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FarMelhor apresenta piloto de microfranquia com vending machines na ABF Franchising Expo 2025

Rede farmacêutica testa novo formato de conveniência e projeta fechar o ano com mais de 500 operações no país 


A FarMelhor, uma das principais redes de farmácias do Brasil, marca presença pela quarta vez consecutiva na ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do país, que acontece de 25 a 28 de junho de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os destaques da participação da marca neste ano está a apresentação de um projeto piloto de vending machines, que visa se tornar um modelo de microfranquia, trazendo conveniência e inovação ao varejo farmacêutico. 

A aposta em vending machines surge como resposta ao crescimento da demanda por soluções práticas e acessíveis. Atualmente, 28,9% do faturamento (R$ 63,7bi) das farmácias e drogarias no Brasil vem de produtos não medicamentosos, segundo dados da IQVIA (Mat12/2024). “Estamos acompanhando de perto as transformações do setor. Esse novo modelo tem grande potencial para ampliar nossa presença em locais de alto fluxo e gerar oportunidades a novos franqueados”, afirma Renan Reis, CEO da FarMelhor. 

Como a legislação brasileira ainda não permite a comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em vending machines, a FarMelhor oferecerá, nesses equipamentos, um mix diverso de produtos como itens de higiene, primeiros socorros, vitaminas, beleza, cosméticos e conveniência — respeitando a legislação vigente no Brasil. 

As operações piloto serão testadas inicialmente pela franqueadora, e dentro de poucos meses o novo modelo será disponibilizado no formato de microfranquia, com potencial de instalação em locais como hospitais, aeroportos, arenas esportivas, estações de metrô e trens, clubes, condomínios, residenciais e comerciais, e em faculdades. O mix de produtos de cada operação é definido através de análises mercadológicas e geolocalização, realizadas por tecnologia de inteligência da rede, e pesquisa do perfil de consumo local; para a precificação dos produtos, também é usado um sistema de inteligência, que mostra e sugere os preços praticados em cada microrregião. O franqueado é responsável pela reposição dos itens, que são adquiridos nos fornecedores homologados. 

Além da venda de produtos, as vending machines da FarMelhor contarão com uma tela interativa lateral, voltada à exibição de anúncios dos produtos que serão comercializados na máquina — uma solução de retail mídia que permitirá geração de receita adicional.  

“O modelo tem atratividade por ter um investimento mais acessível, baixa complexidade operacional e permitir unidades em múltiplos pontos, aumentando a escalabilidade do negócio. Acreditamos que isso amplia o leque de investidores interessados em atuar no segmento de farmácias”, explica Fernando Duarte, diretor de expansão da FarMelhor. 


Expansão constante 

A FarMelhor segue em expansão em 2025 e projeta encerrar o ano com mais de 500 operações, entre unidades ativas e em fase de implantação. Hoje, a rede conta com 450 operações e espera concretizar pelo menos mais 50 novos contratos até dezembro deste ano. 

Além da aposta em microfranquias, a rede também vem ampliando sua atuação em locais estratégicos como atacarejos, rodovias e aeroportos. Um exemplo é a presença da FarMelhor em grandes redes como o Assaí, além de negociações avançadas com outros players nacionais e regionais no Norte e Nordeste. 

Em situações em que não há espaço físico disponível dentro dos complexos, a solução encontrada pela rede tem sido o uso de lojas em contêineres. A primeira unidade nesse formato será inaugurada em breve no complexo Lago Azul, às margens da Rodovia dos Bandeirantes (SP), km 58 — um centro comercial que reúne diversas franquias. Operada pela franqueadora, a loja funcionará como um laboratório para validar o modelo antes de oferecê-lo aos franqueados. 

Nos aeroportos, a FarMelhor já soma nove unidades em operação, em terminais como Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Viracopos (SP) e Curitiba (PR), e pretende intensificar a expansão em locais como atacarejos, rodovias e aeroportos. 

“O consumidor está buscando cada vez mais conveniência em suas compras. Estamos constantemente avaliando formatos e localizações que facilitem o acesso do consumidor aos nossos produtos e serviços, pois isso potencializa a nossa estratégia de crescimento e a do franqueado”, completa Duarte. 



Informações para imprensa: 


Marcia Fonseca 

Content.PR/MD 

Marcia.f@md.com.br 

(11) 96378 0821