This site is part of Informa PLC

This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 3099067.

Informa logo

Cultura Inglesa anuncia plano para ampliar rede de franquias e chegar a 350 unidades e mais de 100 mil alunos

Disponibilidade de pontos comerciais em regiões valorizadas de São Paulo e Rio de Janeiro e diferentes formatos de franquias são dois dos principais atrativos do modelo de franchising da rede

A Cultura Inglesa participa da ABF Franchising Expo 2025, a maior feira de franquias do mundo, que acontece entre os dias 25 e 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, com a estratégia de inaugurar 300 franquias até 2030. A meta é saltar das atuais 50 para 350 unidades franqueadas, alcançando mais de 100 mil alunos no período.

A estratégia de expansão é baseada em um estudo aprofundado da inteligência de mercado da rede, em parceria com a plataforma de geointeligência Nology, que mapeou mais de 300 oportunidades para abertura de unidades em todo o país. 

Presente atualmente em sete estados e no Distrito Federal, a rede já abriu oito novas unidades desde outubro de 2024 e tem outras cinco em processo de implantação. Com um plano detalhado por macrorregiões, a Cultura pretende crescer em todo o estado de São Paulo, bem como avançar nos mercados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Tocantins 

“Nosso modelo está preparado para atender desde grandes centros urbanos até cidades médias com alto potencial educacional e econômico. Estamos democratizando o acesso à educação bilíngue de qualidade”, afirma Wilson Diniz, CEO da Cultura Inglesa

Ecossistema educacional e internacionalização

A expansão via franquias inclui também a oferta do ecossistema completo da Cultura Inglesa, incluindo preparação para exames internacionais (como Cambridge e IELTS) e uma inovadora plataforma bilíngue digital para escolas.

A projeção é que essa diversificação amplie significativamente o ticket médio das unidades franqueadas e responda à crescente demanda por soluções educacionais integradas e tecnológicas. O horizonte é ainda mais amplo: com presença já consolidada, a Cultura Inglesa também mira a internacionalização do modelo, com foco inicial em nações de língua portuguesa e em comunidades brasileiras no exterior. 

A Instituição disponibiliza três formatos de franquia (P, M e G), com investimentos que partem de R$ 180 mil e faturamento anual que pode superar R$ 2,7 milhões ao ano (escolas G). Cada formato é adequado ao perfil do investidor e ao potencial de mercado da praça escolhida.

Além disso, a rede oferece um pacote completo de suporte ao franqueado, incluindo programas de formação de gestores e professores, apoio na escolha do ponto, projeto arquitetônico, consultorias de negócios e pedagógica, campanhas publicitárias padronizadas e sistema de gestão exclusivo. O objetivo é garantir que a excelência acadêmica — marca registrada da Cultura Inglesa ao longo de mais de 90 anos — seja mantida em todas as unidades.

Com estande de 84 m² em formato de ilha, a Cultura Inglesa aposta em uma experiência visual e interativa para atrair potenciais franqueados. O espaço contará com um mapa interativo das áreas disponíveis para investimento e imagens reais de unidades, além de consultores especializados para atender aos interessados

Sobre a Cultura Inglesa 

Com 90 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino do idioma inglês. Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas ao anunciar a unificação de suas operações nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

A Cultura Inglesa se destaca no setor de ensino de idiomas ao oferecer uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos disponibilizados no formato presencial e remoto, com aulas ao vivo pela internet, além de ofertar um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.


Informações para a imprensa || GBR Comunicação

Carla Falcão – carla.falcao@gbr.com.br

Guilherme Revitto – guilherme.revitto@gbr.com.br

Elaine Silva – elaine.silva@gbr.com.br