This site is part of Informa PLC

This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 3099067.

Informa logo

Água de Cheiro aposta em modelo de franquia mais acessível para impulsionar expansão

Quiosque SMART tem investimento inicial de R$ 86 mil e marca garante estrutura completa para operação em até 90 dias


São Paulo, março de 2025 – A Água de Cheiro, tradicional marca brasileira de perfumaria e cosméticos, lança o quiosque SMART, um modelo de franquia com investimento inicial de R$ 86 mil. A iniciativa visa democratizar o acesso ao empreendedorismo no setor, destacando-se como uma das opções mais competitivas do mercado e abrindo novas oportunidades de negócio para investidores, além de acelerar a expansão da empresa.

A decisão de implementar o modelo SMART surgiu da identificação de uma demanda crescente por formatos de franquias mais compactas e de menor custo. Projetado para operar em espaços de 3m² a 6m², o quiosque é ideal para instalação em shoppings, metrôs, rodoviárias, terminais de ônibus, centros comerciais e supermercados, garantindo alta visibilidade em locais de fluxo constante de consumidores alinhados ao perfil da marca.

Expansão acelerada com baixo investimento

O investimento total de R$ 86.000 cobre custos essenciais, incluindo taxa de franquia (R$ 25.000), estrutura (R$ 25.000), estoque inicial (R$ 25.000), projeto inovador (R$ 5.000) e outros itens operacionais (R$ 6.290). Essa proposta posiciona a Água de Cheiro entre as franquias de cosméticos mais acessíveis do Brasil, tornando-se atrativa para empreendedores que buscam alto retorno com menor risco financeiro. 

Com prazo médio de até 90 dias entre a adesão e o início das operações, a expectativa da empresa é expandir rapidamente sua presença pelo país. "A cidade de São Paulo foi definida como uma região prioritária para lançamento, devido ao alto potencial de mercado. Nosso objetivo é garantir que os investidores tenham uma entrada facilitada no setor de perfumaria, com um modelo compacto, ágil e rentável. Acreditamos que essa estratégia permitirá que novos empreendedores tenham acesso a um negócio estruturado e de sucesso", afirma Peterson Luiz, diretor de expansão e implantação na Água de Cheiro.

Crescimento estruturado e novas oportunidades

O mercado de franquias no Brasil registrou um crescimento de 13,8% em 2023, atingindo um faturamento de R$ 240.661 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O segmento de saúde, beleza e bem-estar cresceu 17,5%, destacando-se entre os setores. "Nosso plano é ousado, mas totalmente viável. Já temos uma base sólida de mais de 180 pontos de venda e queremos atingir 1.000 unidades nos próximos anos. Isso só será possível porque oferecemos um modelo de franquia acessível, com suporte contínuo e treinamento especializado, garantindo que nossos franqueados tenham todas as ferramentas para crescer junto com a marca", destaca o diretor de expansão e implantação.

Sobre a Água de Cheiro 

Fundada em 1976, em Belo Horizonte, a Água de Cheiro é pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria. Responsável pela criação de grandes clássicos da perfumaria brasileira, como Absinto e Água Fresca, a marca é reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. Com mais de 180 pontos de venda e mais de 400 produtos em seu portfólio, Água de Cheiro trabalha com linhas próprias e produtos de marcas licenciadas conhecidas mundialmente. Ao longo de toda a trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais de sua história.