial, projeto arquitetônico personalizado, suporte operacional com gestor de operações e time de consultores por região, assessoria de marketing tanto para campanhas nacionais quanto locais, consultoria de campo, software de gestão, treinamento e capacitação dos colaboradores e programa fidelidade.
“A ABF é a maior feira de franchising do Brasil e atrai investidores interessados em negócios que acompanham as principais tendências do mercado. Apresentaremos nosso novo modelo de Heladeria, que já está operando desde maio com resultados surpreendentes, e os já estabelecidos Tradicional e Espresso, para seguir crescendo nas regiões estratégicas do Brasil”, destaca Adriana Villela, diretora de Expansão da Havanna Brasil.
A Havanna desembarcou em 2006 no Brasil, e segue formato de expansão principalmente por meio de franquias. No mundo, 2500 pontos de venda estão espalhados por 12 países, entre eles Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos e Peru.
Formatos de negócios Havanna:
Raio-x Franquia Heladeria
Metragem: A partir de 12m² (operação não possui área de mesas); Investimento: A partir de 320 mil; Royalties: 5% do faturamento bruto; Fundo de propaganda: 1% do faturamento bruto; Lucratividade: de até 18%; Retorno de investimento: 15 a 18 meses
Raio-x Franquia Cafeteria Tradicional Loja
Metragem: A partir de 25m² + área de mesas; Investimento: A partir de R$ 340 mil; Royalties: 5% do faturamento bruto; Fundo de propaganda: de 2% do faturamento bruto; Lucratividade: de 20% a 23%; Retorno de investimento: 16 a 23 meses
Raio-x Franquia Cafeteria Espresso
Metragem: A partir de 8m² (operação não possui área de mesas); Investimento: A partir de R$ 180 mil; Royalties: 4% do faturamento bruto; Fundo de Propaganda: 1% do faturamento bruto; Lucratividade: 25 a 27%; Retorno de investimento: 14 a 18 meses
Serviço 32ª ABF Franchising Expo
Data: 25 a 28 de junho de 2025
Local: Expo Center Norte (Pavilhões Branco e Verde). Rua José Bernardo Pinto, nº 333, Vila Guilherme, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: 25 a 27/6 de 13h às 21h e 28/6 de 11h30 às 18h30
Estande Havanna: I051
Sobre a Havanna
Fundada em 1939 na Argentina, como uma fábrica de alfajores, a Havanna é uma rede de cafeteria referência em iguarias argentinas. Reconhecida por seu doce de leite e alfajores, a empresa está presente em 2500 pontos de venda em 12 países. Desde 2006 no Brasil, a rede conta com mais de 200 unidades em operação, sendo a maior parte em modelo de franquia. Além dos produtos heroes, a marca trabalha com salgados, doces, cafés, tabletes, ovos de Páscoa, panetones, e os deliciosos Havannets, cones recheados de doce de leite. A Havanna tem como missão ofertar conforto, acessibilidade, inovação e sabores que sejam fiéis aos seus principais pilares: alfajor, doce de leite e Argentina.
Saiba mais:
Site: www.havanna.com.br
Facebook: www.facebook.com/havannabrasiloficial
Instagram: www.instagram.com/havannabr
TikTok: www.tiktok.com/@havannabr
Informações para a imprensa:
Ink Comunicação – Fone: (11) 3817-2131
Armando Yamada – armando.yamada@inkcomunicacao.com.br
Camilla Medeiros – camilla.medeiros@inkcomunicacao.com.br (11) 98751-5521
Victoria Vinhal – victoria.vinhal@inkcomunicacao.com.br (11) 97778-0575