This site is part of Informa PLC

This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 3099067.

Informa logo

Cultura Inglesa anuncia plano para ampliar rede de franquias e chegar a 350 unidades e mais de 100 mil alunos

Disponibilidade de pontos comerciais em regiões valorizadas de São Paulo e Rio de Janeiro e diferentes formatos de franquias são dois dos principais atrativos do modelo de franchising da rede

A Cultura Inglesa participa da ABF Franchising Expo 2025, a maior feira de franquias do mundo, que acontece entre os dias 25 e 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, com a estratégia de inaugurar 300 franquias até 2030. A meta é saltar das atuais 50 para 350 unidades franqueadas, alcançando mais de 100 mil alunos no período.

A estratégia de expansão é baseada em um estudo aprofundado da inteligência de mercado da rede, em parceria com a plataforma de geointeligência Nology, que mapeou mais de 300 oportunidades para abertura de unidades em todo o país. 

Presente atualmente em sete estados e no Distrito Federal, a rede já abriu oito novas unidades desde outubro de 2024 e tem outras cinco em processo de implantação. Com um plano detalhado por macrorregiões, a Cultura pretende crescer em todo o estado de São Paulo, bem como avançar nos mercados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. Cidades como Palmas (TO), Manaus (AM) e Boa Vista (RR) também estão no radar da rede, com expectativa de abertura até 2026. 

“Nosso modelo está preparado para atender desde grandes centros urbanos até cidades médias com alto potencial educacional e econômico. Estamos democratizando o acesso à educação bilíngue de qualidade”, afirma Wilson Diniz, CEO da Cultura Inglesa

Ecossistema educacional e internacionalização

A expansão via franquias inclui também a oferta do ecossistema completo da Cultura Inglesa, com preparação para exames internacionais (como Cambridge e IELTS) e uma inovadora plataforma bilíngue digital para escolas.

A projeção é que essa diversificação amplie significativamente o ticket médio das unidades franqueadas e responda à crescente demanda por soluções educacionais integradas e tecnológicas. O horizonte é ainda mais amplo: com presença já consolidada, a Cultura Inglesa também mira a internacionalização do modelo, com foco inicial em nações de língua portuguesa e em comunidades brasileiras no exterior. 

A Instituição disponibiliza três formatos de franquia (P, M e G), com investimentos que partem de R$ 180 mil e faturamento anual que pode superar R$ 2,7 milhões ao ano (escolas G). Cada formato é adequado ao perfil do investidor e ao potencial de mercado da praça escolhida.

Além disso, a rede oferece um pacote completo de suporte ao franqueado, incluindo programas de formação de gestores e professores, apoio na escolha do ponto, projeto arquitetônico, consultorias de negócios e pedagógica, campanhas publicitárias padronizadas e sistema de gestão exclusivo. O objetivo é garantir que a excelência acadêmica — marca registrada da Cultura Inglesa ao longo de mais de 90 anos — seja mantida em todas as unidades.

Com estande de 84 m² em formato de ilha, a Cultura Inglesa aposta em uma experiência visual e interativa para atrair potenciais franqueados. O espaço contará com um mapa interativo das áreas disponíveis para investimento e imagens reais de unidades, além de consultores especializados para atender aos interessados


Sobre a Cultura Inglesa 

Com 90 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino do idioma inglês. Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas ao anunciar a unificação de suas operações nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

A Cultura Inglesa se destaca no setor de ensino de idiomas ao oferecer uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos disponibilizados no formato presencial e remoto, com aulas ao vivo pela internet, além de ofertar um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.


Informações para a imprensa || GBR Comunicação

Carla Falcão – carla.falcao@gbr.com.br

Guilherme Revitto – guilherme.revitto@gbr.com.br

Elaine Silva – elaine.silva@gbr.com.br