This site is part of Informa PLC

This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 3099067.

Informa logo

Franquia Lavateria apresenta novo modelo de negócio na ABF Franchising Expo 2025

Rede aposta em expansão com formato compacto e alto potencial de retorno para novos franqueados


A Lavateria, rede de lavanderias autosserviço, participa pelo segundo ano consecutivo da edição 2025 da Expo Franchising ABF, um dos maiores eventos de franquias da América Latina, com uma grande novidade: o lançamento de um novo modelo de negócio mais compacto e acessível, voltado a empreendedores que buscam investir no setor de serviços com baixo custo operacional e rápida escalabilidade.


 O novo formato, chamado “Trailer”, contará com um trailer móvel de três conjuntos de máquinas de lavar e secar, que permite o franqueado mudar o local para eventos itinerantes ou estar em lugares diferentes nos dias da semana sem ficar preso a um ponto físico. O novo formato poderá ser visto no próprio estande da Lavateria durante os quatro dias de exposição.


 Leandro Silva, fundador e CEO da Lavateria explica que a diferença do modelo hoje comercializado é que o franqueado não precisa de um ponto físico. “O novo modelo possui caixas de água, onde é necessário apenas uma fonte de energia elétrica para funcionar. O valor do investimento é exatamente o mesmo do nosso modelo tradicional de 3 conjuntos. No entanto, esse novo formato mantém os diferenciais da marca: tecnologia de ponta, operação simplificada e experiência de excelência ao cliente”, diz.


 O novo negócio solicita investimento inicial total de R$ 157.950,00 (sendo R$ 30 mil de taxa de franquia + R$ 20 mil de capital de giro + a partir de R$ 107.950,00 de instalação e equipamentos). O faturamento mensal é bem atrativo e gira em média R$ 37 mil, com lucro líquido de R$ 11 mil. O prazo de retorno é estimado em 14 meses.


 “A ABF Expo é uma vitrine estratégica para apresentar ao mercado um modelo que democratiza o acesso ao nosso negócio. Queremos mostrar que é possível empreender com eficiência, lucratividade e sem complicações operacionais”, afirma Silva.


 Crescimento e oportunidades


 A Lavateria já conta com mais de 500 unidades em operação, presente em todos os estados, e projeta fechar 2025 com 580 unidades comercializadas, impulsionada justamente pela nova versão da franquia. O modelo Trailer é ideal tanto para cidades menores quanto para bairros urbanos com alta densidade populacional, proporcionando flexibilidade para o franqueado escolher o melhor local para colocar seu novo negócio, de forma itinerante.


 De acordo com dados da ABF, o segmento de Limpeza e Conservação registrou crescimento de 11,8% em 2024, reforçando a atratividade de modelos de negócio enxutos, automatizados e com forte apelo de conveniência.


 Além de apresentar a novidade ao público da feira, a Lavateria prepara condições especiais de entrada para franqueados que se cadastrarem durante o evento, que acontece entre os dias 25 a 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. O desconto será revelado apenas durante o evento para quem visitar o estande.


 Multiunidades


 Hoje, cerca de 68% dos franqueados da rede são multifranqueados. Para esse perfil, a rede oferece condições especiais como desconto na taxa de franquia e possibilidade de máquinas alugadas.


 "Optar por ter multiunidades da mesma marca de franquia é uma decisão estratégica que traz vantagens claras tanto para o investidor quanto para o crescimento da marca. Para o franqueado, a gestão de múltiplas unidades permite otimizar processos, diluir custos operacionais e potencializar o lucro, aproveitando uma estrutura já testada e aprovada. Além disso, quando você já conhece bem o modelo de negócio, a curva de aprendizado para novas unidades é muito mais rápida e eficiente. Já para a franqueadora, contar com franqueados comprometidos em expandir dentro da própria rede gera mais estabilidade e fortalece a presença da marca no mercado. É uma relação de ganha-ganha que acelera o crescimento com qualidade e consistência", enfatiza Silva.


 Franquia se reinventou e aumentou o faturamento


 A Lavateria sabe muito bem a necessidade de se reinventar para se manter em um mercado competitivo. De olho nas oportunidades, durante a pandemia, a empresa acelerou sua digitalização com o lançamento do modelo de autosserviço, eliminando a necessidade de atendimento humano em loja e permitindo pagamento direto por cartões e Pix. Essa automação reduziu drasticamente o custo operacional e tornou o modelo ainda mais escalável. 


 “A mudança para o modelo de autosserviço representou uma economia de até 45% no investimento inicial, quando comparado ao modelo antigo. Essa redução se dá pela eliminação de custos com mão de obra fixa e otimização de espaço, além da diminuição dos custos operacionais mensais em até 60%, garantindo maior lucratividade e eficiência para os franqueados”, relembra o CEO sobre a necessidade de sair do tradicional e seguir para o de autosserviço.


 Fundada em 2016, a Lavateria nasceu com a proposta de modernizar o serviço de lavanderia no Brasil, aliando tecnologia e sustentabilidade. A marca oferece um modelo de franquia inteligente, com processos otimizados, suporte completo ao franqueado e soluções que acompanham as novas demandas do consumidor. Em 2024, se destacou entre as 50 maiores franquias do Brasil com mais de 500 unidades presentes no Brasil e em Portugal.



Serviço:

ABF Franchising Expo


 Data: 25 a 28 de junho

Onde: Expo Center Norte

Ingressos:www.abfexpo.com.br

Estande Lavateria: A092 e F100 


 

Sobre a Lavateria 

Fundada em 2016 em São José do Rio Preto/ SP, a Lavateria é uma rede de franquias de lavanderias automáticas que se destaca pela inovação e praticidade no segmento de limpeza e conservação. A Lavateria traz o conceito de lavagem e secagem de roupas self-service, onde os clientes podem utilizar máquinas de última geração para limpeza de roupas. A empresa iniciou expansão pelo franchising em 2020 e, em 2024, se destacou entre as 50 maiores franquias do Brasil com mais de 500 unidades presentes no Brasil e em Portugal. O investimento inicial é de R$ 157.950,00, além de retorno previsto em 14 meses. https://lavateria.com/


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – elaine@fatoseideias.com