Buddha Spa anuncia aquisição da rede Prana e expansão internacional na ABF Franchising Expo 2025
Localização do estande do Buddha Spa
Pavilhão Branco - C123 (estande de negócios)
Pavilhão verde K051 - estande Instituto Buddha Spa
A maior rede de spas urbanos da América Latina e uma das cinco maiores do mundo (fora do mercado chinês), o Buddha Spa participa da edição 2025 da ABF Franchising Expocom duas grandes novidades: a aquisição do Espaço Prana e o início de sua expansão internacional.
A aquisição da rede paulistana Espaço Prana, com cinco unidades em shoppings de São Paulo, foi fechada por R$ 7,5 milhões, valor que inclui a compra e o custo de conversão para o padrão Buddha Spa. As novas unidades estão localizadas nos shoppings Jardim Sul, Center Norte, Vila Olímpia, Parque da Cidade e Tamboré.
A marca tem mantido seu ritmo de crescimento de forma muito sólida e constante desde o final da pandemia. Ela saiu de 45 unidades em 2021 para 120 unidades ativas, até o momento, sendo que 22 contratos já estão assinados. Um crescimento de cerca de 210% em 3 anos e meio.
O CEO da rede, Gustavo Albanesi, explica que as unidades da Prana chegam para fortalecer o modelo de unidades híbridas, negócio iniciado em 2010 quando a marca fez sua primeira aquisição de redes. Desde então, o Buddha Spa já comprou seis redes ao longo de sua trajetória. Nesse formato, a franqueadora participa como sócia com 51% do capital, enquanto os franqueados seguem como operadores com total autonomia de gestão.
“O Buddha Spa vem olhando estratégias de crescimento e de expansão, e onde o Espaço Prana tem unidades o Buddha Spa ainda não tem. A aquisição nos permite acelerar e ocupar locais estratégicos com alto potencial de público”, afirma Albanesi. O CEO diz que quatro unidades já estão sendo negociadas com franqueados da rede e serão abertas gradualmente ao longo dos próximos meses, com previsão de conclusão em até oito meses. A quinta loja será oferecida para o mercado.
“Com essas cinco unidades, passaremos a ter sete operações híbridas. Esse modelo permite que franqueados da rede cresçam com menos investimento e que a franqueadora participe diretamente dos resultados das operações”, explica o CEO.
A meta é ser a maior rede do mundo
Gustavo Albanesi revelou que a meta da Buddha é se tornar a maior rede de spas do mundo em 10 anos. Atualmente, a Buddha já está entre as cinco maiores, excluindo a China, ficando atrás apenas de empresas norte-americanas. A maior rede mundial (Massage Envy), possui 1070 spas, e a Buddha planeja alcançá-la com sua estratégia de crescimento internacional.
Na estratégia está prevista a abertura de unidades na América Latina. “Estamos estudando as oportunidades na Argentina, Colômbia, Chile e Guatemala e a ideia é adquirir redes nesses países”, afirma Albanesi.
O empresário esclarece que a internacionalização é um esforço paralelo para fazer a rede crescer. “O Brasil ainda tem muito potencial, estimamos que ainda cabem em território nacional cerca de 500 unidades e esse é o número que queremos alcançar.”, evidencia.
Outro modelo de negócio que tem impulsionado a rede é o store in store, que tem proporcionado a abertura de unidades em redes de hotéis e academias. A marca acaba de inaugurar sua primeira unidade na rede Accor, especificamente no hotel Pullman, no bairro da Vila Olímpia (SP). São 23 operações nesse formato dentro dos hotéis Blue Tree, Pestana e Estanplaza e, agora, o Pullman.
Segundo Patrícia Siebra, gerente de expansão do Buddha Spa, a adoção do modelo store in store tem ganhado força dentro da rede e já representa uma parcela significativa das operações. “Esse formato é vantajoso tanto para franqueados quanto para os estabelecimentos parceiros. Ao investir em locais de alto fluxo, como academias e hotéis, garantimos uma operação sustentável e atrativa”, explica
Expectativa para a feira
Nesta edição da ABF a marca espera gerar cerca de 200 leads, com a conversão de aproximadamente 10 contratos. Segundo a diretora de expansão, o Buddha Spa busca oportunidades em todo Brasil, em cidades
acima de 90 mil habitantes, porém com foco no Interior de São Paulo, Centro Oeste e Nordeste.
A marca também tem planos de crescer internamente, dando oportunidades para que seus franqueados se tornem multifranqueados. Hoje, a marca conta com 21 multifranqueados, sendo que o maior tem nove unidades e está na cidade do Rio de Janeiro.
Estandes - Neste ano, o Buddha Spa marcará presença com dois estandes especiais: um voltado para o setor comercial (estande de negócios) e outro dedicado ao Instituto Buddha Spa. Neste segundo espaço, o público poderá conhecer de perto o impacto social da rede, que desenvolve ações voltadas a grupos em situação de vulnerabilidade e leva serviços de bem-estar a diversas comunidades. Para tornar a experiência ainda mais significativa, o estande do Instituto oferecerá atendimentos gratuitos de quick massagem, convidando os visitantes a vivenciarem, na prática, o propósito de cuidado e transformação da marca.
Números da Franquia
Ano de fundação - 2001
Investimento – a partir de R$ 600 mil
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Faturamento médio mensal – R$ 180 mil
Royalties: 6% do faturamento
Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Rentabilidade da franquia – de 17% a 27%
Unidades – 120 unidades ativas
Capital de giro: entre R$ 30 mil e R$ 65 mil
Taxa de publicidade – 2%
Mais informações para a imprensa com:
Ana Paula Marçal
ana.p@md.com.br